Por Guilherme Wiltgen
Em sua última escala, antes de chegar ao porto de Beirute, a Corveta Barroso (V 34) suspendeu hoje do porto italiano de Nápoles.
O futuro Navio-Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), no dia 8 de agosto, para substituir a Fragata União (F45).
Na sua derrota, rumo ao porto de Beirute, fez escalas em Salvador (BA), no Brasil;em Las Palmas, na Espanha; e em Nápoles, na Itália. A sua chegada ao Líbano está prevista para o dia 7 de setembro.
A missão UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978 e conta, atualmente, com a participação de 35 países, incluindo o Brasil. Atualmente, a FTM-UNIFIL é comandada pelo Contra-Almirante Flávio Macedo Brasil, da Marinha do Brasil. O retorno do navio ao Rio de Janeiro está previsto para abril de 2016.
NOTA do EDITOR: Agradecemos ao nosso leitor italiano Fred Vittori, que gentilmente nos enviou as fotos da Cv Barroso suspendendo hoje de Nápoles. Grazie amico!
Parabenizo a Marinha Brasileira, especialmente ao integrantes da Corveta Barroso que neste momento se encontra no Líbano em missão pela FTM-UNIFIL. Tenho muito orgulho de ser Brasileiro ao ler notícias como da ajuda humanitária, recentemente veiculada, salvando a vida de refugiados no Mediterrâneo. Torço muito pelo êxito na missão. São pessoas especiais que elevam o nosso sentimento de patriotismo. Um dos integrantes é meu vizinho e amigo. Torço pelo retorno de todos com o sentimento do dever cumprido. Avante Corveta Barroso !!!
Padilha , poderia informar com quais os armamentos que ela carrega em uma missão como essa e quantas horas de batalha ela aguenta?
Rafael, o navio está com todos os seus armamentos reais a bordo e com o paiol full. Te dizer quantos dias o navio aguentaria é difícil, pois em se tratando de combate naval, as variáveis são muitas. Táticas navais bem trabalhadas podem fazer um navio super armado vir a ser destruído. Por isso, não tenho como te dizer quanto tempo o navio “aguentaria”. Mas como ela está e com o comandante atual, ela será um osso duro de roer se entrar em combate.
Vai que é tua! Barroso.
As fotos ficaram ótimas
Filha de mae solteira, unica e exclusiva, orgulho da Marinha…..e agora ta longe……estamos a merce, alias a base naval la no rio esta aberta a quem quiser…..rsrsrsrrs
Não existem ameaças militares ao Brasil neste momento , o navios de patrulha oceânica dão conta do recado.
Gabriel, ainda bem q vc acredita nisso e eu tbm (nao estamos em guerra e nao temos inimigos aparentemente), mas dai q os NapOc dao conta da protecao de nossa costa…kkkk ai vc viajou na maionese meu…… os alvos la estao na baia de guanabara pra quem quiser treinar tiro ao pato……..esta premisssa de q nao temos inimigo ja custou a derrota de inumeros exercitos mundo afora…a historia eh rica em descrever estes fatos…pesquise.
Eu digo que dão conta nesse exato momento de garantir o policiamento da área , não vamos morrer pelo fato da Corveta Almirante Barroso estar na missão de paz mas ….precisamos para ontem de meios de superfície modernos e em quantidade respeitável! Eu defendo a aquisição de umas 10 fragatas novas na Ásia , assim como umas 6 novas corvetas….os estaleiros nacionais deviam se ocupar dos submarinos e dos navios patrulha !
OK. Gabriel, agora entendi seu comentario, faz ,mais sentido…….mas para policiar litoral nao precisamos de Marinha e sim de uma guarda costeira…alias parece q eh este o caminho q esta sendo seguido, ate os sub esta la encostados aguardando verbas para a sua manutencao…veja bem de 5 so 1 esta operacional e nem sei em q estado……por enquanto hemmmmmm……. Sds
Até pq uma única corveta não ia fazer diferença no confronto com uma potência invasora
A Criação da Policia Hidroviária Federal seria de fato o ideal , mas o almirantado não quer nem ouvir falar disso….
Gostaria de saber c quando ha uma missão como está se a corveta sai totalmente armada com misseis e etc e a quantidade
Afirmativo
Que mísseis?