A medida que a economia cresceu e começou a aumentar seu comércio marítimo, o Governo chinês lançou uma atualização significativa para sua marinha.
De acordo com Deng Cheng, pesquisador em Assuntos de Segurança no Heritage Foundation China, desde que o país começou a intensificar a utilização dos mares para impulsionar sua economia, passou a melhorar drasticamente a sua capacidade naval.
A realidade vivida nos anos 90 e início de 2000 pela Marinha, mudou enfaticamente graças às políticas implementadas pela Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN, na sigla em Inglês), durante a última década.
De acordo com a Heritage, Cheng disse que a maior inovação foi a chegada do primeiro porta-aviões, Liaoning, que pode funcionar em áreas do Mar do Sul da China, para que aviões e helicópteros de outras nações possam ser manejados “livremente”.
Mas, para além de todas as melhorias, a PLA Navy ainda não é capaz de controlar algumas rotas marítimas importantes, como a do Mar Arábico ou do Oceano Índico, embora as águas perto de seu país ela seja uma potência a ser reconhecida por seus vizinhos”, com exceção da Força de Auto-Defesa Marítima do Japão.”
Por fim, o especialista também observou melhorias na logística da PLA Navy, com novos navios de reabastecimento que integraram a frota, além da substituição de muitos navios de guerra antigos por outros maiores e resistentes, submarinos nucleares e, o mesmo processo atravessa a Aviação Naval, que incorporou mais de uma centena de aeronaves modernas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
Estranhamente ainda persiste a ideia de que os números totais da USNAVY seriam suficientes para se derrotar todos os inimigos do mundo, como se um combate ou uma batalha fosse uma partida de WAR onde você pode movimentar todas as suas peças para determinado ponto e dali disparar seus ataques.
apenas por exemplo cito que atualmente dos 11 Super porta-aviões americanos, somente 5 estão operacionais, tanto é que o PA que deveria estar em missão nas costas europeias foi destacado para o Golfo Pérsico por falta de unidades disponíveis.
Da mesma forma, uma simples leitura da estratégia chinesa de defesa naval, demonstra que os chineses enfocam uma defesa em anéis em torno das ilhas do Oceano Pacifico e Mar da China, de forma negar a possibilidade de operação da aviação embarcada.
Neste sentido, em recente trabalho de analistas foi traçado um suposto embate entre forças navais chinesas e americanas, sendo que a presença maciça de misseis antinavios, fizeram pender o combate a forças chinesas, principalmente ante o fato da existência do DF-21 um poderoso míssil balístico antinavio, o qual se afirma ser especializado em abater porta-aviões, face o seu alcance de 3.000 km.
Devemos lembrar que o custo arpa se produzir um super porta-aviões pode chegar a 10 bilhões de dólares se formos colocar os custos de sua esquadra aérea e de sua esquadra de proteção, tais custos podem chegar a 20 bilhões de dólares.
Estima-se que o custo de um DF-21 seja entre 15 e 20 milhões de dólares, ou seja com uma parcela do investimento em um esquadra de combate baseada em PA os chineses podem construir e operar centenas de DF-21, que invariavelmente, podem no caso de um conflito, transformar em recife de coral toda uma esquadra americana.
Assim, um pseudo conflito entre chineses e americanos no Mar da China, tem todos os ingredientes para se tornar um enorme pesadelo aos almirantes americanos, e que não se venha afirmar que a aviação naval americana pode desferir um golpe mortal nas linhas de defesa chinesa, ou que um ataque de misseis Tomahawk, seriam suficientes para se destruir a capacidade defensiva chinesa, ja que a China conta com uma defesa antiáerea bem montada e postada em tornod e suas linhas defensivas, assim este “passeio no parque” pregado por alguns foristas, pode se transformar num gigantesco pesadelo.
Estranhamente ainda persiste a ideia de que os números totais da USNAVY seriam suficientes para se derrotar todos os inimigos do mundo, como se um combate ou uma batalha fosse uma partida de WAR onde você pode movimentar todas as suas peças para determinado ponto e dali disparar seus ataques.
apenas por exemplo cito que atualmente dos 11 Super porta-aviões americanos, somente 5 estão operacionais, tanto é que o PA que deveria estar em missão nas costas europeias foi destacado para o Golfo Pérsico por falta de unidades disponíveis.
Da mesma forma, uma simples leitura da estratégia chinesa de defesa naval, demonstra que os chineses enfocam uma defesa em anéis em torno das ilhas do Oceano Pacifico e Mar da China, de forma negar a possibilidade de operação da aviação embarcada.
Neste sentido, em recente trabalho de analistas foi traçado um suposto embate entre forças navais chinesas e americanas, sendo que a presença maciça de misseis antinavios, fizeram pender o combate a forças chinesas, principalmente ante o fato da existência do DF-21 um poderoso míssil balístico antinavio, o qual se afirma ser especializado em abater porta-aviões, face o seu alcance de 3.000 km.
Devemos lembrar que o custo arpa se produzir um super porta-aviões pode chegar a 10 bilhões de dólares se formos colocar os custos de sua esquadra aérea e de sua esquadra de proteção, tais custos podem chegar a 20 bilhões de dólares.
Estima-se que o custo de um DF-21 seja entre 15 e 20 milhões de dólares, ou seja com uma parcela do investimento em um esquadra de combate baseada em PA os chineses podem construir e operar centenas de DF-21, que invariavelmente, podem no caso de um conflito, transformar em recife de coral toda uma esquadra americana.
Assim, um pseudo conflito entre chineses e americanos no Mar da China, tem todos os ingredientes para se tornar um enorme pesadelo aos almirantes americanos, e que não se venha afirmar que a aviação naval americana pode desferir um golpe mortal nas linhas de defesa chinesa, ou que um ataque de misseis Tomahawk, seriam suficientes para se destruir a capacidade defensiva chinesa, ja que a China conta com uma defesa antiáerea bem montada e postada em tornod e suas linhas defensivas, assim este “passeio no parque” pregado por alguns foristas, pode se transformar num gigantesco pesadelo.
se ilude quem acha que a china ta projetando uma marinha pra derrota a marinha dos EUA, ela ta querendo negar o acesso ao seu litoral aos seus inimigos que não são poucos! como uma potencia ela tem que esta a altura dos desafios que seus inimigos tanto externo quanto interno impõe
se ilude quem acha que a china ta projetando uma marinha pra derrota a marinha dos EUA, ela ta querendo negar o acesso ao seu litoral aos seus inimigos que não são poucos! como uma potencia ela tem que esta a altura dos desafios que seus inimigos tanto externo quanto interno impõe
“A marinha da china tem 77 combatentes de superfície, 61 submarinos, 55 veículos anfíbios de porte grande e médio e cerca de 85 navios menores equipados com mísseis”
DAN 27/02/2015 “Frota chinesa ultrapassa a americana em números”
48 submarinos são da classe Kilo, datados da década de 80 e 90. 13 submarinos da classe Song, que estão sendo substituídos pelos Yuan, os quais seriam os mais modernos da frota chinesa. Apenas 15 desses estão na ativa. Dos 11 SSN, 9 são da década de 70/80. Dos meios de superfície, apenas 18 contratorpedeiros e 25 fragatas são considerados modernos, pois os demais, embora em constante atualização, são navios que estão operando há mais de 20 anos. O único porta-aviões, construído na década de 80 e reformado na China, pode levar pouco mais de 30 aeronaves de asa fixa. Como havia dito antes, números não são tudo. Abs.
Contra a US Navy com certeza não é o bastante, mas aposto que essa frota aí colocaria a JSMDF de joelhos e com rendição incondicional em um confronto direto…
A contestável diferença de força entre as duas marinhas aumentará cada vez mais nos próximos anos dado o diferente grau de investimento, ampliação e modernização e principalmente de ambição que ambas estão sendo submetidas.
Em breve irá se iniciar a construção dos cruzadores type 055, e a PLAN almeja a construção de 30 desses navios nos próximos 15 anos… além de mais 5 Porta Aviões.
11 submarinos da Classe Oyashio, construídos no início dos anos 2000, 7 da classe Soryu com mais 3 em construção (21 no total), 2 destroyer/porta-helicópteros da classe Izumo, que na verdade são porta-aviões, principalmente quando começarem a operar os F-35, mais 2 da classe Hyuga, totalizando 4 porta-aviões, e 37 contratorpedeiros modernos, dentre os quais 6 dotados de AEGIS, constituem a espinha dorsal da JMSDF. Também serão construídos mais 4 novos “destroyers” com AEGIS e uma nova classe de contratorpedeiros (27DD Destroyer) equipados com sistemas de defesa a Laser está sendo planejada, com possibilidade de entrar em serviço em 2020. Assim, tenho seríssimas dúvidas quanto ao “colcaria a JSMDF (sic) de joelhos e com rendição incondicional em um confronto direto”. Você pode até torcer pela China, mas essa frase está muito exagerada. Abs.
O dragão chinês pode ser pequeno ainda, mas é um dragão, e acima de tudo sabe disto, quando a marinha chinesa no século XV era a maior e melhor do mundo os chineses não tinham idéia disto. Anotem ai, o urso russo e a águia americana ainda tremeram sob a imponência do dragão chinês, agora se isto será melhor para o mundo ou não é que vamos ver.
“A marinha da china tem 77 combatentes de superfície, 61 submarinos, 55 veículos anfíbios de porte grande e médio e cerca de 85 navios menores equipados com mísseis”
DAN 27/02/2015 “Frota chinesa ultrapassa a americana em números”
48 submarinos são da classe Kilo, datados da década de 80 e 90. 13 submarinos da classe Song, que estão sendo substituídos pelos Yuan, os quais seriam os mais modernos da frota chinesa. Apenas 15 desses estão na ativa. Dos 11 SSN, 9 são da década de 70/80. Dos meios de superfície, apenas 18 contratorpedeiros e 25 fragatas são considerados modernos, pois os demais, embora em constante atualização, são navios que estão operando há mais de 20 anos. O único porta-aviões, construído na década de 80 e reformado na China, pode levar pouco mais de 30 aeronaves de asa fixa. Como havia dito antes, números não são tudo. Abs.
Contra a US Navy com certeza não é o bastante, mas aposto que essa frota aí colocaria a JSMDF de joelhos e com rendição incondicional em um confronto direto…
A contestável diferença de força entre as duas marinhas aumentará cada vez mais nos próximos anos dado o diferente grau de investimento, ampliação e modernização e principalmente de ambição que ambas estão sendo submetidas.
Em breve irá se iniciar a construção dos cruzadores type 055, e a PLAN almeja a construção de 30 desses navios nos próximos 15 anos… além de mais 5 Porta Aviões.
11 submarinos da Classe Oyashio, construídos no início dos anos 2000, 7 da classe Soryu com mais 3 em construção (21 no total), 2 destroyer/porta-helicópteros da classe Izumo, que na verdade são porta-aviões, principalmente quando começarem a operar os F-35, mais 2 da classe Hyuga, totalizando 4 porta-aviões, e 37 contratorpedeiros modernos, dentre os quais 6 dotados de AEGIS, constituem a espinha dorsal da JMSDF. Também serão construídos mais 4 novos “destroyers” com AEGIS e uma nova classe de contratorpedeiros (27DD Destroyer) equipados com sistemas de defesa a Laser está sendo planejada, com possibilidade de entrar em serviço em 2020. Assim, tenho seríssimas dúvidas quanto ao “colcaria a JSMDF (sic) de joelhos e com rendição incondicional em um confronto direto”. Você pode até torcer pela China, mas essa frase está muito exagerada. Abs.
Parece que esse texto foi providencial para mostrar o equívoco de pensamento de alguns aqui.
O dragão chinês pode ser pequeno ainda, mas é um dragão, e acima de tudo sabe disto, quando a marinha chinesa no século XV era a maior e melhor do mundo os chineses não tinham idéia disto. Anotem ai, o urso russo e a águia americana ainda tremeram sob a imponência do dragão chinês, agora se isto será melhor para o mundo ou não é que vamos ver.
Parece que esse texto foi providencial para mostrar o equívoco de pensamento de alguns aqui.