Kauai, Havaí. Em 16 de julho, o ROKN Yulgok Yi I (DDG-992), apoiado pela US Navy e Lockheed Martin, completou com sucesso uma série de ensaios do Sistema de Combate Aegis.
O teste de mar para Qualificação do Sistema de Combate do navio (CSSQT – Combat System Ship Qualification Trials) foi realizado no Pacific Missile Range Facility, localizado ao largo da ilha havaiana de Kauai. São os testes finais do sistema em que consta a integração de software e hardware, construção naval e treinamento da tripulação.
“Este ensaio visa validar o Sistema de Combate Aegis do Yulgok Yi I, tanto o navio quanto a tripulação estão capacitados a conduzirem missões do sistema de combate.” disse Doug Wilhelm, diretor de Programa Internacional de Sistemas da Lockheed Martin, da unidade de negócios em Sistemas & Sensores. “Este navio aumentará significativamente a capacidade da Marinha da República da Coréia para a defesa aérea, antissubmarino, antissuperfície e de auto-defesa. Estamos vislumbrando uma parceria de longa data com a ROK Navy, através do nosso trabalho neste programa”.
Durante o CSSQT, o sistema de combate do navio foi avaliado para a prontidão de combate através de amplos exercícios de multi-missão, bem como o teste completo da capacidade do sistema tático no enlace de dados. Os exercícios de guerra anti-aérea incluíram ataques por aeronaves tripuladas, cenários de guerra eletrônica e engajamento de alvos aéreos.
Yulgok Yi I é o segundo de três Korean Destroyer eXperimental (KDX-III) e foi encomendado em agosto de 2010. O primeiro KDX-III , Sejong the Great(DDG 991), foi incorporado em 2009.
Com 8.500 toneladas de deslocamento standard e 11.000 toneladas totalmente carregado, estes são os maiores navios de guerra de superfície que possuem o sistema de combate Aegis.
O sistema inclui o radar Aegis Lockheed Martin SPY-1, o sistema de radar multi-função mais avançado que, quando combinado com o Sistema Vertical de Lançamento Mk41, é capaz de lançar mísseis para qualquer tipo de ameaça na guerra naval.
O sistema de combate Aegis está instalado em mais de 100 navios ao redor do globo. Além dos EUA e da República da Coréia, o Aegis é o sistema de armas que foi escolhido por Austrália, Japão, Noruega e Espanha. Os navios equipados com o Aegis possuem uma boa experiência operacional no mar e já lançaram mais de 3.800 mísseis, em testes e em operações reais.
FONTE: Lockheed Martin FOTO: ROK Navy
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Enquanto isso, em Pindorama, ainda sonhamos com 30 escoltas…
Se levamos mais de 16 anos para comprar uma merreca de caças para FAB, imagina 30 escoltas! Tomara que eu esteja errado.