Segundo a revista “Jane’s Defence Weekly”, no artigo de Craig Caffrey , “Arábia Saudita anuncia cortes profundos em gastos com segurança e defesa”, o orçamento publicado pelo Ministério das Finanças da Arábia Saudita em 28 de dezembro de 2015, revela os paradigmas do orçamento oficial do reino em 2016 e, contém dados sobre uma grande redução das despesas sauditas.
Apenas na rubrica “Defesa e Segurança”, a redução será de 30,5%. De acordo com estes parâmetros, em 2016 essa rubrica orçamental terá fundos atribuídos pelo governo da Arábia Saudita de apenas 213,4 bilhões de riais sauditas (cerca de US$56,8bi) – contra 307 bilhões de riais (US$81,9bi) em 2015.
Nessa rubrica orçamental da Arábia Saudita estão incluídos os custos do Ministério da Defesa, Ministério da Guarda Nacional, Ministério da Administração Interna, o Serviço de Inteligência e da Guarda Real. “Defesa e Segurança” foi o principal artigo de redução de gastos na Arábia Saudita em 2016 como um todo, apesar da significativa queda dos preços do petróleo, o orçamento de despesas totais será reduzido em apenas 2,3%, o que levará a um déficit orçamentário significativo nas receitas do orçamento do Estado.
A Arábia Saudita planeja arrecadar um montante de 513,8 bilhões de riais, e na parte das despesas será de 840 bilhões de riais. Assim, o déficit orçamental previsto será de 326,2 bilhões de riais. Destes, 183 bilhões de riais da parte das despesas do orçamento vão para um fundo especial para financiar projetos importantes, no caso de redução da renda da população com as novas quedas nos preços do petróleo. Em comparação, em 2015 a arrecadação do orçamento saudita foi de 608 bilhões de riais (o déficit foi a 367 bilhões de riais), enquanto em 2014, enquanto os preços ainda elevados do barril de petróleo se mantinham – a arrecadação chegou a 1,406 trilhão de riais.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker