Por Matt Spetalnick e Phil Stewart
WASHINGTON/JERUSALÉM (Reuters) – Os Estados Unidos devem anunciar nesta quarta-feira planos para estabelecer uma nova base militar na província de Anbar, no Iraque, e enviar cerca de 400 novos instrutores para ajudar as forças iraquianas na luta contra o Estado Islâmico, disse um funcionário norte-americano.
O plano seria ampliar o contingente de 3.100 treinadores e conselheiros dos EUA no Iraque e representaria um ajuste na estratégia do presidente Barack Obama, que está enfrentando críticas crescentes por não ser mais duro no combate ao Estado Islâmico.
Autoridades dos EUA, falando sob a condição de manter o anonimato, expressaram a esperança de que mesmo uma presença dos EUA modestamente reforçada poderia ajudar as forças iraquianas a planejar e efetuar um contra-ataque para retomar a capital de Anbar, Ramadi, que os insurgentes conquistaram no mês passado.
No entanto, a expectativa é que Obama mantenha sua posição contrária ao envio de tropas norte-americanas para combate ou até mesmo para as imediações das linhas de frente, disseram autoridades.
Obama disse na segunda-feira que os Estados Unidos ainda não têm uma estratégia completa para treinar as forças de segurança iraquianas para que recuperem o território perdido para os combatentes do Estado Islâmico, que se apoderaram de um terço do Iraque no ano passado, em uma campanha marcada por assassinatos em massa e decapitações.
os americanos nunca deveriam ter tirado suas tropas do iraque, pois olha o que aconteceu, o estado islamico já conquistou um aerea do tamanho da italia no oriente medio,
eu era contra as ações do bush antigamente, mas percebi que as ações do obama são muito piores.
não deveriam ter invadido pra começo de conversa
Você já se colocou no lugar do presidente americano Bush naquela época??
Magina terorristas atacarem seus 2 maiores prédios, e ataca seu QG, matando quase 4 mil pessoas, e Osama mandando mensagem, do Oriente Médio, dizendo Mission Complete. Você acha que o Bush iria ficar de boa deixando esses terroristas deitarem e rolarem?
Você acha que esses terroristas, Al Qaeda, Hezbolah, Al Shaab, ISIS são todos promovem o diálogo, são gente boa??
Sou contra a morte também. Mas prefiro o terrorista/bandido morto do que uma pessoa inocente.
Como disse um outro colega, sem querer polemizar, mas no 11 de setembro não “caíram” apenas as duas torres. O WTC7 também caiu, apesar de não ter sido atingido por nenhum avião. Puxe o fio a partir desse ponto e descobrirá coisas bem interessantes. Já adianto que as informações da wikipedia não servem pra nada.
Ate que enfim tem que mandar mesmo, eles tem a obrigação de manter o estado-nação iraquiano em pé