Um piloto morreu e outro ficou ferido com a queda de um helicóptero Mi-28 durante um show aéreo próximo a Moscou neste domingo.
O helicóptero Mi-28N participava de uma apresentação acrobática, com mais três helicópteros, em Dubrovichi, na região de Ryazan. Durante as acrobacias, um dos Mi-28 entrou em parafuso e o piloto não conseguiu recuperar o controle antes de cair, matando um dos pilotos. O outro conseguiu sair da aeronave e seu estado é estável. Técnicos atribuem a uma falha hidráulica como a causa do acidente.
A apresentação fazia parte dos Jogos Militares Internacionais, que conta com a participação de mais de 50 equipes de 17 países em Riazan.
VÍDEO: Euronews
Rodolfo, obrigado por suas explicacoes……nao sou piloto de heli, mas tenho algumas horas de PP………foi exatamente o q percebi….faltou romper aquela inercia , velocidade, altitude e controle………SDS
rotor de cauda…………..so nao entendo como o piloto nao conseguiu fazer corretamente a auto rotacao para minimizar a queda….
Celso, bom dia!
Respondendo a sua pergunta, a pane no rotor de cauda é a pior pane para uma aeronave de asas rotativas.
Para se fazer uma auto rotação em caso de pane no rotor de cauda, a aeronave precisa adquiri uma velocidade X, isso consta no manual da máquina, a fabricante é obrigada a fornecer todos os dados, inclusive panes deste tipo. Se a aeronave não estava nesta velocidade, o estabilizador vertical da cauda não conseguiu estabilizar, fazendo com que o helicóptero girasse em sentido contrário ao giro do rotor principal.
Um exemplo disso, bastamos relembrar o acidente com o helicóptero da Record, quando este perdeu o rotor de cauda e fez um Pouso “forçado” no jockey clube, em pinheiros. Auto rotação está fora de cogitação, Não sabemos se o rotor travou ou se perderam contato com o mesmo, coisa que acho muito difícil acontecer. Se a altitude estiver abaixo da recomendada, a máquina se encontra na curva do homem morto, que é uma curva gráfica de velocidade e altitude, na qual consta as altitudes e velocidade para uma sobrevivência em casos de panes.
Bom, espero ter ajudado, como sou piloto de helicóptero, entendo um pouco, mas não posso afirmar nada, pois esperamos, como sempre, o resultado final das investigações.
Abraços.
Uma pena…
Se a aeronave entrar em parafuso e a altitude baixa já era… se fosse o Kamov ainda tinha a possibilidade de ejetar mas não no Mi-28…
Mudando de assunto o atrito está alto naquelas bandas, em um intervalo de pouco mais de de 1 mês houveram 6 acidentes onde perderam-se 1 TU-95, 1 SU-34, 2 MIG-29, 1 SU-24 e agora um Mi-28… e antes que alguém diga que são lixos voadores os acidentes estão sendo atribuídos a diferentes causas.
Mas essa quantidade de acidentes me parece estar relacionada à atividade crescente de uma frota envelhecida, o mesmo problema que diga-se de passagem também anda afligindo a USAF. Basta ver que entre a frota de Super Hornets da USN a taxa de desgaste tem sido relativamente baixa, pois se tratam de aeronaves novas.
Su-34 envelhecido?