A Dassault Systèmes, a empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial em software de projeto 3D, 3D Digital Mock Up and Product Lifecycle Management (PLM), anuncia que a sua plataforma 3DEXPERIENCE foi escolhida pela Aeros, empresa líder na fabricação de aeronaves, para auxiliar no projeto e na produção de seu carro-chefe Aeroscraft – primeiro dirigível de carga do mundo. A Aeros utilizará a solução “Engineered to Fly” da Dassault Systèmes para projetar e entregar a próxima geração de dirigíveis Aeros e soluções aerostat para militares e clientes comerciais.
Nos próximos anos, a Aeros planeja ter sua frota de aeronaves em operação global, com a solução “Engineered to Fly” executando o trabalho de design, incluindo sistemas elétricos e mecânicos. A fabricante de aeronaves também validará o projeto em relação aos requisitos e critérios de desempenho, tais como os de fabricação, por meio de simulações contínuas e robustas. Com o “Engineered to Fly”, a Aeros trabalhará em tempo real, tanto internamente como com os seus parceiros em todo o mundo, para assegurar que cada fase seja concluída a tempo.
O dirigível Aeroscraft poderá transportar grandes quantidades de suprimentos por longas distâncias, com capacidade de entrega em áreas inacessíveis por veículos marítimos e terrestres. Esse tipo de aplicação inovadora pode fornecer suprimentos e mobilidade para os militares em situações emergenciais e missões humanitárias, como ações de combate à fome.
“Nós escolhemos uma solução que integre as equipes de engenharia globalmente distribuídas e se atualize conforme crescemos. A solução industrial “Engineered to Fly” é a escolha certa para gerenciarmos os sistemas de grande porte em nossos dirigíveis”, afirma Igor Pasternak, CEO da Aeros.
“A reinvenção do dirigível da Aeros vai mudar a forma como as cargas são transportadas. Com o “Engineered to Fly”, a Aeros tem o desempenho dos dirigíveis garantido no planejamento e na operação. Isto permite que mantenham o foco na inovação e na criação de produtos para a próxima geração”, afirma Michel Tellier, Vice-Presidente da Indústria Aeroespacial e Defesa da Dassault Systèmes.
FONTE: Planin
………..colega Gilberto…..fui la no site e realmente eles tem um amplo leque de serviços…acredito que terão êxito em todos eles,pois tem um sólido apoio financeiro do Grupo Bertolini …quanto ao transporte na Amazonia penso que o mais correto seriam os ekranoplanos…existem bastante sites acerca dele na net …….Sds;;;
………….no Brasil esse tipo de dirigivel teria que ser bancado pelo GF pois, a iniciativa privada tupiniquim bancaria?.. porem se o GF bancasse, se tornaria mais uma Petrobrás da vida com corrupção? ekranoplanos na Amazonia sim……seria ótimo,pois tem condições naturais de sobra.para funcionar………rios,passageiros e carga…………..
Vai no site da Airship do Brasil…
Governo e empresa privada do RAMO de transportes…
Tem tudo para dar certo…
Além de transporte de carga para a Região amazônica o Exército Brasileiro poderá usar uma versão militar de carga no futuro para apoio e deslocamento de pessoal e material para a rede de pelotões de fronteira na Região Amazônica.
Outra possibilidade é como drones de vigilância automáticos com captação foto elétrica na grande área do casulo do dirigível e o uso de motores elétricos de modo a manterem-se no ar por longos períodos carregando sensores de radar para cobrir as zonas de sombra radar onde os equipamentos instalados em terra não cobrem com eficiência
………….a origem do modelo rodoviário vem desde 1920 no governo da Velha República e até 1940 a Rio- São Paulo era a única pavimentada do país,porém só após Juscelino Kubitschek aumentou o numero de rodovias até sob pressão de grandes fabricantes de automóveis( Wolkswagen, Ford e General Motors)….a ascenção desse modêlo de transporte e carga cresceu até os dias de hoje simultâneo à queda do transporte ferroviário o qual por ser pioneiro no país ja na década de 50 era considerado defasado tal a ênfase dada ao modelo rodoviário que agora já começa a dar mostra de esgotamento no transporte de commodities se compararmos caminhóesxtrens de carga tanto em capacidade de carga como em economia de combustível….este dirigível e ekranoplanos cairiam como uma luva para o país………poreeeeem
as vantagens são:
economia no consumo de combustivel algo em torno de 1/20 do gasto no trasporte aéreo, dispensa de infra-estrutura viária. alcance global sobre mar e terra e menor impacto ambiental
as desvantagens são:
mais lento que os aviões (porém mais rapido do que navios e possivelmente do que transporte terrestre)
custos de aquisição e projeto e ser competitivo em um mercado que ja esta bem estabelecido com serviços de logistica
Os dirigiveis são a ferramenta ideal para o Brasil , não precisariamos depender tanto da morosidade e incompetencia do governo para fazer infraestrutura
Projetos de dirigiveis existem as dezenas, para não dizer centenas. O problema continua sendo como conseguir viabilidade comercial com isso. Ninguem conseguiu lucrar com voos comerciais de dirigiveis desde a Companhia Zeppelim.
E eu acredito que esse projeto americano vai falir tambem. Em um pais com rodovias, ferrovias, hidrovias de alta qualidade em todos os lugares, não é facil entrar com um modal novo. Os fretes já são rapidos e baratos. E cargas especiais são esporadicas, não sustentam uma fabrica. Uma grande companhia alemã faliu a poucos anos, depois de arrecadarem uma fortuna na bolsa para um negocio parecido.
Eu acredito que esse meio de transporte só é viavel em paises com infraestrutura de transportes precaria, mas com cargas o suficiente para bancar linhas regulares de dirigivel.
E a America do Sul e alguns lugares da Asia são as regiões que reunem essas caracteristicas.
E uma das melhores rotas para isso é justamente Manaus Centro-Sul. O projeto da Airship do Brasil pode dar certo por isso, talvez o unico que pode dar certo.
Eles poderiam vender dirigiveis para os empresários do Brasil , não temos rodovias de qualidade , não temos ferrovias , não temos hidrovias ….com as concessões haverá pedágio para tudo e o trasporte aéreo por dirigiveis será uma ótima opção para transportar mecadorias até os portos e no Norte , Nordeste e Centro-Oeste.
tinha uma start-up alemã que tinha um projeto dum dirigivel cargueiro pras 160t e com alcance global, o projeto não foi pra frente mas de herança ela deixou um hangar gigante que eles converteram em um parque aquatico coberto
Sabemos que muitos projetos de energia limpa não irão ser desenvolvidos por motivos que vão além do econômico.
Precisam definir oque é “grande quantidade de carga” ou seja forneçam números.
Assim será possível analisar o custo x benefício para aplicação comercial.
Só que tem gente aqui pertinho que partiu na frente destes gringos…
Junto com o pessoal do Exército Brasileiro e do Grupo de Transporte Gaúcho Bertolini.
ADB – Airship Do Brasil
http://www.airshipdobrasil.com.br
se n me engano ela é certificada como EED, mas se tratando de brasil…
Os dirigiveis de carga seriam uma ferramenta fantástica para o agronegócio brasileiro, tirar a carga da rodovias esburacadas , aumentar a capacidade de transporte tudo a um preço baixo
Gabriel
Acredito que melhor medida seria o GF trazer fábricas de trens para Brasil, para realocar as dezenas de milhares de metalurgicos demitidos pelas fábricas automotivas.
E também, diminuir número de caminhões, pois caminhões além de ser transporte caro, é perigoso, colocando a vida de muitas pessoas, e destruindo as estradas.
Os Estados Undos, todas cidades são ligadas por trens tanto de carga e de transporte.
Você viajava pelas estradas americanas, e não ve quase nenhum caminhão, impressionante isso, para uma econômia de 17 trilhões de doláres.
Agora aqui, caminhão pra tudo lado.
Sds
já existe fabrica de trens no brasil, o que o GF precisa fazer é abrir concessões pra aumentar a malha ferroviária
O Brasil poderia estimular a consolidação de empresas nacionais para produção ferroviária. Temos um razoável parque industrial, mas faltam investimentos e interesse nesse ramo.
Eu não acredito na capacidade desse governo de fazer infraestrutura e cumprir prazos…..os dirigíveis seriam uma maneira do empresario se desvincularem da incompetência do Estado e aumentarem a eficiência na logística….
se não me falha a memória existe tal projeto no brasil (não que isso quer dizer alguma coisa), e uma empresa certificada como EED