A primeira entrada em combate de um helicóptero Ka-52 da Força Aérea Russa foi gravado em vídeo, relata o portal Lenta.ru . A gravação foi enviada a um canal no YouTube do Exército Sírio. Acredita-se que o filme foi feito perto da cidade síria de Al Qaryatayn.
O Ka-52 Alligator é um helicóptero de ataque russo capaz de destruir veículos blindados, tropas e alvos aéreos no campo de batalha. A aeronave é uma modificação do modelo Ka-50 Chiórnaya Akula, ‘Black Shark’.
Em 31 de março, o Ministério da Defesa russo publicou um vídeo do uso em helicóptero de combate Mi-28N contra o Estado islâmico em uma área perto da cidade síria de área de Palmyra. Como resultado do ataque de mísseis, o helicóptero destruiu veículos blindados e um ponto fortificado de terroristas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
Os desgraçados estavam entrincheirados dentro desses pillboxes improvisados, daí a explicação desse KA-52 estar atacando tão de perto… muito baixo ao alcance de armas pequenas, manobra perigosa… podiam ter atacado com um míssil guiado.
O KA-52 usa o míssil 9K121 Vikhr que é muito semelhante e faz concorrência direta com o 9M120 Ataka-V, no entanto o Ataka foi integrado aos helicópteros da Mil (MI-35 e MI-28) enquanto o Vikhr foi integrado nos Kamovs KA-50 e KA-52 e no Sukhoi SU-25 de apoio aproximado.