Informação foi divulgada por embaixador do país em Moscou. País instalou segunda estação há três anos.
A terceira estação da Glonass entrará em funcionamento ainda neste ano, segundo disse o embaixador brasileiro em Moscou, Antonio Guerreiro, em entrevista à agência de notícias Ria Nôvosti.
“Duas estações do Glonass já funcionam no Brasil. Espero que todas as resoluções para a terceira sejam recebidas neste ano, e em breve ela estará em funcionamento”, disse.
“A questão é de interesse tanto do Brasil, como da companhia russa que instala o equipamento”, completou.
O Brasil anunciou interesse em instalar a terceira estação do Glonass ainda no final de 2015.
A Rússia e a América Latina têm cooperação antiga no setor de alta tecnologia. Em fevereiro de 2013, foi inaugurada a primeira estação terrestre de diferenciação e monitoramento da Glonass no Ocidente, na UnB (Universidade de Brasília).
A estação é um complemento do sistema russo de navegação por satélite Glonass, a partir da qual são recebidas correções em metros para uma maior precisão do sistema.
FONTE: Gazeta Russa – Originalmente publicado pela agência Ria Nôvosti.
O negócio é o seguinte: utilizamos uma combinação de pelo menos três destes sistemas. Simples mas não tão fácil.
è Guilherme ao menos que lancemos 14 satelites com a tecnologia nescessaria dependeremos de alguem. .quanto ao Glonass estamos instalando as estaçoes de calibraçâo e repetição que são nescessaria para o funcionamento do sistema o GPS tambem tem estas estaçoes mas ainda não esta claro se iremos utilizar este sistema seja na area militar seja na area Civil .
O GPS esta totalmente na mão dos EUA e não adianta chorar foi eles quem criaram e é deles .. assim não a dianta se gabar dizendo temos misseis bombas drones e vetores guiados por GPS se os EUA “desplugar ” acabou fica tudo sem rumo e sem localização .. dai a importãncia deste sistema Russo Glonass que os deixa independentes nessa area tão estratégica .
E viramos dependentes dos russos, o que mudou nisso? E se os russos resolverem “desplugar” também?
Ai resta vender o resto da alma pros Chinas e usar Beidou… Pq Galileu seria demais para nós… Brasilsil…
Concordo plenamente… Seria bom um acordo com os russos para também utilizar o gloness nos mísseis do Astro 2020
Países como a China e Índia começaram seus programas espacias depois de nós e já conseguiram lançar seus satélites. Esse acordo que o brasil fez com os ucranianos deveria ser feito com os russos em vez de lidarmos com os donos dos porcos vamos lidar com quem os cria muito dinheiro jogado no lixo.
Muito boa notícia , mas toda vez quando vejo ou leio algo do tipo me pergunto : Quando iremos lançar a quele latão estacionado na base de Alcântara (CLA) chamado por muitos VLS , para lançar os nosso proprios satélites milítares ou ñ .