Através destas imagens pode-se observar o estágio atual do programa COD/AAR (Carrier Onboard Delivery/ Air-to-Air Refueling) da Marinha do Brasil, na empresa M7 Aerospace LLC. San Antonio – Texas.
Anteriormente estocados pela US Navy, esses C-1 Trader serão retrofitados com motores turbo-hélices e ainda irão voar muito na Marinha do Brasil como KC-2 Turbo Trader.
A prontificação das aeronaves KC-2 Turbo Trader, marcará um novo patamar operacional para a MB, permitindo cumprir tarefas básicas como o transporte de pessoal de/para áreas terrestres e marítimas, inclusive mediante lançamento de paraquedistas; realizar esclarecimento; coletar dados meteorológicos e geográficos; efetuar operação de busca e salvamento e evacuação aeromédica (EVAM), além de aumentar a capacidade de apoio logístico móvel, por intermédio de reabastecimento em voo (REVO) das aeronaves AF-1B/1C Skyhawk.
Este plano vai caminhar no mesmo passo do prazo de modernizacao do A12. assim como tbm a modernizacao dos A.4, ainda vamos esperar sentados o resultado de todo este pseudo investimento e o seu valor final e real……….afinal, a qtas andam as tais avaliacoes do A 12 e qdo vai realmente entrar em reparos de fato……….Sds
Celso,
Como já foi falado anteriormente, a reforma do A 12 só vai sair quando tiver verba para tal.
Abs,
Celso vc está ficando repetitivo. Já foi falado aqui para vc que o A-12 só será reformado quando houver verbas.
Pare de ficar perguntando a mesma coisa a todo momento, por favor.
Desmontado assim está até parecendo o Voyage GL 1.8 AP ano 90 que estou restaurando, estou trocando tudo nele e vai ficar zero bala, estou ansioso para vê-lo pronto, sentar no banco recaro e dar uma acelerada nele e sentir o prazer de deixar para trás umas máquinas bem mais novas e modernas, tenho fé que os turbo traders estão recebendo a mesma atenção e tratamento que meu voyajão está recebendo ou até melhor
Serão 8 aeronaves, sendo 4 delas AEW? Não eram apenas 4 COD-AAR e as outras 4 compradas para deposição de peças?
Sim. Mas as aeronaves AEW só sairão após o COD/AAR dar certo.
Entendi. Então infelizmente vamos esperar um bocado. Mas com certeza será um ganho operacional formidável 4 AEW + 4 COD-AAR. Essas 4 aeronaves que foram compradas como sobressalentes é que serão transformadas e AEW? Ou serão compradas mais 4? Obrigado. Parabéns ao DAN, excelente noticioso militar.
As aeronaves para AEW serão outras. O DAN viu as aeronaves que serão usadas como fonte de peças nos EUA. Mas as AEW ainda não tivemos acesso.
Luiz, obrigado pela informação! Pelo que pesquisei as aeronaves AEW serão 4 S-2 Trackers em bom estado pertencentes ao Uruguai. Inclusive houve uma visita técnica há alguns anos atrás para verificação do estado das aeronaves. O jeito é esperar pra ver. Abs.
Os C-1 ficarão zerados, é uma pena que a quantidade irá trazer problemas de disponibilidade. Quanto as fotos parecem que não houve alteração desde que foi publicado o post do dia 23/04/15.
Só a título de conhecimento, a US.NAVY tem realizado estudos para que, a bordo de seus Porta Aviões, essa funções sejam realizadas pelo V-22 OSPREY
Eles podem! Rsrsrs
Alternativa da MB é segura e vai se adequar a qualquer crise pela qual o Brasil venha a passar, afinal os os orçamentos militares serão ministrados a conta gotas. Os militares, geral, aproveitaram as “vacas gordas” para fazer o que nunca foi feito: o Plano de Governo Militar e a Constituição Militar. O END e o Livro Branco da Defesa. Isto é o norte, do qual nenhum governante poderá se desviar. Um projeto de ESTADO, e não, de governo. Nesse sentido, sou a favor a imediata reativação do programa das corvetas CV03, com algo em torno de 20 navios ao longo de vários anos entre versões de guerra e Napaocs. A Marinha deve observar com lupa a gestão e solvência dos estaleiros, com seus próprios critérios, como fez a FAB no FX2, e não aceitar às pressões políticas para levar para este ou aquele estado! As corvetas podem ser construídas até no Amapá, desde que o estaleiro esteja com tudo em ordem. Resta ainda saber como a Mb vai equacionar a solução AEW. Não seria o caso de trocar Turbotrackers por Drones (ARP`s)? A ver!
(continuando) … apoio pode ser feita de acordo om o desejado pela MB.
Particularmente acho um desperdício de dinheiro público, são aeronaves que estavam aposentadas a mais de vinte e cinco anos que isso.
Sei que a MB necessita de vetores do tipo e que esbarra na impossibilidade do São Paulo em receber aeronaves de maior porte, me incomoda o fato de estarmos no século XXI operando aeronaves projetadas nos anos 50 e ainda modernizando estes aparelhos que praticamente não tem potencial algum de crescimento. O custo de manter e operar estes aparelhos não vai sair barato mas é aquilo já fizeram agora nos resta aguardar.
Podem me criticar mas se bem pensado e planejado poderíamos ter aeronaves bem melhores para o nosso grupamento aéreo embarcado, mas levando em consideração as limitações físicas do “SP” é o que tem para hoje.
Qual seria sua sugestão? Dada a limitação da catapulta e dos elevadores do São Paulo é o possível. Se forem bem modernizados, inclusive com motores turbo hélices zero, serão como aeronaves novas.
Apesar de muitos criticarem esse programa da MB, eu gostei, na verdade só não gostei mais devido ao número pequeno de aeronaves. O fato de elas serem modelos antigos não faz muito diferença se elas forem modernizadas, sua função de
Muito bom!, Carlos Franca, serão 4 aeronaves para COD e 4 para AEW!
Obrigado Mateus!
Bacana! São quantas aeronaves nesse programa?
Bacana.
Bom ver que está andando.