A Operação TROPICALEX/150 anos da Batalha Naval do Riachuelo /2015 começou intensa. O Grupo Tarefa da Comissão, sob a coordenação do Comando da 2ª Divisão da Esquadra, desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro, no dia 7 de junho, em postos de combate. Ao longo do dia, as Fragatas “Rademaker”, capitania da operação, e “Liberal” realizaram exercícios de Trânsito Sob Ameaça Aérea e Trânsito com Oposição de Superfície. A ação contou com duas aeronaves da Marinha do Brasil (AF-1) e duas aeronaves A-1 da Força Aérea Brasileira (FAB).
No segundo dia de comissão, os militares realizaram Ação de Presença na Bacia de Campos e exercícios de Leap Frog, Ligth Line e Homem ao Mar. Para concluir a primeira etapa da operação, os navios se deslocam em direção aos portos de Salvador (BA), Vitória (ES) e Santos (SP), onde participarão das comemorações alusivas aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo.
A Operação é composta pelos seguintes meios: Fragata “Rademaker” (F49), com aeronave AH-11A Super Lynx embarcada; Fragata “Liberal” (F43,) com aeronave UH-12/13 embarcada; Fragata “Greenhalgh”; Navio-Patrulha “Gravataí” (P51); Navios-Varredores “Anhatomirim” (M16) e “Araçatuba” (M18); aeronaves P-3AM, P-95 e A-1 da Força Aérea Brasileira (FAB) e a aeronave A-4KU Skyhawk (AF-1) da MB.
FONTE: Nomar
Boa noite
obrigado pela resposta.
Bom dia Padilha
No Poder Naval saiu uma notícia que o Marajó e a Greenhalg tiveram problemas e precisaram abandonar o exercício.
Procede isso?
Apesar dos problemas orçamentários a MB teria algum plano para substituir o Marajo?
Att.
O que posso te dizer é que o Marajó está na BNRJ. Problemas ocorrem em qualquer marinha.
Se ocorreu o que podemos ver é a necessidade de termos outro NT.
………..embora faltem corvetas e fragatas é sempre bom fazer exercícios com as que tem para manter a tropa afiada……
Wildlynx
Belíssimo navio essa Type 22.