Radares da Turquia e da OTAN detectaram violação do espaço aéreo por um jato russo, disse neste domingo o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, refutando declarações da Rússia de que as denúncias de violações eram pura “propaganda”.
No sábado, a Turquia afirmou que um avião SU-34 da Rússia havia violado o espaço aéreo apesar dos alertas, elevando mais uma vez as tensões entre os países envolvidos na guerra da Síria. A Rússia, no entanto, negou ter feito qualquer incursão.
“A Rússia não pode encobrir suas violações de nosso espaço aéreo. Não é possível esconder que um incidente como esse aconteceu, nem inventar uma violação que não aconteceu”, disse Davutoglu em uma entrevista coletiva em Riyadh.
O porta-voz da Defesa russa, general Igor Konashenkov, negou no sábado que algum avião russo teria entrado no espaço aéreo turco e chamou a acusação turca de “propaganda pura”.
Em um incidente similar em novembro, a Turquia abateu um avião russo que alegou ter invadido o espaço aéreo do país, abalando laços diplomáticos, o que levou a Rússia a impor sanções econômicas.
“A Turquia não tem nenhuma intenção de provocar uma escalada na tensão com a Rússia, mas permanecemos sensíveis no que se refere à proteção de nosso espaço aéreo”, disse Davutoglu.
FONTE: Reuters
Acredito que, mesmo sendo verdade, os turcos vão ficar na retórica… E os russos vão dar de ombros ( “não sabemos de nada” ” não fizemos nada” )… Ambos sabem a espiral de eventos que algo assim pode gerar…
Seja como for, pelo sim ou pelo não, já passou da hora do tio Sam tomar uma postura mais ativa e deslocar uma força mais significativa para a Turquia e dissuadir os russos; faze-los entender os limites e mante-los na linha…
E ao mesmo tempo, é bom dar uma boa puxada de orelha nos turcos… Que eles entendam que se mais uma aeronave russa cair por mãos turcas, isso pode causar imensa instabilidade na Rússia… A opinião pública russa praticamente jogaria Putin em cima da Turquia. E o líder russo teria pouca margem de manobra para evitar um conflito ( algo que ele absolutamente não quer )…
Enfim, os turcos já provaram pros russos que são machos e já se fizeram entender que vão reagir, se forem provocados a nível maior… Logo, não precisam também fazer toda essa cena. Basta comunicar a violação a comunidade internacional e pronto. Devem entender também que esses comunicados melodramáticos podem ter imensa repercussão dentro do próprio país e terminar por incitar uma ação ( o que seria desastroso para a Turquia )… E os russos também, por sua vez, já sabem ( ao menos acredito que sabem… ) que estão num vespeiro; e já devem ter entendido que fazer “boo” pra todo mundo não cola…
Ue não tentaram abate-lo??? O que mudou?? Puxa o São 400 está doidinho pra mostrar serviço e com isso alavancarr futuras vendas. Acho que a Turquia em não tentar abater o SU 34 está tentando impor “novas sanções” à Rússia. rsssssssss.