Por Guilherme Wiltgen
O Navio de Desembarque de Doca Ceará (G 30), que em 28.04 teve problemas no seu sistema de propulsão principal quando estava demandando a cidade de Porto Príncipe (Haiti), estando o Navio a cerca de quinhentas (500) milhas náuticas de Belém (PA), na costa marítima da Guiana Francesa, chegou hoje a Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ).
O NDD Ceará (G 30) suspendeu do Rio de Janeiro em 10.04 para realizar a Comissão Haiti XXI. Sua missão era transportar material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército Brasileiro, em apoio ao contingente brasileiro da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).
Com o NDD Ceará avariado, suspendeu da BNRJ no dia 01.05 o NDCC Almirante Saboia (G 25), com destino ao porto de Belém, para receber o material e pessoal de apoio embarcados no NDD Ceará e prosseguir na realização da Comissão Haiti XXI.
No dia 30.07, o Comando do 4º Distrito Naval informou a ocorrência de um incêndio de pequenas proporções a bordo do NDD Ceará, quando este estava atracado na Base Naval de Val de Cães (BNVC). O incidente aconteceu no fim da tarde em um compartimento habitável denominado “Coberta de tropas nº 5”. O incêndio foi extinto pelo Grupo de Controle de Avarias do navio, com o auxílio dos Grupos de Socorro Externo dos navios atracados na BNVC.
No dia 01.08, o NDD Ceará suspendeu de Belém-PA com destino ao Rio de Janeiro. Como o navio estava com problemas de propulsão, foi rebocado pelo RbAM Almirante Guillem (R-24) e pela corveta Caboclo (V-19) até o Rio de Janeiro, chegando hoje (27.08) na BNRJ.
Olha…..pra acontecer coisa pior, como um incêndio de grande porte ou um nalfrágio, esta faltando pouco!!
Navios velhos, maquinário com manutenção precária…..combinação perigosa!
E numa dessas se perde nosso bem mais valioso, que são nossos marinheiros, que a duras penas se adestram e tentam se manter em prontidão. Pergunto já a algum tempo….até quando vai esta bandalha e vamos ficar na mesma? Até quando?
Espero que deem um descanso pra esse velho guerreiro.
Guilherme, há alguma noticia nova sobre o “NDD Bahia”?
Amem tragam um mistral urgente acorda povo Brasileiro
Nao tem jeito….a porcaria ja esta feita….a manutencao q durou anos e nao se sabe ao certo qtos milhoes, foi pro lixo….ali na base, ainda vai custar outros tantos milhoes…melhor leva-lo direto pro desmonte antes q alguma alma iluminada do almirantado tenha ideias mirabolantes.
Foi por isso e tendo ja o laudo do problema q a marinha correu desesperada pra comprar o siroco………….enfim, vai uma sucata e vem outra de medio prazo.
Este já apoiou muitas missões das forças armadas deixem ele descansar que seja para sempre.
Sai G-30 entra G-40 !