BRASÍLIA (Reuters) – O governo brasileiro chegou a um acordo com a Suécia para reduzir os custos de financiamento da compra de 36 caças Gripen NG por 5,4 bilhões de dólares para a Força Aérea Brasileira (FAB), disse uma porta-voz do Ministério da Defesa nesta quarta-feira.
As demoradas negociações sobre o acordo de financiamento atrasaram o acordo final para a compra dos caças, fabricados pela sueca Saab.
Em meio aos esforços de reequilíbrio das contas públicas, o governo da presidente Dilma Rousseff buscou reduzir a taxa de juros de 2,54 por cento ao ano inicialmente acordada em 2014 com a agência sueca de crédito à exportação SEK, como parte de medidas de austeridade promovidas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Mais detalhes do acordo devem ser divulgados ainda nesta quarta.
Segundo o site do jornal Folha de S.Paulo, o governo sueco concordou em reduzir a taxa de juros para 2,19 por cento ao ano, desde que o Brasil lhe compensasse pela perda resultante da redução.
Caso as duas partes não tivessem conseguido chegar a um acordo sobre os termos do financiamento do contrato, o governo brasileiro e a Saab teriam de renegociar o acordo para compra dos caças.
A previsão é que os primeiros Gripens sejam entregues ao Brasil em 2019. A Saab planeja instalar uma linha de montagem para os caças até 2024 em parceria com a brasileira Embraer.
O Brasil tomou a decisão sobre os caças em dezembro de 2013, escolhendo o Gripen, da Saab, em vez do F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, e do Rafale, da francesa Dassault, que também estavam na disputa.
(Reportagem de Anthony Boadle)
Eu torcia com fervor para que o acordo acontecesse , lá no fundo eu tinha um certo receio de dar errado devido aos precedentes ruins do FX1 , mas graças a Deus chegamos lá!
Já tinha visto em outros sites mas fiquei esperando vocês do DAN, pois sei que não ficam publicando sem ter evidências, valeu!!
Parabéns ao DAN, a manifestação do FRL, e inúmeros outros, estes me deixam satisfeito, por saber que a brasilidade e esperança ainda vingam em nosso amado Brasil. Precisamos urgentemente renovar nossa fé e esperança, e muitos assuntos aqui debatidos reforçam isto. Brasil nossa amada nação, terra do presente!
Abraços e luz!
Mais uma vez, parabéns ao DAN pelo cuidado e responsabilidade que sempre teve com suas matérias. E parabéns a todos os sensatos que aqui postaram seus comentários, pois souberam discernir a lógica e a realidade dos interesses puramente ideológicos.
Abraços a todos.
Parabéns ao Brasil, governo e FAB. Essa era uma das razões da fomentação do golpe, pois os vassalos “queriam” o F 18 SH , agora temos que nos preocupar com o sistema de partilha do pré sal, outros e mais importante motivo para o golpe.E AGORA REVISTA VEJA?? PIG.
Que ótima notícia…
E ainda conseguiram reduzir um pouco mais o preço, beleza… agora é apressar o nosso parque industrial e despachar o pessoal para a Suécia para entrar na equipe…
Os Gripens NG brasileiros serão exímios caçadores dotados com o WAD e com os mísseis Meteor… depois da linha de montagem instalada aqui tenho certeza que outros lotes serão encomendados para substituir toda a frota
Parabéns Brasil, parabéns a FAB
“o governo sueco concordou em reduzir a taxa de juros para 2,19 por cento ao ano, DESDE QUE O BRASIL LHE COMPENSASSE PELA PERDA RESULTANTE DA REDUÇÃO.”
Tem muita gente comemorando esse acordo com a tal redução dos juros e simplesmente esquecendo desta misteriosa compensação. Será que o governo brasileiro realmente obteve algum ganho financeiro? A frase indica que trocou seis por meia dúzia.
Confesso que não li nada a respeito disso ainda mas tenho quase certeza que se tratam de compensações de OFF SET
Mais uma vez , tenho orgulho em ser brasileiro.
Fico satisfeito com o PROSUB e o FX-2. Esses caças e submarinos, põe o Brasil noutro patamar, eu ainda acredito nesse pais, nesse governo, nas nossas instituições. No futuro serão 108 caças Gripen -NG para a FAB e 48 Sea-Gripen , levando as nossas Forças aeroanvais para outros patamares, patamar semelhante apenas aos EUA, Russia, França, UK e China. O mesmo nos submarinos , assim que operarmos os 15 SSK SBR e provavelmente os 6 SSN SNBR , estaremos novamente num patamar semelhante aos EUA,Russia, França , UK , India e China, faltando apenas operar também um SSBN, mas estão lançados os alicerces , Contra Tudo e Contra Todos os Brasil será por direito próprio a Primeira Potência do Hemisfério Sul.
Nunca duvidei, mas sempre atento aos vassalos do império. Brasil!
Parabéns ao DAN
Agora sim !!! Confesso que temi pelo desfecho desse episódio mas nunca acreditei que a compra tinha subido no telhado, agora pelo que parece podemos respirar mais aliviados… E para os abutres de plantão daquele site um sincero CHUPA !!! kkkkkkkkkkk
……..uma notícia auspiciosa ….que bom….derrota dos apologistas do fracasso…….
muito bom ainda bem que temos excelentes brasileiros, que amam a nação, parabéns a FAB pela compra dos caças a ser realizada, e também ao esforço do governo, que contribuiu para este acontecimento, e ao DAN pela postura que manteve em relação as noticias mentirosas que foram ventiladas, e a carruagem continua a passar, beleza
Compartilho do desabafo FRL.
Esses europeus adoram dinheiro! Não basta aumentar o preço dos aviões ainda tem que compensar? Isso ninguém fala, porque será? Para encarecer foi rapidinho, nem o governo brasileiro reclamou. Lembrando que eles estão conseguindo mais dinheiro para seu “protótipo”.
Foi a maior chiadeira nos foruns a redução desses juros; imaginem se tivessem que aceitar mais aumento? Claro iriam adorar! Sim porque, se para diminuir é uma polêmica; para aumentar deve ser uma beleza.
Senhores, boa noite.
Quando os meios noticiosos começaram a divulgar que uma delegação sueca aportou no País para discutir o contrato de financiamento dos Gripens, uma avalanche de especulações iniciou-se, em especial noutros sites de defesa. A maioria em sentido jocoso, negativo e até destrutivo aos interesses do País, tudo com o nítido objetivo de atingir o governo e pôr mais “lenha na fogueira” na difícil situação política e econômica atualmente vivida.
Confesso que, em vista da ênfase das informações e do tom sombrio adotado, temi pela continuidade do FX2…
Todavia, eis que agora a verdade veio à tona e o resultado, benéfico ao País, foi anunciado. Vamos continuar a torcer para que todas as etapas desse programa, bem como de outros, sejam exitosas. Para o bem do Brasil, pois o mundo vem se mostrando, cada dia mais, um lugar confuso e sombrio, além de opressivo, em que os fracos e desprotegidos são massacrados e explorados sem piedade.
Saúdo o DAN por manter-se “frio” e equilibrado, apenas divulgando os fatos e não se deixando levar pela boataria! Aliás, saúdo o DAN por manter está mesma postura também em episódios anteriores, o que o vem firmando como um porto seguro de informações neste período tempestuoso ao País.
E, ao mesmo tempo, só posso lamentar que brasileiros se prestem a proceder contra os elevados interesses do Brasil (e, ao menos reflexamente, deles mesmos). Seja plantando e divulgando falsas informações, seja semeando a discórdia, a desunião e o temor, os que assim se portam nada de útil acrescentam ao País, abusando do direito de manifestação do pensamento. Ao contrário, somente favorecem aos inimigos de todos os Brasileiros.
Discordâncias e visões antagônicas são aceitáveis, o debate deve estar constantemente aberto, porém posturas mentirosas que resvalam na sabotagem não podem ser toleradas.
Essa é a diferença fundamental que precisamos aprender para separar o joio do trigo. Essa é a diferença, a ser sempre observada nesta e em outras áreas, que manterá o Brasil unido e forte, lidando com os seus problemas soberana e independentemente, ou desagregado e tíbio, com o risco de ser esfacelado, curvado e submetido a interesses outros que não o de nossa gente.
Desculpem-me pelo desabafo…
Obrigado FRL. Percebemos que os abutres estavam bem ouriçados, mas o DAN preferiu se abster até que a realidade pudesse ser divulgada.
Afinal, qual o intuito de querer jogar lama nesse processo? Fica a pergunta no ar. Nós do DAN confiamos plenamente tanto na Saab quanto na FAB e temos certeza de que o programa andará, mesmo que com muitos brasileiros jogando contra.
Padilha, boa noite.
Antes de tudo, obrigado a você e ao Wiltgen pela condução do DAN.
Ultimamente ando um pouco abalado pela sucessão dos acontecimentos no País. O desânimo que se instala é horrível. Ficamos vulneráveis quando o emocional suplanta o racional…
Então, numa tentativa de reação, e por hábito de minha profissão, começo a me indagar sobre vários aspectos do que é noticiado. Busco, enfim, ultrapassar a superfície da “notícia” para tentar alcançar o seu âmago. Como? Por quê? De que modo? Quando? Quem? E assim por diante, até chegar à questão que, hodiernamente, mostra-se visceral: a quem interessa?
Esta última é a pergunta que todos temos de nos acostumar a formular.
Sabe, vou te dizer uma coisa. Na tragédia de Sêneca, Medeia deixou essa frase que é o princípio básico para investigações e para julgamentos. Numa tradução livre, ela diz: “Quem tirou proveito, foi quem fez(verso 500).” E no verso seguinte: “Aquele a quem o crime leva vantagem, ele o cometeu.” Quando há um assassinato, a primeira pergunta que a polícia faz é: “Interessa a quem? Quem ganha com isso?” Cui prodest? -quem se aproveita? – é o adágio consagrado, em latim.
Pois bem, meu amigo Padilha, afirmo a você, sem muito medo de errar: ainda que 50% das dificuldades e tribulações que estão aí decorram de erros e de crimes (supostamente) perpetrados pelos dirigentes do País e de uma elite empresarial, os outros 50% das confusões atribuídas a esse povo é (muito provavelmente) invencionice que tem por escopo enfraquecer o País, a sua unidade e a sua economia para deixá-lo à mercê dos abutres de sempre.
Cui prodest?
Comentário perfeito FRL, você pôs o dedo na ferida. Parabéns pela percepção patriótica, sem paixões políticas ou ideológicas.
FRL, boa noite!
Deixo aqui os meus mais sinceros e grandiosos elogios ao seu comentário, que sem dúvida alguma, procede com a total realidade que vem deteriorando nosso sagrado solo, Brasil.
Meus parabéns, se pudéssemos rebanhar tantas outras pessoas com a mesma lógica de raciocínio no Brasil, poderíamos estabelecer uma linha reta, na qual iríamos direto aos objetivos de uma nação de tamanho esplendor, que é o desenvolvimento cultural, moral e intelectual de toda a sociedade, podendo exportar idéias e nos transformarmos em escola para o mundo.
Fred, seu comentário logo a cima foi perfeito, infelizmente muitos brasileiros jogam contra, e não temos meios de confrontá-los de igual para igual porque tudo no país que se julga informativo, é na verdade o pior inimigo do estado.
Como diz nosso grande amado Chico, devemos sempre mostrar a verdade, mesmo que sejamos achincalhados, lutar sempre, desistir nunca.
Abraços a todos, e realmente espero, que comentários desse porte, sirvam, ao menos, para fazer com que os outros possam refletir e ajudar a construir uma nação e um mundo melhor.
Rodolfo Mussio.
FRL e Luiz Padilha,
Muito apropriada e ponderada suas colocações. Nada mais vejo de expressão da realidade e equilíbrio. Parabéns a todos também que compartilham da mesma opinião.
Tem gente que vai cheirar a enxofre por causa dessa notícia, mas não vai se retratar do seu contraditório.
FRL, li atentamente o q vc escreveu e o parabenizo pelo ton e qualidade de seu conhecimento latin e filosofico…..mas permita-me um comentario simples……nao se pode responsabilizar os 50 % citados por voce como responsaveis, a nao ser pela mediocridade e falta de educacao ou conhecimentos gerais. Realmente, a midia valoriza, produz sensacionalismo e mentiras….mas tenha absoluta certeza q estas noticias tbm sao plantadas e compradas. Tenha absoluta certeza q tais fatos q psupostamente denigrem politicos, empresarios , banqueiros ou q quer q sejam, nao nasceu nao seio desta sociedade recentemente. A historia de nosso pais e muitissimo rica em tais fatos de desvios eticos, financeiros. O problema eh q isto chegou a um ponto insustentavel, onde a maioria das instituicoes garantidoras de uma democracia esta apodrecida e dormente. A clase politica q ai esta em sua maioria se deleita com o cofre publico e esta mesma classe nao abre mao deste butim…….enfim, as regras sao eles mesmos q criam e nelas se protegem……volte 20 anos atras e veja quais os nomes q estao sempre em evidencia…..passamse geracoes e as moscas nao mudam nunca…..eh filho de, neto de, padrinho de, herdeiro politico de,……perdoe-me…..escrevi demais….mesmo assim entendo seu ponto de vista e o cumprimento mais uma vez. Sds
Celso, boa tarde.
Obrigado por manifestar-se sobre o meu comentário. Veja, em outro “post” meu, nesta mesma notícia e um pouco mais abaixo, acredito que está a resposta ao que o amigo colocou.
Entretanto, peço licença para completar com algo mais: a nossa classe política, atual e historicamente, não é a mais denodada. É claro que existem exceções, tanto à direita como à esquerda, embora eu prefira os “de centro”. Mas poucos são os líderes e, em menor número ainda, os patriotas e estadistas de que o País muito precisa. Decerto que existe a premente necessidade de haver uma completa renovação dessa classe, mas, oxalá, uma renovação que prime pela qualidade…
Isso não obsta que, se forem descobertos crimes e os seus autores e partícipes, políticos e/ou empresários, pouco importa, haja as devidas punições – volto a destacar, sob normalidade institucional e de acordo com a lei vigente. Apenas creio que seria melhor para o País que, em vista de as informações serem sensíveis, os autos dos processos tramitassem sob sigilo, evitando o espalhafato e o sensacionalismo. Essa simples medida diminuiria, bastante, as agitações, os desequilíbrios e as confusões que a economia e o nosso povo estão a passar. E também diminuiria a chamada “crise política”, pois a autodepuração se daria de forma mais serena e natural.
Afora isso, e observando o fenômeno de uma maneira mais ampla, o fato é que o País está sendo literalmente atacado, está “pagando o preço” por ter se “associado” aos indesejáveis do mundo, sob a ótica ocidental. A formação dos Brics (em especial a aproximação à Rússia e à China), seu banco e seu fundo contingente, a atuação amistosa perante desafetos do “establishment” ao longo dos últimos 15 anos (vários exemplos podem ser dados), além de um misto de arrogância e falta de diplomacia, exatamente quando os “donos do mundo” estavam relativamente enfraquecidos e focados em outros assuntos, agora são duramente punidos, com a recuperação deles (puro espírito revanchista, para “pôr o País no seu lugar”).
Não bastasse isso, há ainda a percepção de que o Brasil avançou também tecnológica e energeticamente, e os dominantes não aceitam isso. Como você perceberá, não só na questão nuclear, mas em tantas outras (aeronáutica, petróleo, gás, eletrônica, naval, infraestrutura etc.), querem manter controle absoluto pelo que acontece por estas bandas. O mundo ocidental vê, com muitas reservas, a ascensão do Brasil, que é considerado apenas “uma grande caixa d’água”, “um grande fazendão” e depósito de recursos minerais e biológicos e ser explorado pelas “metrópoles”. Ou seja, ainda impera o pensamento colonialista. O brasileiro é visto como um reles “caseiro”, como um “jardineiro”, que um dia receberá o “bilhete azul” e terá de entregar a terra aos seus “donos”.
Enfim, para que isso, sob a ótica deles, seja mantido, enfraquecer o povo desunindo-o, enfraquecer a economia minando-a, acabar com as incipientes tecnologias autóctones e parque fabril (em especial a BID), manter a infraestrutura subdimensionada, controlar os meios de telecomunicações é fundamental. Ou seja, somos o alvo de uma guerra de 4ª geração em franco andamento!
Celso, gostaria de me alongar mais. Não quero, porém, tomar mais do seu tempo. Igualmente tenho de trabalhar. Grande abraço a você e a todos do DAN, seus comentaristas e editores.
Ah, e antes que surja alguém com o dedo em riste a e classificar como troll, MAV, assecla do governo etc. etc., saiba que não é nada disso.
Não sou o dono da verdade. Expresso somente a minha opinião.
Acredito que, se crimes foram cometidos, os autores têm necessariamente de ser investigados, processados e julgados. Se condenados, têm de cumprir pena. Mas isso tudo de acordo com o devido processo legal, marcado pela ampla defesa e pelo contraditório, em um ambiente de normalidade institucional e serenidade de administração da Justiça, e não nos tablóides com estrondoso sensacionalismo, que se reflete negativamente sobre o País inteiro.
Ou seja, qui potest capere capiat, compreenda quem puder compreender, pois nem todos são capazes de atingir certos valores mais elevados.
Padilha gostaria de endossar o comentário do FRL,felizmente a DAN az jornalismo, não futricas de quintas colunas. Vida longa a DAN e seus editores.
Eu diria poucos brasileiros caro Padilha, afinal ainda acho que a grande maioria torce pra que as coisas importantes desta nação deem certo!
Sds…
FRL,
pode ter certeza que seu “desabafo”, expressa o sentimento de muitos brasileiros, inclusive eu…
Excelente notícia! Parabéns a FORÇA AÉREA BRASILEIRA!
Queira Deus que seja verdade! Que venham “voando esses caças”!
Algem sabe quantos caças a FAB perdeu desde o começo do FX, quantos pilotos perderam suas vidas!
Será que agora vaí ????? Eu li mas vou dar uma de ateu.
Ufaaa
Agora só sobra aos agorentos enviar emails aos senadores…
Mais uma notícia para desmascarar as mentiras da Veja.
o governo Brasileiro conseguiu um grande acordo tivemos uma redução importante nas taxas de juros, isso é muito importante, pois o que vamos economizar poderá ser investido em outras coisas.
Como ficam os especialistas que nesta última semana postavam criticas ao governo???
Passaram a última semana dizendo que os gripens já eram que o governo era incompetente, que o Brasil não era sério, etc etc, etc…
Pobres coitados entreguistas e vassalos, capachos yanques que só sabem criticar, tomaram bolas em suas costas, kkkkkk
Até que enfim!
Acabou essa novela ridícula , agora vamos para os helicópteros de Ataque do EB e Prosuper
Vou tentar ter acesso aos termos desse acordo. Porque de posse deles, agora, sempre que eu quiser um empréstimo, vou à CAIXA ou ao BB exigir que minha taxa de juros seja fixada no mesmo patamar que o Brasil negociou com a Suécia, ou seja, 2,19% a.a. Brincadeira esse nosso país. Atocham a população com juros escorchantes e sempre querem pagar menos quando financiam alguma coisa.
Então você terá que se dirigir ao banco sueco.
O Banco de Fomento da Suécia, que está fazendo o financiamento dos gripens…é um banco estatal sueco, do mesmo tipo do BNDES.
E este acordo financeiro para a compra dos caças suecos, é semelhante ao que o BNDES fez com Cuba para construir o porto de Mariel, ou seja: O Banco de Fomento da Suécia está financiando um comprador extrangeiro em suas compras de produtos suecos…Da mesma forma que algumas vezes o BNDES faz com a exportação de serviços e produtos brasileiros.
Só que aqui, o povinho “que sofre de artrose no dedo indicador”, surta, quando o BNDES faz a mesma coisa. Só no Brasil mesmo…
Você foi muito feliz nessa comparação. Aqui os golpistas de plantão não perdem a oportunidade para atacar o governo. Essa atitude de tentar baixar a taxa de juros foi para defender nossos interesses, mas alguns mal informados já foram logo dizendo que era pra atrasar o negócio.
Os que hoje fazem parte do tal governo, também foram golpistas em atacarem Fernando Collor nos anos 90 ? Desde quando criticar um governo cujos componente estão envolvidos até o pescoço na roubalheira mais descarada em 500 anos de história é golpismo ?
Ou você não conhece que o Impeachment é um instituto jurídico legal e previsto na Constituição ? Ou você não sabe que a Presidente cometeu crime de responsabilidade em 2014.
Macho, deixe para comentar sobre assuntos de defesa e armamentos, não venha ofender a dignidade nem a inteligência dos brasileiros dignos e sérios que não se coadunam com essa quadrilha. E muito mais coisa ainda virá, cm as investigações do BNDES, do Eletrolão, etc. Tem até almirante send preso.
Aqui no meu Nordeste, tradicional “curral eleitoral” desses pilantras que estão no Governo, tem gente pobre, sem instrução, gente que mal tem o que comer sendo obrigado a pagar de 100 até 400% a mais na conta de energia, quando a Presidente prometeu exatamente o contrário em sua campanha.Direitos trabalhistas mexidos, aposentadoria dificultada, altíssimos níveis de corrupção e arrocho fiscal decorrentes de erros nessa nossa economia keynesiana e intervencionista, asfixiante dos pobres e dirigida por um governo que protege alguns poucos empresários “amiguinhos” em detrimento da livre concorrência. O Estado se imiscuindo com a iniciativa privada, resultando nas já conhecidas roubalheiras. Não é o povo brasileiro que está sendo beneficiado com a roubalheira, quem está com a cúpula na cadeia é o partido ligado ao Governo.
Aqui no Ceará tem até pobre semi analfabeto discutindo o roubo na Petrobrás em boteco de esquina, gente que está sentindo no bolso os arrochos de um desgoverno irresponsável e criminosamente socialista, perpetuador da miséria e do ódio e de classes.Os brasileiros nunca estiveram tão divididos. Defender o Governo é ser inimigo dos cidadãos brasileiros e apoiar a perpetuação desse horroroso projeto de poder perpétuo em pleno século 21.Isso é ridículo e absolutista.
Este é o meu recado, se quiserem bani-lo por eu falar o que mais de 70% dos brasileiros pensam, etão saberemos já o nível de democracia do site.
Ironia só dá certo quando é compreendida. Mas num país onde até as ironias precisam ser explicadas…