A chancelaria chinesa disse que vai ignorar a decisão tomada nesta terça-feira (12) pelo Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia a respeito da demanda das Filipinas de explorar recursos no Mar do Sul da China.
Pequim boicotou as audiências em Haia, não reconhecendo a jurisdição do tribunal sobre a disputa. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lu Kang, perguntado sobre como a China estaria recebendo a decisão que favoreceu as Filipinas, disse, em entrevista coletiva, que seu país não tinha “nada a ver” com o tribunal.
Vários países da região, incluindo a China, o Japão, o Vietnã e as Filipinas, têm desacordos sobre as fronteiras marítimas e zonas de influência no mar do Sul da China e no mar da China Oriental. Pequim afirma que alguns desses países, como as Filipinas e o Vietnã, aproveitam o apoio de Washington para escalar a tensão na região. Tanto os EUA quanto a China realizam regularmente exercícios militares na área e regularmente se acusam mutuamente de militarizá-la.
Em janeiro de 2013, as Filipinas contestaram unilateralmente, no Tribunal Internacional do Direito do Mar, as reivindicações chinesas em relação a uma série de territórios no mar do Sul da China, mas Pequim se recusou oficialmente a abordar tais questões no âmbito jurídico internacional.
FONTE: Sputnik
É por aí mesmo…
A industria naval chinesa está a todo vapor!
Fred , o comissionamento do Type 052D não foi intencional como resposta a decisão do tribunal de “oHAIA”… afinal de contas lá eles comissionam navios quase todo santo dia mesmo !!! rsrss
Vindo de um país que não respeita os direitos humanos, os direitos de propriedade industrial e direitos de propriedade intelectual, não me surpreendo. Parece que China quer tomar um porrete das potências ocidentais. Seria até bom pra acabar de vez com o comunismo naquele país.
Já é uma tradição das potencias…A China ignorar a decisão deste tribunal europeu não é novidade alguma.
Certo ou errado, nenhuma das cinco potências com assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, quando julgaram que estas decisões iam contra seus interesses nacionais…Jamais acatou vereditos sobre direitos marítimos destes ditos tribunais “internacionais” .
A postura dos chineses sempre foi arrogante. Assim, está na cara que vão ignorar solenemente a decisão oriunda da arbitragem de Haia.
A “resposta” chinesa ao julgamento de Haia foi o comissionamento do “Yinchuan” seu 4º “Type 052D destroyer”, no mesmo dia em que o tribunal emitiu sua decisão…
Então o mar do Japão pertence ao Japão? Prefiro acreditar que é piada, fica menos feio.
Mar do sul da china? Mar do sul da china! Eis a questão.