Não consigo imaginar o Brasil se beneficiando das vendas deste equipamento para outros países, pois a Airbus possui uma linha de produção da Europa, duvido que eles utilizaram componentes brasileiros nos equipamentos produzidos por la. Na América latina salve engano os dois operadores são México e Chile, que também não compraria do Brasil.
O governo deveria ser mais transparente e vir a publico e dizer que a linha de montagem são exclusivamente para uso do Brasil, e que permitirá a autonomia de manutenção desses meios, e não vender a ideia para a população, de que existe a possibilidade de vendas para o mercado latino americano, não vejo nenhum país latino em condições econômicas e politica para adquirir esses helicópteros do Brasil.
Como contribuinte fico na expectativa da Universidade Federal de Itajubá criar um curso de engenharia aeronáutica voltada para helicópteros e em parceria com a Helibras, promover pesquisas nesta na área, para quem sabe um dia termos especialistas capazes de planejar e construir um Heli made in Tupiniquim.
Do mais acho que será um ótimo vetor para as forças.
Abs
Não concordo com o amigo, no tangente ao “governo deveria… e vir a público” … Uma declaração destas, não é verdadeira, pois a linha de montagem em MG é da Helibras, e consequentemente da Airbus…. Nada impede, que em havendo uma necessidade, devido a uma negociação comercial, sim ser produzidos helis para o mercado latino e ou africano… Na economia atual (nossa e mundial) é pouco provável, mas não é impossível…
No mais, concordo com o amigo, espero que este projeto, (assim como o FX2), traga outros benefícios, além do mero comercial do fabricante…
Abraços
Atirador 33 SE este heli ganhar a competição NMRH da Marinha da Índia (que é uma competição onde quem concorre é a variante naval feita para o Brasil) ou parte da encomenda será feita no Brasil ou será feita na França com componentes deste projeto específico feitos no Brasil.
O acordo previa q …..vendas (heli do modelo EC-725) pra América do Sul e África .. seria sim made in ”br” … ate ai a AIRBUS …n violo em nada o acordo ao vender pro Oriente Médio , Europa e Asia .. algo normal … agora isso n muda o fato q a própria AIRBUS possa vir aki .. e comprar componentes q estão sendo fabricados aki (n e so a HELIBRAS q ganhou com esse contrato … são mais de 30 empresas nacionais ligadas ao programa … ) …. e n são poucos … nos n compramos o ”projeto” do EC-725 (atual H-225M)… existe um diferença ai ..algo q limita nossas opções … o Brasil e o único pais da America do sul a usar o EC-725 …. México n vale (A norte …).. e o Chile opera o AS-532 (Cougar) … e o ”Puma” …… Venezuela e Bolivia tb …. pode se pensar neles como um mercado futuro pra nosso produtos …..
A primeira chance perdemos ano passado quando o Peru fechou uma compra de 24 helicópteros médios com a rosobonexport do modelo Mi-171… mas assim como essa oportunidade surgiu outras podem surgir, tudo depende do empenho do governo e do ministro da defesa e da própria fábrica em oferecer o produto e participar de licitações, etc… se pintar uma venda para o mercado sul americano ou qualquer outra parte tem todas as possibilidades de ser montado no Brasil, foi para isso que pagamos a mais por ele e foi para isso que a fábrica se instalou aqui, para facilitar sua logística de vendas
Vão usar até o osso! E depois devolver entregar pra Marinha?
Torcendo para que não caia numa dessas demonstrações…
Mas seria uma boa oportunidade para o Marketing de nossa marinha, não fossem cobrir até a nossa insígnia.
Douglas,
Essa aeronave pertence ao fabricante. As marcações precisam ser apagadas, pois está em demonstração pelo fabricante e não pela MB.
Já na exposição estática no Paris Air Show, a aeronave está nas cores da MB.
Abs
Guilherme ,se este heli pertence ao fabricante ,como que ele vai ser o futuro 7107? È normal usar o heli em manobras e ebibições ,havendo um certo desgaste de componetes e depois entrega-lo ao usuário como se fosse novo ? Abs
É justamente essa a pergunta que eu ia fazer…
É do fabricante ainda, ou da MB? Se é do fabricante nem a insígnia deveria ter…
Claro que passará por revisões, e outras coisas… Mas é como entregarmos nosso carro para darem cavalos de pau por aí em uma apresentação automotiva, não acham? Bem, eu não deixaria…
provavelmente ”motor” a alguns itens .. vão ser substituídos antes da entrega …. ao meu ver o Heli ja e nosso .. ceder equipamento ”full” .. a fabricante pra demonstrações no exterior .. e a coisa mais normal do mundo ….
É eu sei… demonstra toda a versatilidade de movimentos que um heli deve ter… e ele tem naturalmente…
Mas se fosse uma kombi andando de lado, não dá outra… estraga a suspensão e gasta os pneu…
E você ainda gasta tempo me respondendo…
Abraços
muito bacana o vídeo. Aqui sempre tem novidades, ou furos!
Pelo voo dá para perceber que é uma aeronave com boa reserva de potencia, creio que os pilotos devem gostar de manejar este helicóptero…
Não consigo imaginar o Brasil se beneficiando das vendas deste equipamento para outros países, pois a Airbus possui uma linha de produção da Europa, duvido que eles utilizaram componentes brasileiros nos equipamentos produzidos por la. Na América latina salve engano os dois operadores são México e Chile, que também não compraria do Brasil.
O governo deveria ser mais transparente e vir a publico e dizer que a linha de montagem são exclusivamente para uso do Brasil, e que permitirá a autonomia de manutenção desses meios, e não vender a ideia para a população, de que existe a possibilidade de vendas para o mercado latino americano, não vejo nenhum país latino em condições econômicas e politica para adquirir esses helicópteros do Brasil.
Como contribuinte fico na expectativa da Universidade Federal de Itajubá criar um curso de engenharia aeronáutica voltada para helicópteros e em parceria com a Helibras, promover pesquisas nesta na área, para quem sabe um dia termos especialistas capazes de planejar e construir um Heli made in Tupiniquim.
Do mais acho que será um ótimo vetor para as forças.
Abs
Não concordo com o amigo, no tangente ao “governo deveria… e vir a público” … Uma declaração destas, não é verdadeira, pois a linha de montagem em MG é da Helibras, e consequentemente da Airbus…. Nada impede, que em havendo uma necessidade, devido a uma negociação comercial, sim ser produzidos helis para o mercado latino e ou africano… Na economia atual (nossa e mundial) é pouco provável, mas não é impossível…
No mais, concordo com o amigo, espero que este projeto, (assim como o FX2), traga outros benefícios, além do mero comercial do fabricante…
Abraços
Atirador 33 SE este heli ganhar a competição NMRH da Marinha da Índia (que é uma competição onde quem concorre é a variante naval feita para o Brasil) ou parte da encomenda será feita no Brasil ou será feita na França com componentes deste projeto específico feitos no Brasil.
O acordo previa q …..vendas (heli do modelo EC-725) pra América do Sul e África .. seria sim made in ”br” … ate ai a AIRBUS …n violo em nada o acordo ao vender pro Oriente Médio , Europa e Asia .. algo normal … agora isso n muda o fato q a própria AIRBUS possa vir aki .. e comprar componentes q estão sendo fabricados aki (n e so a HELIBRAS q ganhou com esse contrato … são mais de 30 empresas nacionais ligadas ao programa … ) …. e n são poucos … nos n compramos o ”projeto” do EC-725 (atual H-225M)… existe um diferença ai ..algo q limita nossas opções … o Brasil e o único pais da America do sul a usar o EC-725 …. México n vale (A norte …).. e o Chile opera o AS-532 (Cougar) … e o ”Puma” …… Venezuela e Bolivia tb …. pode se pensar neles como um mercado futuro pra nosso produtos …..
È só ver o histórico da Helibrás.Quantos helicopteros militares a empresa exportou depois que passou a ser controlada pela Airbus?
A primeira chance perdemos ano passado quando o Peru fechou uma compra de 24 helicópteros médios com a rosobonexport do modelo Mi-171… mas assim como essa oportunidade surgiu outras podem surgir, tudo depende do empenho do governo e do ministro da defesa e da própria fábrica em oferecer o produto e participar de licitações, etc… se pintar uma venda para o mercado sul americano ou qualquer outra parte tem todas as possibilidades de ser montado no Brasil, foi para isso que pagamos a mais por ele e foi para isso que a fábrica se instalou aqui, para facilitar sua logística de vendas
NEm os fabricados aqui tem compontes Brasileiros.Esta historia de nacionalização de componentes é uma coisa que já não acontece desde o esquilo.
Isso mostra que, nas mãos de pilotos adestrados, o desempenho do EC-225M é bastante interessante.
Vão usar até o osso! E depois devolver entregar pra Marinha?
Torcendo para que não caia numa dessas demonstrações…
Mas seria uma boa oportunidade para o Marketing de nossa marinha, não fossem cobrir até a nossa insígnia.
Douglas,
Essa aeronave pertence ao fabricante. As marcações precisam ser apagadas, pois está em demonstração pelo fabricante e não pela MB.
Já na exposição estática no Paris Air Show, a aeronave está nas cores da MB.
Abs
Guilherme ,se este heli pertence ao fabricante ,como que ele vai ser o futuro 7107? È normal usar o heli em manobras e ebibições ,havendo um certo desgaste de componetes e depois entrega-lo ao usuário como se fosse novo ? Abs
É justamente essa a pergunta que eu ia fazer…
É do fabricante ainda, ou da MB? Se é do fabricante nem a insígnia deveria ter…
Claro que passará por revisões, e outras coisas… Mas é como entregarmos nosso carro para darem cavalos de pau por aí em uma apresentação automotiva, não acham? Bem, eu não deixaria…
provavelmente ”motor” a alguns itens .. vão ser substituídos antes da entrega …. ao meu ver o Heli ja e nosso .. ceder equipamento ”full” .. a fabricante pra demonstrações no exterior .. e a coisa mais normal do mundo ….
Terrível… parece que voa de lado… vai estragar logo a suspensão…. e gastar os pneu……
Abraços
Ribeiro,
Manobra normal!
É eu sei… demonstra toda a versatilidade de movimentos que um heli deve ter… e ele tem naturalmente…
Mas se fosse uma kombi andando de lado, não dá outra… estraga a suspensão e gasta os pneu…
E você ainda gasta tempo me respondendo…
Abraços