Por Eliane Cantanhêde
O Ministério Público reabriu as investigações sobre os caças da FAB, mas uma coisa é certa: se alguém pagou propina a favor do sueco Gripen NG, da Saab, jogou dinheiro fora; e, se alguém recebeu por fora para forçar esse resultado, levou sem muito esforço (recorrendo à Wikipedia?) O que, talvez, torne ainda mais grave a suspeita de suborno.
O programa FX da FAB começou no governo Fernando Henrique, arrastou-se pelos oito anos de Lula e só teve um desfecho no primeiro mandato de Dilma. Deve ter rolado muito lobby, pressão e tráfico de influência, mas o fato é que a narrativa tem uma sequência razoavelmente clara e uma conclusão lógica. Com corrupção ou não, daria o avião sueco.
O FX evoluiu para FX-2, já com novos modelos, e levou todos esses anos por falta de dinheiro, decisão política e coragem para enfrentar a opinião pública, que prefere investir em saúde (e evitar o zika vírus) a comprar aviões, tanques e submarinos das Forças Armadas. Mas, quando Dilma Rousseff anunciou o sueco, com um custo aproximado de US$ 5 bilhões, não houve bafafá. A sociedade já tinha assimilado a importância da defesa aérea e os concorrentes estavam preparados. Passou sem dor.
Além do Gripen NG, concorriam o francês Rafale, da Dassault, e o americano F-18 Super Hornet, da Boeing, alvos de um embate entre as áreas política e técnica do governo nos dois mandatos de Lula. O presidente e os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, fizeram de tudo pelo Rafale, mas a Aeronáutica sempre trabalhou pelo Gripen, com apoio de empresas brasileiras do setor.
Deslumbrado com a tal “aliança estratégica” com a França, Lula queria o Rafale e, num dos três ou quatro encontros com o então presidente Nicolas Sarkozy num único ano, chegou a anunciar a escolha do caça francês antes de receber o relatório da Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate (Copac, da FAB). Diante do constrangimento geral e da chiadeira na Força Aérea, voltou atrás no dia seguinte. Primeiro, a posição da FAB; depois o anúncio.
E aí veio o problema: a conclusão do relatório de 37 mil páginas, que vazou pela imprensa, dava o caça sueco em primeiro lugar, o dos EUA em segundo e o queridinho do Planalto em terceiro e último. Como anunciar o francês na contramão da Aeronáutica? A partir daí, a política fez o resto. Lula foi se afastando de Sarkozy e perdeu definitivamente o encanto quando a França passou-lhe uma bela rasteira, votando na ONU contra o acordo do Irã articulado por Brasil e Turquia. Nunca mais Lula falou de Sarkozy e de caça da FAB. Selou-se, assim, a sorte do mais caro dos três concorrentes do FX-2.
Início de Dilma, reinício do programa. Sem o Rafale, começou a decolar o F-18 americano, embalado pelo fato de que os EUA são o país que mais investe em defesa, a Boeing é a maior empresa do setor no mundo e dez entre dez pilotos adoram os caças americanos. Com essa promissora avenida – ou pista –, a Boeing instalou até representação no Brasil, com a respeitada ex-embaixadora Donna Hrinak à frente, mas a espionagem dos EUA no Brasil explodiu tudo. Assim como o acordo do Irã derrubou o Rafale, a NSA atingiu o F-18 em plena decolagem.
A compra dos jatos deu um giro de 180 graus e voltou ao início: o relatório da Copac, que considerou critérios como preço, custo de manutenção e absorção de tecnologia, e deu a vitória ao Gripen NG.
Muita gente certamente ganhou dinheiro por fora dos três lados, mas prevaleceu a lógica: pela preferência da FAB, pelas condições técnicas e pelas circunstâncias políticas, daria o avião sueco de qualquer jeito. Se o MP e a PF descobrirem mutretas, vão descobrir também que quem pagou entrou de gaiato e quem levou ficou na sombra e água fresca.
FONTE:O Estado de São Paulo
Prezados Celso e Carl,
Agora vamos voltar ao assunto.
Grato.
Desculpas ao pessoal do DAN, foi mal.
Sem crise Carl!
Abs
Carl, eu nao o acuso, so respondo a voce nos termos q vc mesmo usa. Chega de se fazer de vitima, o unico desinformado e preconceituoso q aparece aqui c frequencia a destilar bobagens eh voce mesmo e outros. Quem nao vive o dia a dia das FAs neste pais como voce e a midia em geral, adoram fazer disso uma teia de acusacoes sem principios q so alimentam o mal estar geral e distorcem a triste realidade q grassa em nosso pais. Atenha-se c mais rigor ao q escreve e deixe de falsas premissas pra comecar. Voce nao tem informacao crivel e carece de mais elementos aos quais nao tem acesso Frases prontas ou nao, elas sao escritas de forma q vc comprenda, aceita-las ou nao sao suas prerrogativas q eu estou longe de proibir. Raivoso nao eh o termo correto, o termo certo eh indignado. Eu me incomodo sim c suas opinioes, tenho absoluta certeza q vc nao eh capaz de discernir corretamente sua opiniao e nao da para ficar de lado c tanta teoria q vc coloca. Pare de ser coitadinho e exclareca melhor de onde tira tanta desinformacao….alias, nao so aqui. Nao eh pra rir nao senhor Carl (se eh mesmo este seu nome), eh pra chorar, ….va destilar seu escarnio em lugar adequado e babar sua ideologia no colo de seu mestre q produziu nos ultimos anos uma da piores segregacoes da sociedade a ponto de termos hoje um pais mais q dividido , falido moralmente e financeiramente. Durma c isso, mas saiba q suas opinioes exdruxulas sempre merecerao resposta adequada. Alias, observe q nao so eu mas outros tbm o contestam regularmente………eh um prazer enorme de vez em qdo coloca-lo no seu devido lugar. Sds
Meu caro amigo Celso, primeiro não se irrite… é que eu rio de sua cara sem querer querendo…
Eu sempre fico admirado com sua capacidade de falar tanto e não dizer nada, não existe conclusão só ataques a minha “ideologia”. Mas também fico admirado com sua incrível capacidade de se contradizer “eu não o acuso” logo em seguida: “coitadinho”, “baba sua ideologia” entre outras que nem vou me dá ao trabalho de colocar.
Mas eu fico curioso em saber aonde exatamente o companheiro consegue tanta informação “crível” para afirmar que o pais está falido moralmente e financeiramente (Alguém aí ouviu falar de empréstimos ao FMI? Aliás, quem pagou a divida com o FMI mesmo? Será que foi o governo da minha ideologia “tacanha” que pagou a divida que seus governos incompetentes, que tiravam o sapato para conversar com os norte-americanos, fizeram?). Os economistas internacionais, em geral, falam muito bem do Brasil (inclusive um ganhadorzinho de nobel de economia, mas não deve saber de nada mesmo) e ninguém espera que o Brasil não volte a crescer, talvez você e sua turma Revoltada mas Veja que a Folha dos funcionários do Estado está em dia o que indica que o país não está quebrado.
Mas vamos deixar de brincadeiras, traga por favor informações de que o país está quebrado e não apenas passando por um crise que já se avista alguma melhoria, informações criveis em. E já que vai fazer isso mostre também onde seu estilo de governo, que afundou o país durante toda nossa história, é melhor que meu estilo “tacanha”.
Sds companheiro
A meu ver, o único porém do Gripen NG é que se trata de um projeto. Portanto, demandará tempo o seu amadurecimento.
Mas estou satisfeito com a escolha e acredito na importância deste projeto para a nossa indústria de defesa. Sem dúvida, um importante salto tecnológico.
Carl, qdo a cabeca nao pensa o corpo padece e vice versa……..pare de destilar c o figado..vc nao tem elementos confiaveis para dar esta opiniao e pior ainda…desejar q este apedeuta volte a ser candidato futuramente eh pedir o pior dos mundos para persisitir no desastre. O Brasil nao quer e nao precisa mais deste ignareo. Mais uma coisa q tvz vc tbm nao saiba….a FAB desde o inicio procurou se manter afastada das decisoes politicas do processo, mas tenha absoluta certeza q qdo foi chamada a dar sua posicao como usuaria final, fez valer o seu ponto de vista e bateu o pe….ate por isso este processo se arrastou anos dado q a muitos interessava e tantos ja estavam comprometidos . A FAB e seu comando nao se deixaram contaminar por interesses outros q nao fossem os seus e do Brasil.
Voce nao conhece e nao vive o dia a dia da corporacao e portanto nao deveria colocar em suspeicao os mesmos, a unica deslealdade aqui eh a sua q incita a desconfianca. Mas este desgoverno q vc tanto enaltece, este sim deveria estar a muito tempo na lata de lixo da historia do pais. Ve se nao vem aqui contaminar o debate c sua ideologia tacanha. Sds
Eu evitei não fazer propaganda, evitei dizer se tal governo foi bom ou não, evitei falar desse ou outro governo em respeito ao DAN, ao contrario do senhor que fez uma tremenda propaganda contra, mas… O que comentei é o que ser ver hoje em dia, muitas acusações, as vezes ridículas, e nenhuma conclusão, e creio que essa investigação vai ter o mesmo destino…
Agora já que o senhor gosta tanto de me acusar de não ter elementos confiáveis para dá minha opinião, eu pergunto: quais são os elementos confiáveis para você dá sua opinião? Os grandes jornais ou seria sua imaginação, muitas pessoas vestidas com a camisa da CBF, talvez algum site ou páginas do face meio “revoltados”?
Eu até poderia falar o que esse governo fez e outros não fizeram, mas em respeito ao DAN não vou fazer. Mas tem uma coisa, não é porque você tem uma opinião baseada em seus preconceitos e desinformações que todos tem que ser assim. Você tem sua opinião e eu respeito e eu tenho a minha e você devia respeitar, mas seria pedir de mais de uma pessoa que usa frases prontas criadas por um grupo raivoso e sem noção “apdeuta, desgoverno, pior governo da história do Brasil (sim claro, claro kkkk)”. Você até pode achar que me incomodo com sua opinião groseira, mas a verdade é que até acho engraçado sua raiva, um pouco maldoso da minha parte, mas eu dou umas boas risadas lendo sua opinião.
Sds camarada!
O Gripen NG foi uma excelente escolha feita pela COPAC DA FAB. Mas gostaria de saber verdadeiramente quem e o por que dá retirada do SUKHOI da concorrência? Acho que esta sim foi a maior burrada que fizeram, pois além do caça que construiriamos conjuntamente com os Russos,, teríamos muito mais facilidade para participarmos do projeto PAK 50 futuramente, aumentando ainda mais a parceria tendo assim muito mais facilidade de termos acesso ao futuro melhor caça do mundo.
Bacana esta reportagem, a responsável evitou politizar ao extremo e se saiu bem nos detalhamentos, percebe-se que está melhorando a visão e o posicionamento da mesma quanto a fazer seu trabalho e pesquisando de modo a enriquecer o conteúdo.
Mas toda via não creio que saia nada de errado no caso Gripen não, os suecos são bem pés no chão.
Oi Padilha, mandei uma matéria interessante para Vocês
Não recebi.
A safadeza do presidente francês e a deslealdade da FAB foral duas coisas que marcaram o FX-2. Se a FAB não queria o Rafale então não colocasse no relatório que qualquer um dos 3 satisfazia. Já o presidente Sarkozy não foi só desleal foi burro também, bastava ser honesto e falar a verdade e não sairia tão feio para ele.
Mas agora que tudo tá resolvido, ou quase, juizinho que investiga barco de 4 mil reais e não investiga 4 delações sobre um ratão de minas quer melar o negocio com o Gripen…
Mas para os fãs do Gripen podem ficar tranquilos, o mais provável é que não consiga encontrar nada, assim como o caso do apartamento e de outros monte de bobagens. A intenção é só arranhar o prestigio político de “um possível candidato” de 2018. É muita palhaçada para vender jornal, fazer nome na política e satisfazer os patrões…
Carl…
Os franceses seguiram seus interesses… Não há nada de errado em fazer isso… Inocente foi quem acreditou que eles não o fariam…
A FAB apenas mediu as propostas dos fabricantes, julgou as que considerou mais aptas, colocou-as no short list, e expôs prós e contras de cada uma no relatório… E ter colocado o Rafale, ao contrário, foi prova de imparcialidade… Aliás, basta observar as propostas e as características avançadas das aeronaves para se chegar a essa conclusão; de que a FAB foi imparcial.
Se o ex. presidente quisesse realmente comprar Rafale, poderia te-lo feito quando bem entendesse, bastando vir a público e justificar a sua escolha. Seus índices de popularidade permitiam isso, sem que houvesse qualquer possibilidade de rejeição na ocasião; principalmente ao final de seu mantado, com a sua sucessora eleita…
Não digo que os franceses estavam certos ou errados no que fizeram digo que perderam muito dinheiro por não dizer a verdade, uma conversa franca e o estrago poderia ser bem menor.
Quanto a imparcialidade da FAB eu tenho minhas duvidas, lembro de relatórios vazados, opiniões do comando fora do contexto dando preferencia para um e outro, um caça que supostamente não cabia no orçamento mas dito que podia ser escolhido. Isso não me parece muito imparcial… É que para minha a palavra imparcial significa “isenção e equidade”…
Mas uma coisa eu concordo se o ex-presidente quisesse comprar o Rafale, ou qualquer outro, ele compraria, mas me parece que ele não o fez por raiva (se for mesmo isso uma atitude bem infantil).
A priori lobe não é crime e por si só não se pode prender alguém por fato que não está na letra da lei, más é possível que alguém tenha pedido e recebido algum, provavelmente dos três concorrentes. No entanto que se puna culpados se houver e nesta lógica que se investigue também se algo similar eventualmente ocorreu com os outros dois concorrentes. Más que não se interrompa este importante legado à defesa. Há meu ver eximindo das paixões de alguns floristas e respeitando suas opiniões o processo foi absolutamente legitimo, com a chancela do maior interessado a FAB e melhor custo benefício para mesmo e o melhor preço para o contribuinte brasileiro. Cantanhêde não é em nenhum aspecto simpática ao atual Governo, e ainda assim até a mesma enxerga o Gripen como decisão acertada. É de se considerar!
“…a Aeronáutica sempre trabalhou pelo Gripen, com apoio de empresas brasileiras…”
Não creio que seja esse o caso, embora o caça sueco fosse realmente cogitado desde o inicio do primeiro FX e a proposta sueca fosse realmente atraente.
A questão de o quanto uma ou mais empresas seriam mais ou menos beneficiadas também é controversa, já que praticamente todas as que hoje foram escaladas para participar do processo também participariam fosse qual fosse o vencedor… Nas áreas de aviônica e aeroestruturas é certo que haveria participação integral independente do escolhido…
A FAB avaliou as três opções por inteiro e proporcionou o relatório a Presidência da República, para que esta então decidisse. E até onde já li, os três concorrentes foram considerados aptos ( tanto que foram parar na Short List ); com uma ou outra característica pendendo para um dos vetores… Assim sendo, qualquer decisão seria acertada…
A política já estava movendo os interesses do FX desde sua criação, independente do que a FAB queria ou não… A decisão, de uma forma ou outra, segundo já exaustivamente divulgado, seria política. Logo, atenderia a um alinhamento específico ( e aí o texto não está incorreto ).
Mas pra mim, mais impacto na eliminação do Rafale teve sua planilha de custos do que qualquer coisa que Sarkozy tenha feito… E as chances do F-18, não fosse o caso Snowden, eram sim muito consideráveis; logo a ponto de ser realmente o escolhido ( principalmente pela proposta coerente, realista e prática que apresentou ). Portanto, o Gripen, ao contrário, acredito que foi o azarão…