DUBAI (Reuters) – O Irã lançou vários mísseis balísticos a partir de instalações militares espalhadas pelo país como parte de um teste nesta terça-feira, informou o site oficial da Guarda Revolucionária Islâmica, apesar de recentes sanções dos Estados Unidos contra o programa iraniano de mísseis.
O teste teve o objetivo “de mostrar o poder de dissuasão do Irã e também a capacidade da República Islâmica de confrontar qualquer ameaça à Revolução (Islâmica), ao Estado e à soberania do país”, segundo o site.
O teste foi realizado dois meses após os EUA terem imposto sanções sobre empresas e indivíduos ligados ao programa de mísseis do Irã devido a um teste com um míssil Emad, de alcance médio, realizado em outubro de 2015.
O Irã sempre negou qualquer relação entre seu programa de mísseis balísticos e o polêmico programa nuclear do país, que atualmente está sob limitações rígidas e verificações internacionais como parte de um acordo com potências que entrou em vigor em janeiro.
(Reportagem de Bozorgmehr Sharafedin)
O Irã, por ser um país cercado de inimigos declarados, se vê obrigado a constituir um arsenal considerável de mísseis terra-terra para fortificar o poder de dissuasão do país… Os Qadr-H e Qadr-F se encaixam na categoria de IRBMs capazes de atingir alvos entre 1500 e 1800 km de distancia, o que coloca o território de todos os seus vizinhos sunitas em xeque e faz com que a coalizão saudita pense duas ou três vezes antes de uma ação coerciva contra a república islãmica…
Fora estes que foram testados ainda há mais duas vertentes de maior alcance com testes de fogo programados, são eles o Shahab-3 e o Sejil, este último que preocupa até mesmo os europeus e serve de desculpa para a instalação do escudo anti mísseis americano na Polônia e na República Tcheka, quando na verdade o objetivo real é criar uma forma de conter um possível ataque com mísseis balísticos a partir da Rússia.
Misseis balísticos iranianos:
Oghab – 45 km
Fajr 3 / 5 – 45 / 75 km
Zelzal – 100 / 400 km
Fateh 110 / 313 – 200 / 500 km
Shahab 1 / 2 – 300 / 800 km
Qadr – 1800 km
Shahab 3 – 2000 km
Sejil – 2500 até 4000 km
Agora não se pode fazer mais nada,que a turma da Otan e a sua ”imprensa ocidental” não queira, já estou vendo a hora de estarmos fazendo testes aqui no BRASIL, de algum armamento nosso, e a ”imprensa ocidental” veicular para o mundo inteiro .o perigo que o mundo corre quando nós exercemos nossa soberania ! O Irã esta certo,deve se preparar para tudo e todos,não se deixar surpreender !