Por Luiz Padilha
BNRJ – 10 de agosto de 2015 – A corveta Barroso (V 34), sob o comando do Capitão-de-Fragata Amendoeira, suspendeu nesta manhã da Base Naval do Rio de Janeiro com destino à cidade de Beirute no Líbano.
Esta é a primeira vez que a Marinha do Brasil envia sua mais nova corveta para cumprir a missão na FTM-UNIFIL sob a égide da ONU.
A corveta Barroso renderá a fragata União (F 45) que retornará ao Brasil após a cerimônia de handover.
A corveta Barroso deverá realizar algumas escalas antes de chegar a Beirute no dia 7 de setembro. Na saída na baia de Guanabara, o NPa Guaporé (P45) aguardava a passagem da Barroso.
Ao navio e sua tripulação, bons mares e uma boa viagem!
Abaixo, as fotos da Barroso rumo ao Líbano!
Com tantos posts sobre o novo G40, aqui posso externar o alívio com a aquisição brasileira. É em torno do G40 que a Marinha deve re-dimensionar a MB, com a escolta de corvetas V35,lançadas a partir da base naval do Maranhão. Uma Armada moderna, enxuta e econômica. Versões mais avançadas da V35 poderiam ser lançadas no futuro, para substituir as valentes fragatas Niterói definitivamente. Drones poderiam ser lançados de NaPaOcs baseados no caco das V35. Isto seria plausível, ao lado, de submarinos S-Br. A construção do protótipo do SubNuc é desejável, mas, produzi-lo em escala será uma esforço orçamentário para um país que vai demandar outras prioridades daqui pra frente!
Boa sorte para todos nessa grande missão militar… Abraços ao grande amigo Capitão de Fragata “Amendoeira”…….. Ass: Carlos e Sandra..
Boa sorte para o Amendoeira e sua Tripulacao… se nao me engano, o mar fica mais picado nessa epoca do ano naqueles lados… quanto ao ISIS, o egipcio levou mecha por estar proximo da costa… ou falhou o planejamento ou a inteligencia ao nao considerar ou tomar conhecime to dessa capacidade dos caras…
Carente de tudo.
Defesa antiaerea principalmente.
Se tomar um tiro de missil do ISIS como o navil patrulha do Egito, que por sinal era bem mais armado, então já era!
Fiquem longe da costa pessoal!
O ultimo dos moikanos…..kkkkkkkk e agora vai pra bem longe do Brasil. Deus nos ilumine para nao termos necessidade desta belonave aqui em nossa costa………..
Belo navio, creio que desta classe para cima é nosso mais atual e moderno navio, me corrijam se eu estiver errado, Deus os acompanhe e guarde na viajem e em todo o tempo que ficarão no Líbano !!!!
É um belissimo navio ! Que Deus acompanhe nossos heróis…
É um belo Navio,boa Patrulha a todos tenho orgulho do Senhores!
Com apenas 3 fragatas revezando-se na missão era só questão de tempo
para nenhuma estar disponível. Ainda bem que se pode contar com a Barroso.
Que a Fenix e sua tripulação façam uma boa viagem !
Embora seja um navio relativamente novo ( em vista das Fragatas) , ainda acho que ele carente na parte de defesa aerea!