A Marinha grega recebeu oficialmente seus dois últimos submarinos U-214HN, contratados há 16 anos junto ao estaleiro alemão Howaldtswerke-Deutsche Werft GmbH (HDW), atualmente parte da ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS). O presidente, Prokopis Pavlopoulos, esteve na última quinta-feira em no estaleiro Skaramangas, ao lado de Atenas, na cerimônia de hasteamento da bandeira e do batismo de dois novos navios, o HS Katsonis (S 123) e HS Mastrozos (S-122).
Com eles, a força naval grega tem atualmente onze submarinos em sua frota. São quatro U-214HN, quatro U-209/1200 e três U-209/1100.
O HS Mastrozos foi lançado em fevereiro de 2015, depois de completar quase doze anos em construção, desde março 2003 foi batida sua quilha. O HS Katsonis, cuja quilha foi batida em março de 2004, ainda não concluiu seus testes de aceitação no mar e é esperado para se juntar à frota ainda este ano, informa a Jane’s.
Os submarinos gregos U-214 foram contratados em 2000, embora inicialmente apenas a construção de três unidades, posteriormente aumentado para quatro. O primeiro navio foi construído pela HDW na Alemanha e três nos estaleiros Skaramangas Hellenic Shipyards na Grécia.
O programa sofreu inúmeros atrasos relacionados com aspectos técnicos, como a vibração inicial excessiva de sua hélice e problemas de superaquecimento do seu sistema AIP, com pagamentos em atraso, com a mudança de propriedade do estaleiro e depois de ser envolvido em acusações de corrupção, dos quais o site Infodefensa.com relatou na ocasião. A situação era tal que o TKMS anunciou em 2009 o cancelamento do contrato com dívidas de mais de 500 milhões de euros.
O U-214HN de propulsão diesel-elétrica é uma versão grega de 1.980 toneladas submersa de 65 metros de comprimento e na Grécia é conhecido como Classe Papanikolis. Entre os seus sistemas tem um radar SPHINX fornecido pela Thales Defence Deutschland. O U-214 foi concebido para exportação e é uma variante derivada do U-212, que carece de algumas das tecnologias utilizadas por este exclusivamente na marinha alemã.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Infodefensa
FOTOS: NavalToday