Por Thiago de Souza
O governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, determinou, neste sábado (29), o envio de tropas do Exército Brasileiro para fazendas na região de Antônio João, município distante 279 quilômetros de Campo Grande. O clima no local é tenso devido a disputa por terras entre indígenas e produtores rurais. Neste sábado, os fazendeiros retomaram uma das propriedades invadidas e na ação, um índio foi encontrado morto, segundo o DOF (Departamento de Operações de Fronteira). Os militares já estão sendo mobilizados e devem chegar a região neste domingo (30).
A intervenção de tropas federais no Estado é um pedido do governo do Estado, feito pela secretaria de Governo e de Segurança Pública, por meio das bancadas na Câmara e no Senado. O contato com o ministro da Defesa Jacques Wagner foi feito pelo senador Delcídio do Amaral, na tarde deste sábado (29). O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo também foi consultado sobre o assunto.
Diante do clima de tensão instalado no local, e ser uma região de fronteira, o ministro da Defesa determinou a convocação do exército para garantir a lei e a ordem nas propriedades rurais e na região como um todo.
Segurança reforçada
Na noite deste sábado (29), mais 30 homens da Força Nacional de Segurança devem chegar a Dourados, vindos de Brasília para atuar na região. O objetivo é evitar um possível confronto entre índios e produtores rurais por conta da disputa por terras.
FONTE: Campo Grande News
Novamente o governo vai tirar dinheiro das forças armadas do ministério da ciência e tecnologia da saúde do ensino para sustentar pessoas ociosas
interessante este governo querem deixar um povo viver em um mundo primitivo e ter uma religião da idade media isto cheira curral eleitora , nesta cultura indígena quando nascem gêmeos um tem que morre e este pessoal quer manter esta cultura, estranho.
Claudio Moreno que chata e triste situação que passou junto a sua família hein. Alexandre assino embaixo de tudo que dissestes. Gustavo vc vive em um mundo paralelo, realidade alternativa, que viajada braba hein??
Legal e que esses “indios” de hoje andam ate de hilux e cobram pedagio..
E tem mais se um fazendeiro matar um indio vai preso, agora se um indio matar uma familia de fazendeiro nada acontece…
E quando foi que um índio matou uma família de fazendeiros?
Estamos no século 21, não existe mais lugar para índios, todos são brasileiros, todos tem que estudar ,trabalhar , produzir e pagar impostos,para obter benefícios o índio não e melhor nem pior que ninguém, chega de hipocrisia de governo que so sabe separar o povo brasileiro, e rico contra pobre, e negro contra branco, e trabalhador contra patrão, ta tudo errado, por isso estamos nessa situação.
Desculpe, o governo não separa nada, o preconceito está nos olhos de quem vê, esses benefícios que os índios possuem foram revindicados por eles mesmo, e nas gestões passadas antes do governo do PT, só que com o governo do PT ganharam mais chances de viver em paz, sem precisarem serem mortos ou viverem sobre o risco de suas terras serem invadidas por gente que só pensa em fazer pasto e desmatar florestas.
Duas coisas. Primeiro não são índios isolados, são índios civilizados que mantém sua cultura e somente por isto merecem respeito e utilizar roupas que quizerem. Segundo são terras indígenas, ocupadas irregularmente e esquentadas por grileiros e compradas por fazendeiros que sabem da situação irregular. No resto é papo de colonialista e ontempo dos bandeirantes passou faz tempo e é um periodo sanguinário e explorador da mão de obra indígena.
Pra mim índios e mst devem ser recebido a bala se invadir qualquer propriedade privada, essa lei suja que protege os índios é um absurdo. Os índios não somam em nada para o desenvolvimento do Brasil…
E você? O que soma com esse pensamento obsoleto? Engraçado, esses dias ouvi de um radical (como você) que os haitianos estão infestando o Brasil, e que deveríamos fechar as fronteiras. Por que europeus, japoneses e pessoas do Oriente Médio devem ser bem recebidos e aquele povo não?
Chocante o nível de certos comentários, ao invés de protegermos as comunidades indígenas juntamente com sua cultura milenar, as pessoas preferem pulverizar glifosato, transformar nossa água em soja, contaminar o solo, colocar o produto em estado bruto num navio e exportar a preço de banana nossa água e ficar com o saldo da poluição e degradação para encher o bolso de meia dúzia de “fazendeiros”, farmacêuticas do mundo inteiro enviam pesquisadores para o meio das tribos indígenas para aprender com eles, selecionar plantas, isolar princípios ativo e vender medicamentos patentiados no exterior para o “BraZil”, um país continental com as maiores áreas agricultáveis do planeta ter disputa de terra é literalmente uma piada, temos terras para assentar TODAS as famílias Sem Terra e TODOS os indígenas sem reservas e depois de tudo isso, temos terras para sermos o MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DE ALIMENTOS! Favor estudar meu povo, assim fica difícil.
O problema é os indios quererem trocentos equitares de terra e ainda precisarem de auxilio alimentação, por que plantam pra se sustentarem, recebem dinheiro pra cada filho que nasce, não podem ser presos pela lei civil comum, cobram pedagio ilegalmente
Quer dar terra a índios, sem terra e demais?
Compre vc com seu dinheiro e dê a eles !
E pare de falar besteira de que se vende produtos agrícolas “a preço de banana”, existe um mercado que dá o preço e não vc e a água consumida por tais produções volta ao meio ambiente, já se esqueceu do que aprendeu sobre o ciclo da água no colégio ? ….. e depois ainda manda os outros estudarem.
Bom eu mora na regiao do conflito eases”Indios” Sao uma paid a de mal hostage das ongs internacionais.os caras compram fantasias em lojas so vim aqui pra ver. 171
Esses “Indios” são mais civilizados do que eu !
Só quem trabalha no campo sabe o tanto que eles são malas….
O Governo esta certo,não se pode dar as costa a um conflito desses, tem que ver quem esta dentro da lei e com a razão,muitos defendem os fazendeiros, porque não conhecem essas regiões do país onde se vive um verdadeiro faroeste,com alguns proprietários de terras que mandam e desmandam ,decidindo as vezes quem vai viver ou morrer ! É dever do GF levar a lei e a ordem a todo país !
Boa tarde Senhores!
Como é conhecimento de alguns, sou do RS e RA1 da cavalaria. Eu e minha família tínhamos propriedades na cidade de Nonoai, com escritura e que vinham no seio da família por mais de 150 anos!
O GF simplesmente um dia deu XX em $$$ e deu um prazo de 90 dias para desocupação.
“Indios” Kaigang são agora quem “mora” nas terras. Que antes plantávamos arroz, milho e soja. Agora estão largadas e quem trabalhava na terra desempregado.
Não para por aí… o GF construiu casas para eles, muito melhor do que a maioria dos brasileiros vivem, tem TV a cabo em cada uma delas (cerca de 200) e ainda cada família indígena recebe R$2.000,00 para torrar em cachaça e carros de luxo! Detalhe se a filha de um índio pare, ela recebe um “auxilio” de R$1600,00 por 01 ano!
CM
Claudio Moreno, infelizmente vc eh mais uma vitima deste sistema porco implantado sabe-se la por qual cabeca desvairada la em brasilia. Ainda sobram os tais de quilombolas, sem terra, sem m….nenhuma…..mas e aqueles q pagam religiosamente suas obrigacoes (ja somos a minoria)…..nao temos saude, educacao,emprego, direitos comezinhos sendo suprimidos diariamente atraves do DO q nimguem le………instituicoes podres e carcomidas q nao funcionam para a sociedade…enfim….esta chegando a hora q ninguem tera pra pagar a tantos inuteis q estao se transformando na maioria……..entao o q teremos mais a frente eh uma revolta social e mais uma vez, aparecerao inexcrupulosos, populistas e et caverna de plantao para prometer o impossivel…..enfim…..nosso pais nao tem mais conserto a medio prazo……tenho pena das proximas geracoes q….
Os ambientalistas e o PT disseminam a ideia de que os índios protegem a natureza. Índio quer apito ($$$). Não se incomodam nem um pouco com garimpo e madeireiras, desde que recebam sua parte. Muito índio andando de S10 e Nextel roubando propriedade da União. Infelizmente, nestes 13 anos de desgoverno, estas gangues de saqueadores do Brasil avançaram e já dominam grande parte do território brasileiro.
E lá vai governo federal proteger os coitadinhos dos índios contra os terríveis, destruidores ambientais e malvadões produtores rurais com tropas.
E o Exército se prestando a um papel desses.
Estes “indios” mais bem vestidos do que eu, querendo tomar terras na cara dura, sei lá ,não concordo com o papo de manter indios como seres isolados, o mundo evoluiu, inseri-los na sociedade não vai apagar a cultura deles pois assim como a cultura mundial se passa de geração a geração a deles idem. Muitas terras supostamente pertencentes a indios foram vendidas a particulares travestidos de “ong’s”.
Tomar? Muitos desses fazendeiros são invasores. Não pagaram nada pelas terras que utilizam.
É verdade, mas infelizmente muitas pessoas são teleguiadas pela mídia, e acham que esses fazendeiros estão lá porque compraram terras, rsrsrsrs. Mas nem imaginam que os índios já estavam lá muito antes deles chegarem.