Em 4 de maio de 1982 se realizou o ataque com mísseis Exocet por parte dos Dassault Super Etendard da 2ª Esquadrilha Aeronaval de Caça e Ataque sobre o destroyer Type 42 HMS “Sheffield”. Este foi o primeiro ataque com mísseis Exocet na guerra das Malvinas e que resultou no afundamento do navio britânico 6 dias depois enquanto era rebocado, devido ao incêndio produzido pelo impacto do míssil.
Em comemoração deste feito, se estabeleceu o dia 4 de Maio como o dia da Aviação Naval Argentina.
Prego a décadas que nenhum dos Exocets explodiu a fora aquele disparado de terra em uma adaptação feita pela Marinha Argentina que atingiu o Glanmorgan explodindo o Hangar o navio foi salvo por uma manobra de último minuto, este na foto e o Sheffield notar que até os mastros estão em pé então esse míssil não explodiu, assim como foi no Atlântic Conveyor e Invencible, informações que estarão disponíveis quand nossos netos estiverem bem idosos. A França garantiu a Gran Bretanha que os mísseis jamais seriam integrados as aeronaves e mesmo que o fossem eles não seriam ativados, com certeza havia alguma trava ou senha na ativação daquelas ogivas, o choque dos Ingleses foi enorme, nunca viram um Super Etendart na vida somente sua letal munição… Agora por aqui sem Staff especializado para fazer essas adaptações de combate como ficamos? Ficamos somente com gestores…. Nada mais que isso…
Sem essa de que o HMS Invincible foi atacado, tampouco por um Míssil Exocet! Tanto não foi atacado que permaneceu na área após o fim das hostilidade para providenciar defesa aérea para as ilhas, no intuito de dissuadir qualquer retorno dos argentinos, até ser rendido pelo recém- comissionado HMS Ilustrious, algo que pode ser comprovado pois existe vasto registro fotográfico mostrando o navio não apenas operando como também ancorado ao largo de Port Stanley. Essa lenda (o ataque ao invincible) é mais uma das historinhas furadas as quais os argentinos se apegam para aliviar um pouco a dor de cotovelo. Em verdade, o navio atacado foi o HMS Arrow (Fragata Type 21), que ainda derrubou dois dos A-4 atacantes com mísseis Seacat. O resto é bobagem!