Notícias de Israel indicam que o governo argentino e a empresa Israel Aerospace Industries (IAI) retomaram as conversas sobre a possível incorporação de 14 caças Kfir Block 60.
Recorde-se que, após dois anos de negociações, em novembro de 2015, a empresa estava prestes a assinar a venda de 12 caças monoplaces mais 2 dois biplaces para a Força Aérea Argentina, mas no último momento a assinatura foi suspensa por razões ainda a não determinadas, ainda que a proximidade da eleição seja a mais lógica de compreender.
O contrato incluiu 14 aviões de combate IAI Kfir Block 60, equipado com motores GE Aviation J79, sonda de reabastecimento, equipado com radar Elta 2032, embora uma nota da Fligthglobal declare que a tecnologia de matriz de radar de varredura eletrônica ativa seja do radar Elta 2052, dois motores adicionais, cinco anos de suporte, possibilidades de integrar armas inteligentes a escolha do usuário, mas bloqueada nas mãos do IAI, manutenção e treinamento até 800 hs.
A IAI possui cinquenta motores de aviação da GE J79 para apoio logístico. Naquela época falava-se de U$ 360 milhões para o pacote.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:interesestrategicoargentino
Creio que essa compra visa muitos pontos estratégicos, mas não tenho dúvidas que o principal seja pagar a dívida de honra que eles possuem com Israel.
Desculpe amigo Arc, mas não entendi… qual dívida de honra ?
É a melhor opção para se ter um tampão.
Chegaram rápido, Possibilitaram treinamentos e geração de doutrina BVR, é a opção mais barata, a manutenção dos Mirage III pode ser utilizada, armamentos que já se opera na FAA podem ser empregados. Enfim… É disparado o melhor custo x benefício para tapar o buraco até a chegada de algo definitivo.
eles devia tentar j10 ou mig 29 os colombianos tão tendo muitos problemas com os deles
Olha se o nosso FX foi um belo seriado chegando a quase duas décadas os nossos hermanos não estão muito longe tbm, o Kfir pode dar o tão necessário retorno da capacidade de interceptação e defesa aérea que foi perdida desde que o contrato seja assinado.
Existem muitas dúvidas quanto aos custos do Kfir, principalmente pelo fato de a frota que já não era muito grande estar diminuindo consideravelmente, mas vamos ai na torcida para que independente do vetor algo seja finalmente escolhido para equipar a FAA!
Rogo para que fechem o negócio. A FAA não merece tamanho desrespeito e descaso. Apesar de achar que o quantitativo é baixo, de repente é o início de sua recuperação e operacionalidade.
Será que agora vai ??? ou será um Fx-2 argentino ???