Por Guilherme Wiltgen
Tendo em vista as últimas notícias sobre uma possível vinda de caças Gripen da Força Aérea Sueca (FLYGVAPNET), para atuarem durante os Jogos Olímpicos e Paralimpícos Rio 2016, o Defesa Aérea & Naval (DAN), buscando sempre passar as informações oficiais aos seus leitores, entrou em contato com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e abaixo, reproduzimos a resposta da Força Aérea Brasileira (FAB) na íntegra:
“O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica esclarece que não é verdade a informação sobre a vinda de caças Gripen ao Brasil, no período dos Jogos Olímpicos.
Há conversações sobre uma eventual visita das aeronaves, porém não há uma data definida para isso.
Vale esclarecer que nunca foi cogitado o uso de aeronaves da Força Aérea da Suécia no esquema de segurança do evento. A Força Aérea Brasileira (FAB) tem total capacidade de manter a soberania do espaço aéreo, não somente durante os Jogos Rio 2016, mas diuturnamente em todo o território nacional.
Por fim, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica ressalta que todos os projetos de reequipamento da FAB são realizados com total transparência e se mantém à disposição dos veículos de imprensa para a correta divulgação dos fatos.
Atenciosamente,”
NOTA do EDITOR: O Defesa Aérea & Naval agradece ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) pelo pronto atendimento das nossas demandas.
Que diferença faz?
Alguém espera que os terrorista, se atacarem, venham pilotando caças para a FAB iniciar um combate aéreo?
SE usarem algum avião será avião civil que qualquer A-1, A-4, F-5 dão conta.