Um lendário Boeing 727-2M7/F realizando voo de teste de motores na DIGEX em São José dos Campos.
Por Rubens Barbosa Filho
O B727 foi concebido em 1960 e voou em 1963 na versão B727-100. A inovação à época era a utilização de engenhosa geometria de asas e de um eficiente sistema de flaps , o que permitia pousos em velocidades menores e uso de pistas mais curtas viabilizando sua utilização em aeroportos com menos infraestrutura, chegando onde o Boeing 707 não podia chegar.
Em 1967 a Boeing lançou a versão alongada B727/200 e B727/200F de onde se origina a versão da aeronave desta foto. Este tipo (/200F) já operou no Brasil nas cores da FLY, Itapemirim Cargo, Varig Cargo, Varig Log, Vaspex, Rio, TAF, ATA e Via Brasil.
Entre 1967 e 1984 foram fabricadas 386 aeronaves na versão /200 , ano em que foi substituído pelo B757. No total, em todas as versões, foram produzidas 1831 unidades desta aeronave.
Este lendário B727-2M7/F, operado pela Total Cargo, é o exemplar c/n 21502 e foi fabricado em 1978. Já voou nas cores da Hughes Airwest, Ecuatoriana de Aviación, e Lloyd Aéreo Boliviano.
Neste tipo de aeronave hoje, normalmente, são usados motores Pratt & Withney JT8D-217 sendo o #2 equipado com Hush Kit para redução de ruído.
A maioria dos pilotos (e alguns aeroentusiastas) sonham em voar esta lenda , seja na esquerda, na direita ou até mesmo na cabine, e ao avistarem-no, onde quer que estejam, o reverenciam respeitosamente. Alguns até com os olhos marejados devido à poeira, é claro, se é que me entendem…
Quem teve a feliz oportunidade de estarem em seu interior e deles usufruirem em viagens pela Vasp e Varig……….legalllllllllll……o mesmo pode-se dizer dos 727 100 em sua maioria operados pela transbrasil, varig e cruzeiro do sul….bons tempos…..otimos servicos de bordo, viagerns tranquilas, otima aeronave……….putz…como o tempo voou e mudou hemmmm….rsrsrsrs
Quem teve a feliz oportunidade de estarem em seu interior e deles usufruirem em viagens pela Vasp e Varig……….legalllllllllll……o mesmo pode-se dizer dos 727 100 em sua maioria operados pela transbrasil, varig e cruzeiro do sul….bons tempos…..otimos servicos de bordo, viagerns tranquilas, otima aeronave……….putz…como o tempo voou e mudou hemmmm….rsrsrsrs
Design limpo, belíssima aeronave. Está na lista dos meus preferidos.
Design limpo, belíssima aeronave. Está na lista dos meus preferidos.
Incrível este avião, o que foca os olhos de qualquer um nele são seus motores traseiros
Sds.
Incrível este avião, o que foca os olhos de qualquer um nele são seus motores traseiros
Sds.