Segundo o site sueco SvD Näringsliv, em entrevista com o Major General Micael Bydén, Comandante da Força Aérea sueca, com relação as negociações do Brasil com a Swedish Defence and Security Export Agency (FXM) para o arrendamento de 6 a 12 Gripen C/D, como uma solução temporária até a entrada em serviço do Gripen NG na FAB, Bydén disse que foi negociado algo semelhante com a força Aérea suíça, quase um ano e meio atrás, mas que a situação atual é diferente.
De acordo com as informações fornecidas à SvD, o Brasil teria mudado recentemente a sua estratégia nas negociações e agora, ao invés de arrendar, quer comprar o Gripen para o período de transição. O número seria de pelo menos seis aeronaves, ou mais possivelmente.
Haveriam aeronaves mais antigas a serem desativadas das versões A/B que foram modernizadas para a versão C/D.
“Estamos em conversações com os brasileiros, mas nós não terminamos. Nas conversas, discutimos soluções diferentes, com diferentes prazos e várias soluções técnicas e financeiras”, disse Sofia Karlberg, chefe de comunicações do FXM.
As discussões a respeito do Brasil comprar para o período de transição?
“Fizemos um apelo para diferentes soluções, isso é tudo que posso dizer”.
Antes de cada acordo de exportação com as Forças Armadas, autorizadas pelo Governo, deve-se apresentar um relatório a respeito do ” impacto sobre as capacidades operacionais”.
Apesar dos relatórios serem secretos, SvD informa que a prontidão sueca aumentou 50% em 2014 e um pouco mais em 2015, de acordo com dados internos do sistema. Ao mesmo tempo, aumentaram as necessidades para atender a formação e os exercícios. Por essa razão, considera-se mais difícil alugar ou vender estas aeronaves atreladas ao acordo de exportação.
FONTE: SvD Näringsliv
Rumo a nossa independência no que diz respeito à aquisição de conhecimento para desenvolver caças de tecnologia avançada.
Senhores, como o mundo ainda é livre para conjecturas, estive pensando: há pouco tempo atrás, nosso Senado aprovou orçamento de US$ 850mi para compra de caças, que supunha-se ser o NG, mas dada a cifra aprovada (15% do montante de US$5,4bi do NG) não poderia ser para a compra do C/D? É uma possibilidade! Não gosto de levantar essas especulações, mas sempre achei estranha aquela aprovação, já que o negócio para o F-X2 será 100% financiado (pelo menos é o que se lê na vasta web).
Abraços.
Acho que não Guilherme, esses 850 Mi são relativos ao pacote de armas (Iris-T , A-Darter, Spice, Reccelite, Litenning, etc…)
Oi Topol, mas isso ainda gera uma certa dúvida: como este orçamento seria para o armamento do NG, se o mesmo está incluso no pacote inicial (é o que se lê em todos os canais de notícias)?
Lembrando aos leitores, isso é apenas uma conjectura, não uma informação de bastidores.
Negativo, o pacote de armas é uma coisa, o contrato dos caças é outra… são dois contratos separados.
Pesquise aqui mesmo no DAN no campo de pesquisas, digite “Senado aprova empréstimo pra a aquisição de caças suecos” aí você vai entender …
Valeu Guilherme.;
O artigo original é mais amplo que a interpretação e tradução parcial acima.
Nele está explícito que a Força Aérea Sueca julga não deseja liberar 12 Gripen C/D para leasing/aluguel/venda ao Brasil. Mas somente 6 Gripen C/D. Acima disso, teríamos que pegar Gripen A/B e converter para Gripen C/D.
Isso é relevante, pois nos últimos anos a Saab e comando da FAB alegavam não haver problema algum no Gripen NG não existir e só ficar operacional vários anos depois do contrato (IOC em 2023 e FOC em 2026), pois a Força Aérea Sueca poderia ceder uns 10-12 Gripen C/D para a FAB. O Saito até disse que só pagaríamos os custos de manutenção, ou seja, viriam de graça (sem custos de leasing ou aluguel).
Enfim, a realidade se mostrou bem diferente.
Debates políticos aparte, com certeza será uma ótima aquisição para a FAB, óbvio que 12 seriam melhor que 6, mas que venham estes se for o que nos é permitido.
“MINHA” previsão:
Gripen c/d após tampão seguiria p/ para another country mais ao sul.
Só se for venda, não pode ser leasing.
Padilha, Wiltgen, bom dia.
Essa notícia está confirmada ou é mera especulação estrangeira/nacional?
FRL,
Segundo o site, existe esta negociação, mas, ainda não temos a confirmação.
FA
Guilherme, so para complementar….esta conversa ou negociaao, existe desde o momento em q foram apresentadas as propostas do FX2…nao eh nenhuma novidade, so nao se tinha a certeza de q seria necessaria esta aquisicao de oportunidade….nisso o tempo correu e os Mirage 2000 foram pro belelu…enfim…..veio copa, vem olimpiadas e ainda as mentes abencoadas de brasilia ainda nao se deram conta da importancia de aquirir estes cacas tampao……triste nosso pais de governantes pra la de mediocres, tadinha da FAB e seus pilotos………..cometeram e continuam a cometer o grave crime de omissao e lesa patria e colocam o pais em serio perigo. Sds
Wiltgen, boa tarde. Obrigado pelo retorno e forte abraço para você e para o Padilha também.
As relações comerciais militares vão muito além de ter dinheiro ou não … lógico, a grana tem que figurar em algum momento … mais quem disse que é o principal ? Entre amigos, trocamos coisas, fazemos acordos e as coisas acontecem, o que dirá entre países ? Tem mais jogada nessas negociações que vai além de nosso julgamento … sentar e esperar …
Só faltava esta o Brasil COMPRAR 12 aeronaves que concorreram ao F-X1…
E tem cara de pau que acha isso LEGAL…
Até dentro da FAB…
Venhamos e convenhamos, mais cara de pau ainda é achar ser possível desdesativar os Mirage 2000 tampões e depois modernizá-los, tudo isso para ter ao final um aparelho que já nasce inferior aos Gripen C/D, que são aparelhos de concepção mais moderna.
E também é cara de pau omitir que com a chegada dos Gripens NG os exemplares dos modelos C/D podem ser modernizados para um padrão mais próximo dos caças recém chegados, de modo a continuar operando por mais alguns anos.
HMS, você é quem deve estar de brincadeira ao comparar a capacidade de interceptação dos Mirage 2000 com o Gripen C/D! Seria como comparar uma 500 cc com uma cinquentinha…
Acho que nenhum dos dois casos seriam soluções ideias para a FAB. Acho que ambos seriam muito caros. A Índia está gastando uma fortuna para modernizar seus excelentes M-2000 e os Gripen C/D não nos entregam nem boa velocidade de interceptação, nem alcance, nem boa capacidade de cargas, nem preço razoável. Eu compraria 12 F-16 C/D do estoque da USAF a preço de banana, mesmo surrados, para segurarem a barra até o FOC do Gripen NG lá em 2026… 🙁
Meu caro Getulista Trabalhista, quer dizer que o Mirage 2000 é uma moto de 500 cc e o Gripen é uma lambreta de 50 cc? De onde você tirou um raciocínio tão peculiar? Apenas pelo fato do Mirage ter velocidade de Mach 2.2 e o Gripen Mach 2.0? Ou você se esqueceu que o Gripen é um projeto mais recente que o caça Francês, e que sendo um Delta canard é mais ágil? De igual forma você também esqueceu que o Gripen possui menor carga alar e uma melhor relação empuxo-peso? Que o caça sueco foi projetado tendo como uma das missões primárias interceptar bombardeiros soviéticos? Que o Gripen possui um datalink muito superior ao dos Mirages? Que o radar PS-5 do Gripen possui capacidade BVR ao que tudo indica superior à do Mirage 2000 modernizado?
Meu caro, o Gripen C/D não conseguiu fazer uma interceptação supersônica a match 1,42 a 100 km de distância na Suíça!! E olhe que estamos falando de um país MINÚSCULO, não de um país continental como o Brasil!
Grippen A/B, convertidos para o padrão C/D, seriam uma excelente opção, pois aceleraria a conversão operacional dos pilotos para o E/F, quando vierem lá pelos idos de 2021.
12 gripens c/d com aim-120 ou meteor(a fab não vai bancar integração do derby só pra isso) já bota metade da america do sul para correr.
O Derby já é integrado ao Gripen C/D, por conta da África do Sul, que também usa o míssil.
Se eu não me engano, não existe esse negocio de integração automatica. Cada um que pague pelo seu. A exceção são os casos em que o missil é fabricado pelo mesmo pais que fabrica o avião, caso em que a integração pode ir de graça como um presente de grego que vai gerar dependencia do fornecedor.
Por exemplo, dizem que os F-16 mais antigos do Chile tiveram sua integração com o AIM-120 retiradas pelos holandeses antes de serem entregues.
Mas é claro que haver um usuario anterior barateia a integração.
Nunca é tarde pra recomeçar ou reparar um erro. Quem venham os gripem C/D, mas convehamos. seis é muito pouco, doze é o mínimo para um pais continental como o Brasil. Só espero que seja verdade, essa notícia!!!
Acredito que o Brasil está interessado em Gripen D para treinamento, tendo em vista que, o modelo F ainda nem foi desenvolvido.
O Gripen foi a melhor coisa que aconteceu no Brasil nos últimos tempos. A vinda de alguns caças mais antigos favorece a uma transição harmônica entre o F-5 e o NG, e no futuro, com os NG já implantados, o Brasil poderá modernizar essas aeronaves. Tomara que ocorra. A Suécia é um país onde a imprensa é séria. Se divulgaram isso, é porque é verdade.
Quanto mais caças vierem melhor para nós, se o dinheiro der para comprar 12 C/Ds será ótimo para assimilar a doutrina e depois que o GDA estiver equipado com o NG os CDs podem ficar para treinamento avançado
É bem provável que isso aconteça , se não acontecer teremos um “apagão” na FAB !
E por isso que eu falo que pelo tempo que levamos para iniciar a modernização das forças armadas a transferência de tecnologia em muitos casos ficou inviável e teremos que comprar de prateleira.
Comprar 10/12 Gripen C/D … pode ser sim uma boa saída .ao menos assim nos garantiria uma certa independência do uso ….quanto ao vetor em si .. embora sua logìstica (comparando com o E/F ) e bem diferente …. fico em cima do muro quanto a isso … a FAB garantiria ate 2025….. 48 caças de 1 linha (36 E/F + 12 C/D …) n e ruim …. so espero q ate o fim desse ano ja se tenha definida uma solução ……de f-5 ate 2020 n vai dar mesmo . vamos ver q vai dar
Se vierem , virão uns 6 no máximo!
A Suécia estará quebrando um galho para nós tirando da própria defesa para encobrir o resultado do descaso do governo brasileiro com as forças armadas
acredito o mínimo seriam 8 … 6 gripen ”C” e 2 na versão ”D”
eu acho que depois que chegarem os gripem NG. esses seis cacas CD irao para a argentina.
Essa conversa toda é muito estranha! Com essa tremenda crise política e econômica, com as forças armadas a míngua, esse desgoverno vem querer tirar o prejuízo? isso é que dar não fazer a coisa certa na hora certo e quando se tem oportunidade, agora vai ser muito mais difícil e mais caro. Seria muito esperar que esses políticos aprendam a lição.
O Presidente Evo Morales e o Presidente Maduro não disseram que iam invadir o Brasil, disseram que são contra o golpe organizado pelos Estados Unidos contra as democracias da América Latina. Pelo visto, vários aqui, acreditam nas besteiras que a mídia organizada a partir de interesses externos, martela dia e noite, de que a Venezuela não é uma democracia, assim como a Bolívia. Quanto à crise, hoje está claro que ela é mundial, a partir da especulação e corrupção de instituições financeiras estadunidenses, que jogou o mundo na maior crise econômica desde 1929. O pânico nos mercados mundial é generalizado e tudo por causa dos fundos mútuos de investimentos mande in USA.
Akula, para um bom entendor, pingo no i eh letra. Este calhorda cocaleiro deu pitaco num assunto q nao lhe diz rspeito ao se imiscuir em assuntos de outro pais soberano. Se ele vai ou nao comandar um contra sei la o que em nosso pais, isso eu gostaria de ver….nao tem coragem e muito menos grana…quem sabe ira bombardear Brasilia com bombas de cocaina ( reescrevo o q li en outro lugar kkkkkk). Outra coisa, vc nao sabe o q escreve, esta pseudo crise mundial nada mais eh do uma flutuacao , acomodacao de mercados e serve para regularizar mercados e bolsas especulativas…isso sempe ocorreu dada as condicoes de mercados mundo afora….ja, ja, vem uma acomodaao……este mantra dito milhares de vezes por ditas autoridades burras (isso a mais de 7 anos), so serve para encobrir as mazelas q enfrentamos, fruto de desvios e outras cositas mas………nos aqui no Brasil eh estamos em maus lencois c a heranca q estes caras ja estao nos deixando……….mais de 2,8 trilhoes de reais de divida publica…….c certeza este valor ja deve ser ate maior e engoliu o PIB do pais de 1 ano……..vai ser dificil empurrar esta heranca a medio e longo prazo…….mais uma decada perdida…durma c este barulho.
Meu caro Akula, antes de mais nada cabe dizer que impeachment não é golpe. É hipótese constitucionalmente prevista de impedimento do Presidente por cometimento de crime de responsabilidade. Aliás, o partido do qual você já se declarou membro foi parte ativa no processo de impeachment do ex-presidente Collor e passou os 8 anos do governo FHC pedindo o impeachment do mesmo.
Quanto às bravatas proferidas pelo Evo Morales e pelo Maduro, elas traziam embutidas dentro de si uma ameaça sim. Não tente negar os fatos sim? E não se trata de Golpe organizado pelos EUA nas “democracias latinoamericanas” mas sim do ocaso dos governos populistas de viés esquerdistas, ocaso este provocado pela incompetência no trato das questões econômicas (caso de Venezuela e Argentina) e pela investigação pelo judiciário de esquemas de perpetuação no poder envolvendo partidos políticos e empreiteiras (caso do Brasil)
Acelera o KC 390 , manda pra lá , eles aceleram conversão de Gripen A/B em C/D e mandam para cá !
Essa compra de “correria” depois das ameaças do presidente da Bolivia Evo Morales, disse que tem pretensão de invadir o Brasil. Começo deste ano presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, também disse que tem pretensão de invadir o Brasil.
Sds
Sempre disse que o melhor seria alugar os Gripen C/D Sul-Africanos, os MILITARES suecos nunca tiveram intenção de ceder suas aeronaves. Isso foi um grande CAÔ da SAAB.
Para o meu gosto não vejo utilidade alguma em COMPRAR Gripen C/D.
Na minha opinião se vai GASTAR dinheiro que seja em algo que poderemos usar no futuro mesmo com a chegada dos Gripen E/F (seja lá quando por isso)…
A MELHOR opção para o Comando da FAB a longo prazo é negociar com os Indianos e os Franceses e incluir os Mirages 2000 estocados na linha ativa do programa de atualização dos Mirage 2000 dos Hindus…
E aguardar pagando no pinga-pinga mesmo…
Explica para a gente essa lógica meu caro Gilberto: quer dizer que o Gripen C/D não serve para Brasil mas serve “desdesativar” os Mirage 2000 tampões (inclusive tirando do repouso eterno aquele que está no MUSAL) e atualizá-lo no programa dos indianos, que resultará em um vetor inferior aos aviões suecos que você diz que não servem? Será que você esqueceu que o Gripen de qualquer versão é uma aeronave de concepção mais moderna que o Mirage 2000?
A FAB está pagando o preço por anos de enrolação na decisão do fx2 pelo governo se a escolha tivesse sido feita bem antes o hoje os pilotos da FAB já estariam treinando no GRIPEN . A Africa do Sul tem GRIPEN C/D em estoque um acordo com sul africanos na compra ou aluguel envolvendo SAAB e o próprio governo sueco dando um empurrão nessa negociação se realmente o brasil queira comprar coisa que eu não acredito.
Onde tem fumaca, tem fogo…nao eh impossivel q isso aconteca……a Suecia ainda tem alguma reserva de gripen A-B q foram ou estao passando para uma conversao C-D. Entao eh perfeitamente factivel q essas conversacoes estejam progredindo, Alem disso, c a suspensao da conversao dos F5E ex Jordania (8 Unidades, q provavelmente servirao como spares parts)), poupam-se recursos q cabem perfeitamente nesta compra de oportunidade. Segundo informacoes, os 46 F5EM ora a disposicao da FAB (nem todos operacionais ao mesmo tempo), comecarao a ser desativados ja a partir de 2017. Com certeza sem este reforco (sera alocado no GDA) nos proximos 7-8 anos, a aviacao de caca ficara capenga para cumprir seu treinamento e obrigacoes de defesa. Pelo visto, o Gripen E comecara a ficar operacional de fato la por 2021 se tudo correr bem. Estes Gripen A serao assim operacionais por uns 10 anos, tal qual ocorreu c o Mirage 2000, e conjuntamente com os F5EM servirao aos propositos da forca. ate q seja possivel completar todo o lote de Gripen E. Tbm servirao para aproximar e capacitar mais os pilotos da caca la no GDA (+ manutencao) e assim difundir mais rapidamente a outros qdo ocorrerem as entregas do E. Estara de bom tamanho 6 aeronaves URGENTEMENTE.
Isso mesmo Celso, plenamente de acordo.
Amigos,
Leasing é algo factível, pois seria possível ter as aeronaves antes de 2017… Mas uma compra é algo que considero praticamente impossível nessa altura do campeonato; a menos que o País esteja interessado nas células mais antigas e pretenda revitaliza-las para mais alguns anos de operação ( o que acredito ser de custo/benefício ruim a essa altura )…
Bom dia! Se de fato isso tudo concretizar serà muito bom para nóis, desde porque ñ teremos de imediato os “Gripen NG ” de antis-mão , não hà um caça capaz de impor um poder de intimidação aéria enfrente alguns vizinhos problematico é um fado que a FAB vem tendo , ñ só por isso mas de ter realmente uma aéronave de alta perfomace nóis deixa vuneravéis no ar ,pois seremos realista os F-5M e os AMX e Super Tucanos podem até dà uma dor de cabeça para alguns caças mais moderno mais com muito custo é que poderimamo abater um caça do tipos F-16 ,su-30 e porai vai , conserteza uns 12 gripen c/d ajudaria ñ só se impor no ar mais os nossos pilotos futuros teriam um adestramento mais rapidos , e preparados para pilotar e opera os novos caças , e acredito que sairia até mais em conta compra do que alugar por horas de voos ,em fim que venham logo pois estamos precisando destas maquinas para a nossa soberania aérea .
Pessoal voces não estão estranhando o Brasil sem dinheiro e comprando material belico SEM DINHEIRO MAS PELO QUE VEJO COM MUITO CREDITO E AGORA A SUECIA NÃO TEM PRODUTO ASSIM DUMA HORA PARA OUTRA ESPERO ESTAR ERRADO MAS TEM COISA ESTRANHA AI SÓ ESPERO QUE NÃO VENHA BOICOTE POR AI COMO FEZ A FRANÇA COM A RUSSIA ESTA HISTORIA DE AUMENTO DE PRONTIDÃO CHEIRA A ATRASOS NOS COMPROMISOS COM O BRASIL ESPERO MESMO ESTAR ERRADO.
Só vejo logica nessa compra se esses C/D forem convertidos, após a chegada dos E/F, em caças navais e serem aproveitados no Nae São Paulo!
Não vejo nenhuma outra explicação factivel para isso.
Um abraço.
A Expectativa depois de tudo isso, será o Gripen para a Marinha, para conseguir decolar daquele museu chamado porta aviões, vamos ver agora se modernizando fica um fusca novo. ahhahaa
Se o Brasil foi quem propôs comprar, o problema não é a grana, alguém já autorizou negociar, o problema é a indisponibilidade de aeronaves suecas para venda … Putin não tira a pressão com seus bombardeiros em toda a Europa .
Com a economia brasileira derretendo (previsão de recessão de mais de 2%), e com a economia mundial aos Tancos e barrancos (parece que o estouro das bolhas chinesas começou) devemos dar graças a deus que o contrato do gripen ng saiu. Gripen C/D? Muito difícil!
Pois é, acho que vamos de F5 até esses NG chegarem, já foi um milagre esses contrato acontecer.
Sabe a estratégia que o Brasil usou de bombar o mercado interno ?
Pois é o consumidor Chinês não tem acesso a qualquer instrumento de crédito ao consumo (cartão de crédito, cheque especial, CDC, consignado e que tais) eles tem de pagar TUDO a vista no mercado interno chinês.
Só que o governo deles SABE que este caminho é sem volta, uma vez liberado não dá para recolocar o Gênio na Garrafa de novo.
A China está RELATIVAMENTE ruim, cresceu 7,4% em 2014 (kkkkk).
Quando lá este ano ou ano que vem REALMENTE o crescimento chegar perto de zero, o governo chinês poderá fazer o mesmo que o Lula fez nos seus dois mandatos liberar o crédito interno e manter a economia com o consumo interno o que é INFINITAMENTE mais fácil na China com uma população muito maior e mais carente de consumo que a brasileira pode manter a sua economia aquecida por bem mais tempo que o Brasil conseguiu…
Não conte com a derrocada da economia chinesa por que este cenário ainda está longe pra caramba…
Você tem tanto rancor assim dos pobres chineses? Só pode, para estar desejando que caiam na mesma esparrela da ptlândia que quebrou o Brasil. kkk
Boa ideia, Gilberto. Não precisamos de armas, basta exportarmos nossos políticos. A China estará mais arrasada do que se tivéssemos armas nucleares.
Em primeiro lugar, quem te disse isso não tem a menor ideia de como é a economia chinesa. Em segundo, vc esquece que quem deve tem que pagar. A propósito, graças aos descalabros de Lula, a dívida pública federal, mesmo maquiada, está atingindo 2,6 trilhões de reais ou 100% do PIB. Na verdade é bem maior, somada a dívida da petrobrás, do bndes, dos bancos públicos entre outros.
Pra fechar o caixão, a anedota de ter pago o FMI (dívida de curto prazo), mas que aumentou o estoque de dívida externa de 232 bilhões a 482,5 bilhões de dólares de 2002 a 2013. 100% de aumento e nenhuma obra pronta (Itaboraí, Belo Monte, São Francisco…). Todas com atrasos de 4/5 anos e com custo 4 vezes maior.
Zé eu trabalho no Porto de Rio Grande e costumo conversar toda semana com tripulantes chineses e de várias nacionalidades de navios mercantes, GARANTO que sei muito mais do que tu pensas que sabe sobre a China lendo notícias na Mídia de 5ª categoria aqui do Brasil e de meios ocidentais.
A China é o país mais populoso do mundo e tem uma renda per capita menor que a nossa.
A China produz TUDO para o Mundo e mantem seu mercado interno suprimido pelos baixos salários e a ausência quase total de instrumentos de crédito ao consumidor interno para a massiva parte da sua população. Tudo isso para manter-se como APLATAFORMA exportadora do MUNDO nas últimas três décadas.
Tens uma pálida noção de quantos dólares a China acumulou em reservas em trinta anos de superávits contínuos e monstruosos com os EUA e o resto do Mundo ???
A China pode sustentar 10 anos financiando consumo subsidiado da sua população e manter sua economia funcionando sem sequer começar a suar…
Aguardando que o mundo se recupere…
E seus dados sobre a dívida e obras estão simplesmente furados e deve ter coletado este monte de besteira econômica no Financial Times ou na mídia do mercado golpista. Vivemos no Brasil 8 anos em relativa tranquilidade e em pleno emprego e esta dívida que falas era gerenciada.
As obras que citas atrasaram por causa de idiotas que dão ouvidos ecobobalhões e ecoinimigos estrangeiros e atrasam e aumentam o custo das obras e em 2 ou 3 anos estarão TODAS prontas e dando seus frutos. Talvez você preferisse o Serra ou o Aécio fazendo no governo federal o mesmo que o Sartori, o Richa ou Alckmin fazem nos seus estados…
Pena que perderam a eleição 4 vezes SEGUIDAS…
Tente outra vez em 2018…
Falando em besteiras….eis q surge o campeao delas…….o cego, surdo e escreve pra caramba……….kkkkkkk o q sabe tudo, viu tudo e algo mais……o supra sumo do Rio Grande do Sul…el guapo……..
Meu caro GIlberto, ao apregoar de forma praticamente triunfal que o governo chinês pode financiar 10 anos de consumo subsidiado de sua população você está apenas fazendo apologia a um capitalismo patrimonialista de Estado Intervencionista já praticado por aquelas bandas. Ocorre que a crise que está se desnudando no país asiático mostra exatamente a falência desse modelo. E para poder manter taxas artificiais de crescimento o governo chinês terminou por criar diversas bolhas. A que estourou agora é a do mercado de capitais. A próxima será a do mercado imobiliário.
Quanto aos dados apresentados pelo Zé Abelardo, não são invenção do financial times ou da mídia que vocês insistem em chamar de golpista por divulgar as coisas que não lhe são convenientes e sim informações divulgadas pelo próprio governo brasileiro. Ou o governo brasileiro também é golpista e a gente não sabe?
Quanto à internalização da dívida externa que já se encontrava financiada, isso não é segredo para ninguém e é amplamente discutido nas escolas de economia aqui do Brasil.
Já o papo de “relativa tranquilidade e pleno emprego” esse não se sustenta mais. As taxas estão infelizmente aumentando e projeta-se um futuro sombrio a ser agravado ainda mais na esteira do crash chinês e a diminuição da demanda por commodities.
Por fim, ninguém precisa esperar até 2018 pois em 2016 é fato que o Partido no poder irá sofrer uma derrota histórica nas eleições municipais, a começar pelo ciclojihadista de São Paulo, que paradoxalmente arrumou um irmão siamês em Nova Iorque, que além de implicar desde sempre com a polícia agora deu para encrencar com algumas peladonas de Times Square.
Quem entende de economia é economista, tripulante entende de navegação. Vc ouve as coisas por aí e sai repetindo com as conclusões mais estapafúrdias possíveis. Os dados são do TESOURO NACIONAL e de organismos internacionais dos quais o Brasil oficialmente faz parte. Não pego nada em jornal.
Os eco-não-sei-o-quê fazem parte do mesmo grupo do pt, vcs deveriam se entender melhor. Quem acolhe inimigos (Farc, agentes cubanos, venezuelanos e iranianos) no Brasil é o pt.
Se o Brasil mudou sua estratégia e agora prefere comprar estes caças é porque deve ter dinheiro não? Não foi a Suécia que mudou e sim o Brasil. O problema é a falta de aviões, em razão da atual prontidão Sueca.
acho difici isso acontecer!!! estamos sem money vide a compra do siroco que foi um milagre.
Damaceno…
Não acho tão difícil não… Tudo depende como é feito o negócio… como será pago…
O tua justificativa (Siroco) na verdade é a prova que compras podem acontecer… e vem acontecendo…
No momento pode o Brasil não ter dinheiro sobrando… mas todos sabemos que tem condições de assumir empréstimos ou financiamentos externos… Ou esquecemos como vivíamos no século passado… Se empréstimos forem para coisas palpáveis (Siroco, FX2, Prosuper) e não para pagar o juros do juros da dívida externa junto ao FMI, não vejo problemas e contrair empréstimos e financiamentos para esse tipo de compra…
E acho melhor a compra de C/D do que leasing… Somos bons em dar sobrevida para caças….
Abraços
Ribeiro
Mesmo essa do Siroco eu só acredito quando vê-lo a ostentar o cruzeiro do sul…