O lote inicial de russo caça de quinta geração T-50 (PAK FA) está quase concluída e a produção em série começará em 2017, segundo o comandante-em-chefe das Forças Aeroespaciais russas, coronel-general Viktor Bondarev.
O comandante, que recentemente visitou a fábrica no Extremo Oriente, disse que estava satisfeito com o ritmo de desenvolvimento da aeronave.
“O T-50 número 11, o último do lote de testes, está 60% ou 70% pronto em Komsomolsk-on-Amur “, disse Bondarev citado pela agência TASS.
Além disso, Bondarev estava confiante de que o teste co caça multirole será concluído este ano.
Este caça de quinta geração multifuncional furtivo, está sendo desenvolvido pela empresa Sukhoi e foi concebido como a nova espinha dorsal da aviação tática russa. No futuro, irá substituir as famílias dos caças Su-27 e MiG-29.
O T-50, equipado com aviônicos avançados e sistemas de vôo totalmente digitais, vai se tornar o primeiro avião “invisível” das Forças Aeroespaciais russas e deverá entrar em serviço no decorrer deste ano.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
Os russos vão receber primeiro seu caça de 5º geração antes de recebermos o GRIPEN NG protótipo demorado esse da SAAB.
Calma que a pressa é inimiga da perfeição. Aguarde e confie!
É possível que o T-50 entre em operação em 2017, mas acredito que será um pequeno lote. O T-50 ainda precisa de um grande refinamento stealth, que será um novo motor com carenagem apropriada para sua característica furtiva, mas os Russos precisam ter o T-50 em operação o mais rápido possível, por diversos motivos, sejam eles comerciais, políticos e logicamente militar.
em 2014 diziam que a produção iria começar em 2015, em 2015 diziam que a produção iria começar em 2016….. por ai vai
Black Cat, com todo respeito,mas nunca li nada a respeito de que a produção em série começaria em 2015… até porque o motor definitivo e o redar ainda estavam em estagio de desenvolvimento… sempre venho acompanhando a divulgação da produção em série para 2017 com pedido inicial de 12 exemplares para o formar um esquadrão até 2020
Agora a coisa é diferente, o novo motor já está pronto e o radar já testado
lá por 2011 falava-se muito que a produção iria começar em 2015/2016, mas depois apareceu um general russo dizendo que a produção teria que ser adiada em 5 anos, e o SPUTINIK ficou calado por uns tempos