Por Guilherme Wiltgen
O NDM Bahia (G 40) cruzou, poucas horas atrás, o famoso Estreito de Gibraltar, marcando sua despedida do Mar Mediterrâneo e adentrando o oceano Atlântico.
O estreito de Gibraltar é uma separação natural entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, e entre dois continentes, tendo a Europa a boreste (direita) e África a bombordo (esquerda), levando-se em conta a proa do navio.
Ao norte, encontram-se a Espanha e o território britânico ultramarino de Gibraltar, e ao sul, Marrocos e Ceuta.
O NDM Bahia suspendeu do Arsenal de Toulon no fim da tarde desta segunda-feira (21.03) para sua viagem até o Brasil, onde é esperado em Salvador (BA) para a cerimônia de apresentação oficial do novo navio da Marinha do Brasil.
À bordo, conforme noticiado em primeira mão pelo DAN, estão sendo transportados em sua doca alagável duas EDVM, a Icaraí (ComEsqdAp-1 820) e a Muriqui (ComEsqdAp-1 821) e uma EDCG, a Marambaia (ComEsqdAp-1 20).
O Navio Doca Multipropósito Bahia (G 40) foi incorporado à Esquadra brasileira no dia 10 de março, em Toulon, na França.
FOTOS: Luiz Padilha
To me sentindo um clandestino abordo do Bahia. Obrigado ao dan por essa carona incrível nesse fantástico navio ! Parabéns pela cobertura dessa fantástica travessia .