A soma exata que a França pagou à Rússia pela rescisão do contrato de fornecimento de dois porta-helicópteros Mistral, foi informada hoje. O montante está indicado no projeto da lei sobre a ratificação do acordo entre Paris e Moscou, publicado no site da Assembleia Nacional (Câmara Baixa do Parlamento) Francesa.
O acordo sobre a resolução da disputa foi concluído em Moscou em 5 de agosto de 2015.
A soma constituiu 949.754.849 euros. O documento também estabelece que a França não tem direito de entregar os navios a uma terceira parte antes de a Rússia receber todas as compensações financeiras.
Além disso, qualquer terceira parte que possa ter despesas por causa de o contrato ser rescindido não tem direito a compensações.
O projeto de lei será submetido à Comissão para os Assuntos Internacionais do Parlamento francês em 16 de setembro.
No início de agosto, os presidentes russo e francês Vladimir Putin e François Hollande romperam o contrato. A França já devolveu o valor pago por Moscou e, após a devolução de equipamento russo instalado nos Mistral, poderá manter para si ou vender os navios.
Em 2011, a Rússia e a França assinaram um contrato de 1,12 bilhão de euros para a construção em França de dois navios porta-helicópteros da classe Mistral. Paris suspendeu o contrato em 2014, alegando uma suposta participação de Moscou no conflito ucraniano.
Fonte:Sputniknews
Andei lendo hoje por ai que um desses Mistrais vai mesmo para o Egito, por isso a compra dos KA-52 na MAKS 2015 e o outro iria para os Emirados Árabes Unidos. A Rússia já deu o OK para a venda dos dois navios para os respectivos países.
Yuri a França fez papel de palhaça, subserviente e submissa e ainda por cima perderam muita grana. Diria hoje se vivo fosse o gen Charles De Gaulle “A França de hoje não é um país sério”.
Fico Triste, sempre que vejo essa noticia, que palhaçada é essa por parte da França… Construir dois navios para depois devolver o dinheiro, ridículo, OTAN e Russia, é a velha e antiga sombra da Guerra Fria ainda pairando sobre nossas cabeças, A Ucrânia foi o falso pretexto encontrado pela França, O clima de negócios não era favorável, isso não têm cabimento, A Russia ajudou muito a França a segunda Guerra Mundial.
um país da OTAN fazendo contrato de venda de armamentos para a russia, só poderia dar nisso mesmo….
A França é a P… da Europa, eles queriam o dinheiro russo, mas ocorreu que o valentão chegou no prostíbulo e proibiu o coito.