Marinha do Paraguai diz que Brasil fez duas incursões em suas águas
O Paraguai espera que o Brasil peça desculpas pelo o que considerou uma violação a seu território militares brasileiros em uma perseguição contra contrabandistas na sexta-feira, afirmou neste domingo o chanceler Eladio Loizaga a jornalistas.
“Foi uma flagrante violação da soberania fluvial”, argumentou o ministro das Relações Exteriores paraguaio, que pediu “uma resposta satisfatória” das autoridades brasileiras.
Loizaga disse que o governo de Horacio Cartes apresentou um protesto diplomático depois de convocar seu embaixador de volta a Assunção.
Os militares brasileiros que teriam ultrapassado a fronteira participavam desde o mês de julho da “Operação Agatha”, de repressão ao contrabando.
Segundo fontes do governo paraguaio, os brasileiros trocaram tiros com supostos contrabandistas na altura do Porto Adela, do Paraguai, que fica em frente o Porto Mendes, do Brasil, sobre o lago de Itaipu.
A Operação Agatha é executada em toda a fronteira do país e, segundo as autoridades brasileiras, o Porto Adela é um dos epicentros do contrabando de diversas mercadorias.
O ministro Loizaga disse lamentar o incidente que acontece “em um momento em que as relações estão em seu melhor estado”. “Logicamente, esperamos a resposta e que isso não se repita”, completou.
FONTE: UOL
A soberania deles acaba quando o próprio estado deles protege traficantes e contrabandistas.
pais de traficantes enchendo osaco, bem feito que faça isto outras vezes ,que pague primeiro a divida com o brasil, estamos morrendo de medo do exercito paraguaio formado por dois tucanos que estes corruptos do governo brasileiro deram para eles,
Esses paraguaios não tem vergonha…. É porque interessa muito a eles que o lucrativo contrabando na fronteira continue…. Vivem disso, do dinheiro de Itaipu, do tráfico…….
O misancene criado pelo governo do Paraguay por conta desse factóide em nada ajuda na construção de uma busca pela reconstrução da amizade entre as duas nações. e sabemos o porquê, isso é um fato.
Todavia, por outro lado, fica registrado que o Exército Brasileiro e o governo do país estão levando a sério essa operação. Não só pelos resultados obtidos e demonstrados estatisticamente, mas pelo efetivo empenho e engajamento dos participantes em ações como essa, pois evidenciam o estado de prontidão e aprestamento da tropa e a sua reação quando necessário o efetivo confronto. É preciso se fazer respeitar e respeitar os investimentos feitos pelos cidadãos com seus impostos. Ah! pedido de desculpas é mera formalidade diplomática.
É pra o Brasil mada à froteira do Paraguai pois de là só vem pocarias que entram em nosso territorio. Quêm nóis deve desculpas são este governo fogado para o Brasil, tendo eles atirado em uma embacação da Mb indentificada,mas vêm a pergunta que ñ quer calar até quando o governo corrupto do Brasil irà leva tapas na cara de vizinhos plobrematicos???
Desnecessário desculpar se no calor da perseguição vieram parar aca paraguai, resultado da operação agatha que custa dinheiro.
O Paraguai deve uma explicação ao Brasil, sobre o CALOTE de alguns bilhões de Reais do financiamento do BNDES, para uma grande obra no sistema de transmissão de alta tensão pelo interior do seu pais.
Desculpas uma ova, mantenham seus maconheiros do seu lado da fronteira e nossos militares não terão que gastar munição nos cornos deles.
Eles querem desculpas ou estao exigindo….nossaaaa…..estamos nos borrando nas calcas q esta ameaca diplomatica. Que tal estes safos paraguaios aprenderem a trabalhar ao inves de contrabandear, traficar e roubar e pararem de cobrar o Brasil pelo fato de termos ganho uma guerra q nunca comecamos……A obra de Itaipu foi ou ainda esta sendo paga so pelo Brasil. Metade das turbinas em operacao em principio sao do Paraguai q nos revende esta energia…ou seja, ainda pagamos por isso…e nao eh pouco nao……….tem mais……reclamavam q nao usavam a energia gerada por nossa culpa e necessidade e nao pagavamos o adequado para eles….mas ninguem disse q o Paraguai nunca construi um linhao de transmissao a sua capital por pura falta de vergonha ou sei la o que. Em resumo, a capital deste paisinho de traficantes e contrabandistas ditos coitadinhos, frequentemente fica sem energia…ou melhor ficava pois agora arrancaram do Brasil o compromisso de levar esta energia ate assuncao via construcao do tal linhao…..adivinhem quem vai pagar a conta..os trouxas daqui. Brasil, pais de tolos.
Desculpas ou querem mais um subsidio tipo bolsa itaipu?
Cara de pau!!!!!