parabéns ao DAN! Gostaria de saber de vocês se há previsão de o Brasil ficará com algum dos protótipos ou se mesmo o modelo de certificação do tandem será de propriedade da SAAB? Há alguma previsão de compromissos ( mesmo informais ) de membros do Planalto ou MD em atividades relacionadas ao projeto? Pergunto isso pois seria importante um sinal de nossa parte indicando aos Suecos que o prestígio do programa é o mesmo apesar de tudo. Um abraço
Não. As 4 aeronaves que farão a certificação do Gripen E/NG ficarão na Suécia. Não há no momento nada sobre atividades do governo quanto ao programa. Não há necessidade disso pois está tudo bem acertado.
Continuando . . . . Não gostei desta carlinga, ela foi mudada não foi ? . . . Agora parece que tem uma testa que antes não tinha. Prefiro linhas mais fluidas como as do A29, . . . . a anterior era mais bonita, harmônica, mas fluida . . . pena.
As grandes mudanças estão mesmo na fuselagem central e nas asas. A baia do trem de pouso foi deslocada para as asas para ceder espaço na fuselagem, que agora acomoda mais combustível. Salvo engano, as tomadas de ar também foram remodeladas para adequar o fluxo de ar ao novo motor.
Amigos… Um dia memorável…
A despeito de tudo que foi falado (e escrito) sobre o governo que se encerrou… seus erros e seus acertos a qual não quero discutir, mas talvez para as forças armadas e para a indústria de defesa em geral o maior legado seja a transferência de tecnologia do FX, Prosub ( pena o Prosuper não ter andado)…
Realmente espero que no futuro isso seja visto como um projeto de Estado, e não de governo, para não termos o risco de isso tudo ser jogado as favas por interesses politiqueiros…
Realmente espero que o dia de hoje represente um gigantesco passo, e que a expertise criada / desenvolvida que se representa no dia de hoje, possa ser um trampolim para o real fortalecimento da indústria de aviação militar, não só com a produção de novas unidades para a FAB ou quem sabe outros clientes, mas também como ponto de partida para talvez o desenvolvimento de novas aeronaves (treinador avançado por exemplo)…
Sempre lembro da passagem final da apresentação do Brigadeiro Venâncio Alvarenga Gomes… “Os povos sem ciência e tecnologia não passam de cortadores de lenha e carregadores de água para os mais esclarecidos”…
Parabéns ao Estado Brasileiro, parabéns a FAB, parabéns ao Brig. Saito, que lá atrás carregou o piano…
Parabéns ao DAN e seus colaboradores… que através de jornalismo sério e competente, sempre nos permite ter informação e cobertura de dias como esse com muita qualidade…
Belas fotos em fim o que era só um caça de prancheta e de papel é uma realidade, parabenizo ao DAN pela a coberturas que se deu pelo Gripen NG agora só nós resta esperar para vê-los na FAB , será um grande avanço para á nossa Força Aérea sem procedentes o salto tecnológico que tanto precisávamos para ter os nossos próprios meios operacionais futuros .
Viva á Fab e a Saab ????
Sou igual são tomé so acredito vendo…até 2019 assim espero…nosso gigante adormecido que não acorda nunca, ou acorda e volta a dormir, merece mais que 36 isso e fato! PARABENS AO DAN PELA COBERTURA…VCS SAO DEMAIS!!!!
Traz umas miniaturas na mochila e faz um sorteio! 😉 kkkkkk
Hoje foi um dia histórico para todos e para a aviação mundial. Oportunidade única o DAN estar presente e poder trazer toda a emoção deste dia para os seus leitores!
Realmente é um fato histórico para o Brasil terá um caça novo e com transferência de tecnologia, está com a faca e o queijo na mão, agora é saber tirar proveito disso para o presente e o futuro. Espero um dia ver ele um dia riscando o céu com som da sua turbina!
O ganho operacional será da água para o vinho, ou seja será um salto operacional jamais visto pela FAB e digo que a capacidade do Gripen E hoje é equivalente a caças de geração 4,5 ficando somente atrás das aeronaves 5° geração. Vejo muitas críticas ao Gripen o que acho exagero o que vai mandar em teatro de combate vai ser a doutrina, estrutura e capacidade do piloto.
Foi uma ótima escolha , agora é só esperar os primeiro chegarem ao Brasil
Muito bom… ansioso pelo first flight. Parabéns DAN !
parabéns ao DAN! Gostaria de saber de vocês se há previsão de o Brasil ficará com algum dos protótipos ou se mesmo o modelo de certificação do tandem será de propriedade da SAAB? Há alguma previsão de compromissos ( mesmo informais ) de membros do Planalto ou MD em atividades relacionadas ao projeto? Pergunto isso pois seria importante um sinal de nossa parte indicando aos Suecos que o prestígio do programa é o mesmo apesar de tudo. Um abraço
Não. As 4 aeronaves que farão a certificação do Gripen E/NG ficarão na Suécia. Não há no momento nada sobre atividades do governo quanto ao programa. Não há necessidade disso pois está tudo bem acertado.
Continuando . . . . Não gostei desta carlinga, ela foi mudada não foi ? . . . Agora parece que tem uma testa que antes não tinha. Prefiro linhas mais fluidas como as do A29, . . . . a anterior era mais bonita, harmônica, mas fluida . . . pena.
Edson,
O canopi é praticamente o mesmo…
As grandes mudanças estão mesmo na fuselagem central e nas asas. A baia do trem de pouso foi deslocada para as asas para ceder espaço na fuselagem, que agora acomoda mais combustível. Salvo engano, as tomadas de ar também foram remodeladas para adequar o fluxo de ar ao novo motor.
Amigos… Um dia memorável…
A despeito de tudo que foi falado (e escrito) sobre o governo que se encerrou… seus erros e seus acertos a qual não quero discutir, mas talvez para as forças armadas e para a indústria de defesa em geral o maior legado seja a transferência de tecnologia do FX, Prosub ( pena o Prosuper não ter andado)…
Realmente espero que no futuro isso seja visto como um projeto de Estado, e não de governo, para não termos o risco de isso tudo ser jogado as favas por interesses politiqueiros…
Realmente espero que o dia de hoje represente um gigantesco passo, e que a expertise criada / desenvolvida que se representa no dia de hoje, possa ser um trampolim para o real fortalecimento da indústria de aviação militar, não só com a produção de novas unidades para a FAB ou quem sabe outros clientes, mas também como ponto de partida para talvez o desenvolvimento de novas aeronaves (treinador avançado por exemplo)…
Sempre lembro da passagem final da apresentação do Brigadeiro Venâncio Alvarenga Gomes… “Os povos sem ciência e tecnologia não passam de cortadores de lenha e carregadores de água para os mais esclarecidos”…
Parabéns ao Estado Brasileiro, parabéns a FAB, parabéns ao Brig. Saito, que lá atrás carregou o piano…
Parabéns ao DAN e seus colaboradores… que através de jornalismo sério e competente, sempre nos permite ter informação e cobertura de dias como esse com muita qualidade…
Abraços a todos…
Belas fotos em fim o que era só um caça de prancheta e de papel é uma realidade, parabenizo ao DAN pela a coberturas que se deu pelo Gripen NG agora só nós resta esperar para vê-los na FAB , será um grande avanço para á nossa Força Aérea sem procedentes o salto tecnológico que tanto precisávamos para ter os nossos próprios meios operacionais futuros .
Viva á Fab e a Saab ????
Wiltgen e demais colaboradores do DAN felicitações por esta cobertura e data memorável para nós brasileiros!
CM
Sou igual são tomé so acredito vendo…até 2019 assim espero…nosso gigante adormecido que não acorda nunca, ou acorda e volta a dormir, merece mais que 36 isso e fato! PARABENS AO DAN PELA COBERTURA…VCS SAO DEMAIS!!!!
Traz umas miniaturas na mochila e faz um sorteio! 😉 kkkkkk
Hoje foi um dia histórico para todos e para a aviação mundial. Oportunidade única o DAN estar presente e poder trazer toda a emoção deste dia para os seus leitores!
Realmente é um fato histórico para o Brasil terá um caça novo e com transferência de tecnologia, está com a faca e o queijo na mão, agora é saber tirar proveito disso para o presente e o futuro. Espero um dia ver ele um dia riscando o céu com som da sua turbina!
O ganho operacional será da água para o vinho, ou seja será um salto operacional jamais visto pela FAB e digo que a capacidade do Gripen E hoje é equivalente a caças de geração 4,5 ficando somente atrás das aeronaves 5° geração. Vejo muitas críticas ao Gripen o que acho exagero o que vai mandar em teatro de combate vai ser a doutrina, estrutura e capacidade do piloto.