O Comandante-em-Chefe da Esquadra (COMEMCH), Vice-Almirante Liseo Zampronio, realizou uma visita oficial ao Comando da Quarta Esquadra dos Estados Unidos da América (EUA), no período de 30 de outubro a 4 de novembro, acompanhado do Adido Naval do Brasil nos EUA e Canadá, Contra-Almirante José Roberto Bueno Junior.
Após ser recebido pelo Rear Admiral George Ballance, Comandante das Forças Navais do Comando Sul e Comandante da Quarta Esquadra dos EUA, o Vice-Almirante Liseo e sua delegação tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Treinamento de Combate a Incêndios e Alagamentos da Estação Naval de Mayport (EUA), a organização do Centro de Manutenção Regional do Sudeste, as atividades desenvolvidas pelos Esquadrões de Helicópteros A/S Seahawk e a estrutura de treinamento das tripulações dos submarinos nucleares da Base de Submarinos de King’s Bay.
Foi realizado também, um voo de instrução em uma aeronave de patrulha marítima P-8 nas proximidades do litoral de Mayport.
Além de reforçar os importantes laços de amizade e a crescente cooperação entre as duas Marinhas, a visita proporcionou a identificação, por ambas as partes, de novas possibilidades de intercâmbio de conhecimentos e de incremento das operações e exercícios de interesse comum.
FONTE: MB
…………… nós sempre temos que correr atrás dos EU…ser um país bem
lacaio e subserviente……nunca seremos independentes …sempre lamberemos as botas dos yankees….quanta subserviencia………..humilhante……
Tem razão Tamandaré, os americanos são muito bonzinhos…. e tem muito preocupação com a nossa costa, não é. (rsrsrsrsrs)
Não, não dão bonzinhos. Aliás, não existem países bonzinhos, existem países ingênuos, displicentes e sem um projeto de nação. É esse o tipo de pais que somos. Se a Bolívia, Venezuela e até o Paraguai tiram uma lasquinha do gigante bobão porque os EUA não podem, não é?
Não há “bonzinhos” nem “viloes” meu caro!! Cada um esta cuidando de seus interesses. Cada um que se vire para preencher os vacuos que existem. O BR não tem se mostrado competente e comprometido para isto. Logo, não adianta ficar de choro, culpando o dominante por tudo se vc msm não fizer nada para mudar isto. Como a China se impõe na Ásia? Simples: investindo e se fazendo presente. Diferente de nós…
É mais fácil culpar os americanos pela nossa incapacidade do que assumirmos a culpa eles estão de olhos abertos aqui estamos com eles fechados.
…………… nós sempre temos que correr atrás dos EU…ser um país bem
lacaio e subserviente……nunca seremos independentes …sempre lamberemos as botas dos yankees….quanta subserviencia………..humilhante……
Tem razão Tamandaré, os americanos são muito bonzinhos…. e tem muito preocupação com a nossa costa, não é. (rsrsrsrsrs)
Não, não dão bonzinhos. Aliás, não existem países bonzinhos, existem países ingênuos, displicentes e sem um projeto de nação. É esse o tipo de pais que somos. Se a Bolívia, Venezuela e até o Paraguai tiram uma lasquinha do gigante bobão porque os EUA não podem, não é?
Não há “bonzinhos” nem “viloes” meu caro!! Cada um esta cuidando de seus interesses. Cada um que se vire para preencher os vacuos que existem. O BR não tem se mostrado competente e comprometido para isto. Logo, não adianta ficar de choro, culpando o dominante por tudo se vc msm não fizer nada para mudar isto. Como a China se impõe na Ásia? Simples: investindo e se fazendo presente. Diferente de nós…
Para quem não conhece a 4a frota, foi reativado a alguns anos atras para “fiscalizar” e atuar no controle das águas do Caribe e costa leste da America do Sul, ou seja, logo estaremos sendo fiscalizados pela US NAVY dentro das nossas águas…..
Vamos com calma amiguinho,
A 4º Frota experimentou um hiato de mais de 50 anos (entre 1950 e 2008). Com relação à decisão de retomar as operações, devemos atentar para duas informações IMPORTANTÍSSIMAS:
1 – A decisão foi tomada antes de 2008 (a descoberta do pré-sal apenas acelerou aquilo que já ocorreria)
2 – Seu objetivo era atender à uma reorganização administrativa pensada no início do século XXI, no intuito de desafogar as atribuições geográfica da 2ª Frota.
O Atlântico Sul é uma região por onde passa uma parcela considerável do comércio mundial, além de abrigar preciosas reservas de petróleo/gás e províncias cobaltíferas/ferríferas exploráveis, além de tantas outras riquezas. Se as nações que são banhadas pelo Atl. Sul não tem competência para protege-lo, o que quer que os EUA façam?? Sejam displicentes?? Quem quer reclamar do Tio Sam tem que fazer algo, além de chorar…
Marcelo…
a IV Frota atende também a costa oeste da América do Sul subindo até
a divisa do México com os EUA.
Mas, pode ficar tranquilo, pois a reativação da IV Frota não tem nada há
ver com “fiscalizar” o Brasil.
Como o Tamandaré explicou abaixo foi uma necessidade administrativa e
também visou dar mais “gás” a base naval de Mayport na Flórida, inclusive
estimular economicamente a cidade que andava meio que “as moscas” ,
já que perdeu muitos navios inclusive um NAe baseado lá até 2007.
Para compensar o grupo anfíbio do USS Iwo Jima foi mandado para lá ,
ainda não equivalente a tripulação de um NAe mas houve uma considerável
ajuda econômica à base e a cidade e cercanias.
Mesmo antes da reativação da IV Frota os EUA já haviam se decidido em
priorizar o Pacífico, não só quanto à quantidade de navios e aeronaves, mas,
também quanto à qualidade.
Hoje mais do que nunca os EUA precisam de parceiros fortes que façam sua
parte pois a US Navy não tem condições de ficar enviando navios e aeronaves
para todo canto do globo ainda mais em uma região considerada “tranquila”
como o Atlântico Sul.
O Pacífico, Mar da Arábia, Mediterrâneo e Atlântico Norte estão muito acima
quanto à prioridades !
É mais fácil culpar os americanos pela nossa incapacidade do que assumirmos a culpa eles estão de olhos abertos aqui estamos com eles fechados.
Para quem não conhece a 4a frota, foi reativado a alguns anos atras para “fiscalizar” e atuar no controle das águas do Caribe e costa leste da America do Sul, ou seja, logo estaremos sendo fiscalizados pela US NAVY dentro das nossas águas…..
Vamos com calma amiguinho,
A 4º Frota experimentou um hiato de mais de 50 anos (entre 1950 e 2008). Com relação à decisão de retomar as operações, devemos atentar para duas informações IMPORTANTÍSSIMAS:
1 – A decisão foi tomada antes de 2008 (a descoberta do pré-sal apenas acelerou aquilo que já ocorreria)
2 – Seu objetivo era atender à uma reorganização administrativa pensada no início do século XXI, no intuito de desafogar as atribuições geográfica da 2ª Frota.
O Atlântico Sul é uma região por onde passa uma parcela considerável do comércio mundial, além de abrigar preciosas reservas de petróleo/gás e províncias cobaltíferas/ferríferas exploráveis, além de tantas outras riquezas. Se as nações que são banhadas pelo Atl. Sul não tem competência para protege-lo, o que quer que os EUA façam?? Sejam displicentes?? Quem quer reclamar do Tio Sam tem que fazer algo, além de chorar…
Marcelo…
a IV Frota atende também a costa oeste da América do Sul subindo até
a divisa do México com os EUA.
Mas, pode ficar tranquilo, pois a reativação da IV Frota não tem nada há
ver com “fiscalizar” o Brasil.
Como o Tamandaré explicou abaixo foi uma necessidade administrativa e
também visou dar mais “gás” a base naval de Mayport na Flórida, inclusive
estimular economicamente a cidade que andava meio que “as moscas” ,
já que perdeu muitos navios inclusive um NAe baseado lá até 2007.
Para compensar o grupo anfíbio do USS Iwo Jima foi mandado para lá ,
ainda não equivalente a tripulação de um NAe mas houve uma considerável
ajuda econômica à base e a cidade e cercanias.
Mesmo antes da reativação da IV Frota os EUA já haviam se decidido em
priorizar o Pacífico, não só quanto à quantidade de navios e aeronaves, mas,
também quanto à qualidade.
Hoje mais do que nunca os EUA precisam de parceiros fortes que façam sua
parte pois a US Navy não tem condições de ficar enviando navios e aeronaves
para todo canto do globo ainda mais em uma região considerada “tranquila”
como o Atlântico Sul.
O Pacífico, Mar da Arábia, Mediterrâneo e Atlântico Norte estão muito acima
quanto à prioridades !