O LCS – Litoral Combat Ship da US Navy USS Jackson (LCS 6) completou no último 10 de junho o seu primeiro teste de choque, durante o qual 4.535 quilos de explosivos foram detonados no Oceano Atlântico.
Depois dos testes, o navio retornou ao porto de Mayport, Flórida, onde foi inspecionado por especialistas que coletaram dados das câmeras e monitores a bordo. Os dois testes de choque seguintes serão realizados com a mesma quantidade de explosivos com detonação mais próxima do navio.
Os testes de colisão são testes projetados “para demonstrar a capacidade do navio para suportar os efeitos de uma explosão subaquática nas proximidades e manter a capacidade necessária”, diz um comunicado da Marinha dos EUA (US Navy).
“Isto não é uma piada, as coisas se movem, objetos caem das anteparas”, disse o contra-almirante Brian Antonio. “Algumas coisas estão indo para quebrá-lo. Temos modelos que predizem como a eletrônica vai passar e como os compartimentos vão se mover, mas algumas coisas vão acontecer e vamos aprender muito com este teste”, disse ele.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
Este teste é muito importante no que se refere ao enfrentamento em ambiente minado… minas de fundeio com sensor magnético explodem próximo ao navio e a onda de choque pode danificá-los seriamente… pelo visto os LCSs suportam muito bem a fadiga da explosão…
Embora não existam minas navais especificamente com a mesma potência deste teste uma mina menor que venha a explodir mais próxima do casco imprime uma onda de choque de igual intensidade já que a onda obedece a uma proporção direta entre distancia e potencia.