Pela primeira vez em quase uma década, Londres treina membros da frota de submarinos para retomar as práticas normais durante a Guerra Fria.
A Marinha Real está treinando as tripulações para enviar submarinos de ataque sob o gelo do Ártico, segundo o jornal The Sunday Times. “Marinheiros aprender a navegar sob o gelo e quebra-los para subir para a superfície.”
Passar com submarino nuclear sob o gelo do Ártico, uma prática comum nos anos 80 durante a Guerra Fria, foi abandonada pela Grã-Bretanha depois de 2007, quando dois de seus marinheiros morreram presos pela explosão no submarino HMS Tireless submerso perto de Alaska durante um exercício naval.
Agora o Reino Unido está pronto para retomar essa prática, e enviou os comandantes Jimmy Moreland e Sam Harris para treinar na acampamento Ice ‘Sargo’ da Marinha dos Estados Unidos, quase 300 quilômetros ao norte do Alasca, informa o portal Navy News.
Esta formação é “uma chave para retomar a capacidade de combate dos nossos submarinos de ataque sob o gelo”, disse o comandante do serviço submarino da Marinha Real, John Weale, citado pelo portal. “Nós estamos indo para absorver experiência e treinamento para preparar um dos nossos submarinos da classe Trafalgar para operar sob o gelo antes de estender esse recurso para toda a nossa frota de ataque”, ele anunciou.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
O HMS Talent (classe trafalgar) apareceu todo amassado em Abril do ano passado após supostamente ter perseguido navios russos… aquilo para mim foi colisão com gelo sob o Ártico, parece que os marujos não estão tão acostumados com eles assim RR.
Numa missão arriscada dessas vão enviar os velhos Trafalgar… por que não enviar os novos Astute ?
Topol,
A ideia é retomar experiência para operar nessas águas. Já que é assim, mais fácil fazer com um vaso que já é de todo conhecido e no qual os marujos já estão calejados, para depois estender o conhecimento a toda a frota… Minimizam-se as chances de caca…
QSL TKS