Ainda este ano a Força Aérea irá iniciar testes em solo de seu laser de alta energia (HEL)
Por Joshua Philipp
A Força Aérea dos EUA está testando um novo tipo de arma, e se tudo correr de acordo com o plano, os aviões com armas a laser estarão em funcionamento até 2023.
Ainda este ano a Força Aérea irá iniciar testes em solo de seu laser de alta energia (HEL), os quais precedem os testes com armas a laser construídas para aviões, disse Mica Endsley, cientista-chefe da Força Aérea dos EUA, ao site Military.com.
O site também informou que o primeiro teste em solo da arma White Sands Missile Range será no Novo México. Eles esperam realizar os primeiros testes no ar até 2021. Eles começarão a montar os lasers em aviões maiores, como o C-17, e, eventualmente, pretendem obter armas a laser construídas para jatos, como os F-15, F-16 e F-35.
As novas armas não são apenas para exibição. Os lasers são interessantes por causa de sua velocidade, permitindo alvejar rapidamente aviões, foguetes e incinerar alvos terrestres.
De acordo com a Força Aérea dos EUA, a munição para armas a laser seria relativamente barata, e suas peças seriam “virtualmente sem fundos financeiros”.
Primeiramente expandimos a tecnologia, e depois as armas a laser”, disse o General da Força Aérea dos EUA, Falcão Carlisle, comandante do Air Combat Command, em uma publicação de 2015 da Força Aérea dos EUA.
“Se você trabalhar com laser você estará operando na velocidade da luz, isto significa que você pode fazer muito mais contra um adversário, em um período de tempo muito mais curto”, disse Carlisle. “Assim você terá mais tempo para reagir e tomar decisões, minimizando a potencial capacidade de combate de seu adversário.”
A Força Aérea já tinha começado a testar lasers químicos, que demonstraram ter sucesso tanto nas defesas terrestres quanto no sistema Airborne Laser. Eles agora estão tentando desenvolver lasers em estado sólido.
Dr. Thomas Spencer, cientista assistente-chefe da Air Combat Command, disse em uma publicação da Força Aérea dos EUA que “Lasers químicos são muito grandes e têm muitos problemas logísticos.”
Spencer disse também que “Lasers em estado sólido são basicamente lasers elétricos. Estes lasers usam materiais em estado sólido como o lazing medium, o mais famoso por ser feito a partir de cabos de fibra óptica. O que há de melhor sobre os lasers em estado sólido é que se você possui combustível para seu jato, você então poderá usar o laser”.
FONTE: Epoch Times Brasil
Continuo bastante cético em relação a isso… Não que um avião não possa transportar uma arma a laser mas para que a mesma faça jus ao nome e realmente seja uma arma de alta energia necessita de uma fonte igualmente de alta energia, pelas minhas contas no mínimo 3 Mega Watts de energia elétrica para ser convertida e concentrada em raio laser…
Para se ter uma ideia um grupo gerador da Cummins de 3,5 MVA ou 2,750 MW pesa nada menos do que 20 toneladas… isso apenas o grupo gerador, mas para que o mesmo possa funcionar é necessário mais uma série de componentes elétricos e mecanicos, a reserva de combustível, o mecanismo de conversão e disparo, etc…
Então se torna impraticável hoje a instalação de toda essa parafernalha em um caça que certamente pesará bem menos e tem um volume bem menor do que o conjunto completo de componentes necessários para fazê-lo funcionar.
Pode haver sim, a princípio, uma arma a laser de intensidade menor, requerendo um gerador menor, conversores e dispositivos elétricos menores, reservatório e mecanismos menores mas o resultado seria uma arma de igualmente menor potencia, e que consequentemente requeira que o alvo fique mais tempo sob o foco para ser até que seja incinerado… Não há possibilidade hoje da construção de um “raio da morte” cuja forma construtiva foi descrita por Nicola Tesla a quase 100 anos (bobina de tesla)… pelo menos não um que caiba ou que possa ser transportado em um caça.
Mas os norte americanos estão empenhados em um novo dispositivo de geração de energia que promete ser revolucionário… a empresa Eletrodynamics Associate está trabalhando em um gerador ultra miniaturizado composto por ímãs permanentes de Neodímio modificado e trabalham com multiplicadores mecânicos que elevam a rotação do rotor no lado acoplado a casa dos 15.000 RPMs… o dispositivo é refrigerado por nitrogênio líquido, sua carcaça é composta de titânio e tem um sistema de lubrificação forçada para suportar a força centrífuga e as temperaturas geradas pelas alta rotação… segundo a empresa o protótipo apresentado de tal gerador tem a capacidade de gerar 2,5 Mega Watts de potência elétrica e o detalhe mais interessante é que o peso total do dispositivo é de apenas 200 kg ou um centésimo do peso de um gerador convencional de 2,750 MW da Cummins… Se eles conseguirem realmente dominar essa tecnologia aí sim teremos uma revolução não só no campo militar mas em todos os demais setores da economia… O domínio desta tecnologia abrirá as portas a instalação de Armas de Alta Energia e também Rail Guns em tanques, em helicópteros, caças… além do fato de que esses geradores poderão revolucionar também os meios de transporte e maquinários industriais, etc.
Modo ironia on: eles com armas laser e nós talvez já tenhamos recebido a metade das três dúzias de Gripens encomendados.