A Coreia do Sul acusou a vizinha do norte de movimentar mais de 50 submarinos militares em meio às conversas de representantes de ambos países para amenizar o maior período de tensão na fronteira em anos.
Um oficial das Forças Armadas sul-coreanas disse à agência local Yonhap que “70% dos submarinos da Coreia do Norte, cujo número total se estima em 70, partiram de suas bases sem que se possa confirmar sua localização”.
A fonte também assegurou que o regime norte-coreano de Kim Jong-un duplicou o número de tropas de artilharia na fronteira e estas se encontram preparadas para o combate.
Por sua vez, Seul ordenou neste domingo a volta antes do previsto de seis de seus aviões de combate que estavam participando do exercício Red Flag, no Alasca, cujo objetivo é formar os pilotos dos Estados Unidos, da Otan e de outras nações aliadas para situações reais de combate.
Os F-16 tinham seu retorno inicialmente programado para o final da próxima semana.
As duas Coreias se viram envolvidas em um grave episódio de tensão militar desde quinta-feira (20), dia em que Norte e Sul trocaram disparos de artilharia na fronteira.
Após o fato Pyongyang lançou várias ameaças a Seul, e ambas partes mantêm preparadas suas tropas e equipes militares para um possível combate.
Em plena tensão, altos funcionários de ambos governos realizaram ontem uma reunião na Aldeia da Trégua de Panmunjom para tentar buscar uma solução à crise.
Após não chegar a um acordo nesta madrugada, a reunião foi retomada neste domingo.
Norte e Sul permanecem tecnicamente enfrentados desde a Guerra da Coreia (1950-53), que finalizou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.
FONTE: Folha de SP
Pessoal,
Melhor não subestimar esse “ferro velho”. É bem verdade que a maioria se constitui em submarinos obsoletos e ruidosos, mas atuando naqueles mares em específico e se estiverem disponíveis em razoável quantidade, se constituem em uma ameaça que não pode ser ignorada…
Atualmente, somente a USN tem os meios para levar a efeito uma guerra ASW em larga escala. E mesmo seus navios não são invulneráveis…
Ainda se ditador maluco da Coreia do Norte quiser ameaçar com mísseis e’ só os americanos levarem dois bombardeiros B-2 igual eles fizeram a pouco tempo e o ditador bota a rabo entre as pernas e fica tudo certo.
Esses submarinos da Coreia do Norte são relíquias da guerra fria baseados em submarinos russos da década 50 que por sua vez são cópias de submarinos alemães do final da 2 guerra.
Mas agora não é muito interessante para as correias entrar em um confronto, já que tem em comum uma zona de desenvolvimentos com giro de bilhões de doláres está a todo vapor, a um contra ponto que os americanos não querem outro conflito e a china não quer ninguem em seu quintal. enquanto aos submarinos apesar de antigo e de ter uma frequência alta de som, os mesmos conseguem ficar parados por dias para evitar sua detecção, temos ainda os Helicóptero caça submarina, e fragatas utra-moderna em detecção térmica, sensores de leitores de dados para detecção e acompanhamento da doutrina de naval e protocolos de procedimentos, mesmo assim se mostra pouco eficazes contra submarinos, ainda hoje é sempre uma tarefa difícil os localizar.
70 submarinos é uma frota temível !
Mas a Coréia do Sul possui uma frota de superfície moderna e em quantidade respeitável capaz de fazer o inimigo pensar dez vezes ….fora a frota de cerca de 10 modernissímos submarinos de guerra capazes de contra-atacar o regime comunista.
Esse Kim Jong un não é só uma piada de mau gosto, é um doido muito perigoso, vai acabar fazendo m…, o que é pior, vai sobrar para muita gente inocente. Pode sobrar até pros chineses que ainda apoiam esse idiota.
Topol não se esqueça que estas velharias norte coreana, já afundou uma corveta sul coreana e até hoje ninguém conseguiu provar nada, posto que o ataque foi bem sucedido, sem se localizar o agressor.
Assim apesar de serem submarinos antiquados, eles não são submarinos convencionais, são pequenos e, portanto, difíceis de localizar e, assim podem causar algum estrago na moderna marinha sul coreana, mesmo que a um preço alto, pois o impacto de se afundar por exemplo uma KDX III e muito maior do que se afundar 10 submarinos norte coreanos.
Eles atacaram de surpresa… na trairagem…. duvido que a tripulação da corveta estivesse em posição de batalha, com elevado nível de alerta e outros meios apoiando…
Em uma situação assim todos os olhos e ouvidos estão voltados a encontrar e destruir os submarinos… a conversa é bem diferente. lógico que os verdinhos aí obterão algum afundamento, mas em minha opinião seria um massacre do Sul… e o Kim não iria se a conter a contra atacar com os Taepodong…
Bom comentário, Topol.
Consegui fazer o RR concordar comigo !!! Aleluia, ganhei o dia !!! rsrsrs (brincadeira camarada).
kkkkk
É nóis, Topol! 😉
Saudações!
O Submarino é para esse proposito mesmo Topol , pegar a frota inimiga de surpresa e fazer o estrago.
Gabriel,
Aí é que está… Uma força completamente em alerta dificilmente será pega de surpresa. Seus navios e meios aéreos estarão na caça, varrendo o mar com seus sensores enquanto avançam.
É bem verdade que um submarino tem as vantagens mais significativas, mas também tem suas vulnerabilidades. E um atacante de superfície bem adestrado pode muito bem saber explora-las.
Sim Gabriel, o que difere é o nível de alerta.
Topol meu colega boa tarde e aos demais forenses também.
Sei não cara…os submarinos dos caras podem ser um lixo, mas até que todos sejam destruídos eles podem por a pique outras corvetas da marinha da Coreia do Sul tal como já o fizeram no ano passado.
Negar a navegação ou fazer que seja dedicado um grande numero de recursos para a detecção dos submarinos dos norte coreanos, já fez com que parte do seu objetivo fosse cumprido…
CM
Gostaria de saber qual a capascidade destes subs e suas idades?
Toda vez que a Coréia do Norte precisa de alguma “ajuda” do Ocidente e da Coréia do Sul, ela provoca incidentes para conseguir ajuda, é uma situação que já esta ficando chata, pois é um país totalmente construido sobre o poder central, mas que só fará algo com a benção da China, que controla o “pequeno mestre”.
E a China não vai querer trazer mais americanos e japoneses para seu quintal, assim ficamos vendo de vez em quando esta situação de “conflitos” criados para que o Norte consiga algo em “ajuda humanitária”, armas, ou outras coisinhas.
Lamentável.
Os 70 submarinos da Coréia do Norte juntos não valem por 5 type 209 da ROKN.
Os Coreanos do Sul possuem atualmente 9 type 209 semelhantes aos nossos classe Tupi e mais 9 type 214, além dos Destroyer KDX I/II/III e mais o Dokdo equipado com Super Lynx ASW… se eles resolverem caçar essa latas de sardinha do Norte será uma chacina.
O único problema é se o Norte “pegar ar” e apelar com Taepodong, esse é o grande problema do Sul…
Topol. Nas palavras do próprio oficial sul coreano “50 dos 70 submarinos norte coreanos partiram de suas bases sem que se possa confirmar sua atual localização”.
Essa afirmação é a informação mais relevante da matéria por que nos leva a inferir que mesmo a moderna marinha sul coreana sofre para detectar e acompanhar os velhos e antiquados submarinos norte coreanos.
Um submarino mesmo antiquado é uma arma fantástica e as modernas tecnologias que se desenvolveram para combate-lo mal são efetivas contra os modelos mais antigos.
Eu prefiro 70 antigos, mas não velhos Foxtrot do que meia duzia de modernos subs, porque quem tem um não tem nenhum…
O submarino é a arma do mais fraco e seu eu fosse um almirante da MB investiria a maioria dos recursos em uma poderosa frota submarina.
Daniel
Quem tem um não tem nenhum, é verdade, mas quem tem 18 IKL a conversa já é outra… quem tem Destroyers KDX e Helicópteros Super Lynx caçadores embarcados no Dokdo, o bicho pega meu amigo… esses submarinos do Norte são barulhentos e tem que submergir no máximo em 24 horas para recarregar, aí já viu.
Apenas cerca de 20 dos 70 submarinos são oceânicos
os já antiquados “Romeos”, a maior parte do restante
são pequenos submarinos costeiros e mesmo “anões”
que seria usados principalmente em missões de infiltração
no sul.
O fato de 50 estarem longe de suas bases não significa
necessariamente que estejam em águas sul coreanas, mais,
provável que a maioria esteja em águas norte coreanas o
uma possível explicação ao fato de não estarem sendo detectados.
Daniel,
Um país como Brasil precisa deter os meios para fazer a guerra no mar em todo o seu espectro. E isso significa uma marinha equilibrada, com uma boa proporção de meios.
uma coisa é certa, a guerra psicológica e muito bem usada pela correia do norte, que e motivo de preocupação para o ocidente, o que me chama a atenção, puxa vida a correia do norte tem 70 submarinos estimados. como pode ? agora uma guerra entre as correias arrastara os “bem aventurados” americanos a uma outra guerra. por questão vamos dizer contratuais, como uma guerra com o japão faria o mesmo.
Agora a correia sempre está pronta para guerra, mas psicologicamente do que da via de fatos, para eles não interessa uma guerra, bem que já se reunirão para discutir, a questão e que os americanos estão se vendo obrigado a ajudar a correia do sul custe o que custar.
eu também vejo tudo assim mi mi mi
nao vai dar em nada como sempre so muito mi mi mi