A NASA oferece tecnologia inovadora com vários motores para drones silenciosos.
O mais recente em uma série de protótipos de Langley Research Center da NASA, em Hampton, Virginia, o GL-10 é feito a partir de fibra de carbono e tem uma envergadura de três metros, com oito motores nas asas e outros dois na cauda.
Propulsão elétrica eficiente é um objetivo do projeto, embora com grande número de motores, são na verdade pequenos motores mais silenciosos do que alguns grandes.
Tecnologia de ponta Asynchronous Propeller (LEAP), o que impede sons individuais dos hélices de produzirem altos ruídos, outra característica do GL-10.
O controlador do projeto, Mark Moore, diz que o grande número de hélices permite que cada uma seja controlada digitalmente em um RPM (rotações por minuto) ligeiramente diferente, permitindo frequências harmônicas menores.
Espectro de propagação, torna o GL-10 inaudível quando voa a 30 metros de altura. Ele também é capaz de decolar verticalmente, podendo ser usado como um courier urbana para cargas de até 5 kg. De acordo com Moore, drones devem ser ultra-seguros e ultra-silenciosos e este é o objetivo desta tecnologia. Drones mais silenciosos também poderiam ter um impacto positivo no trabalho de conservação.
Serge Wich, de Liverpool John Moores University no Reino Unido, diz que os animais, como pássaros e elefantes poderia ser monitorado sem se assustarem. O GL-10 também pode ser benéfico em operações militares.
Predator e Reaper, atualmente patrulhando lugares como o Afeganistão produzem um zumbido incessante que é audível no chão, e é por isso que os moradores muitas vezes se referem a eles como “Machar” (mosquitos).
As aeronaves maiores planejadas pela Nasa, teriam o mesmo tamanho e velocidade que os drones Predator que transportam mísseis, enquanto aeronaves tripuladas usando a mesma tecnologia estão previstas no futuro.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: trends.directindustry.com
Este aí já poderia ser usado para entregar uma pizza !