Quando se trata de desenvolvimento de um caça, na Saab, temos nossa própria filosofia. Usando a tecnologia e uma forma diferente de pensar, redefinimos o que um avião de caça pode ser.
Nós os chamamos de Gripen. Velocidade, força e inteligência são suas principais características. Desta forma, perfeitamente equilibrado.
Opsss antes que eu leve pedradas:
O motivo de considerar o NG não ser capaz de acompanhar o Su-35 numa peleja é devido o primeiro ser monomotor.
Há relatos de encontros de Su-27 com F-16 e os Sus subiram rápido e muito alto para despistar os F-16 (utilizando seu 2 potentes motores).
Proud
Os Angolanos recentemente receberam os seus Su-30 MKII zerados da Rússia… Já a África do Sul opera com Gripen C/D… e todos sabemos que as relações entre os dois países não são das melhores desde a guerra de fronteira entre os dois países… se os animos se exaltarem poderemos ter um embate de verdade entre o Sukhoi e o Gripen…
Sei que a habilidade e treinamento individual de cada piloto, do poacote de armas e sensores conta bastante mas se avaliarmos as capacidades avião por avião armados com sistemas equivalentes os Sukhoi escurraçam os Gripen da SAAF bem rápido
Obrigado pelo esclarecimento.
Proud, Topol,
O fato de ser monomotor ou bimotor pouco tem a ver com isso. O que manda é a relação potencia/peso… Ela no final é que determina a capacidade de uma aeronave de recuperar energia.
Contudo, há de se entender que este é apenas um fator de uma imensa equação. Ha outros de peso que podem ser considerados superiores a performance bruta da aeronave.
Primeiramente, um combate começa antes mesmo das aeronaves se encontrarem face a face, fazendo uso de sistemas integrados de comunicação, trocando-se dados com outros elementos no espaço de batalha que sejam munidos de sensores ( princípio de guerra centrada em redes ). Estes elementos podem ser AWACS, radares de solo ou mesmo outros caças…
Outra parte substancial dos combates depende dos armamentos e sistemas integrados as aeronaves.
No caso específico do Gripen C e do Su-30:
– ambos os caças são equipados com sistemas de localização avançados. Mesmo que o Flanker possa ter um radar com alcance maior, o fato é que o Gripen NG será dotado de um radar AESA avançado, o que irá quebrar a única desvantagem real do Gripen. Mas mesmo hoje, essa desvantagem, que nem é tão grande na prática, pode ser compensada da parte do Gripen por um RCS menor que o do caça russo. Vale lembrar que o alcance real do radar vai depender de outros tantos fatores, tais como o RCS do alvo, interferências hostis, e por aí vai…
No mais, quem tiver os melhores meios de apoio a disposição, pode anular qualquer vantagem específica nessa área. Houve um caso em particular ocorrido no Brasil a quase vinte anos, e foi durante a Operação Mistral, um exercício conjunto com os franceses. Naquela ocasião, os Mirage 2000 se opuseram aos Mirage III da FAB. Fazendo uso do controle de solo, durante a fase de engajamentos dois a dois, os Mirage brasileiros lograram derrotar os Mirage franceses diversas vezes, aplicando as táticas corretas e explorando adequadamente as vulnerabilidades dos sistemas franceses. E as mesmas lições, mesmo que parcialmente, podem ser aplicadas hoje…
– a capacidade de trocar dados em tempo real é fundamental para se adotar a melhor solução para o engajamento. Quem a tiver, tem consciência situacional. E nisso, acredito que o Gripen sai na claramente frente, dotado de um sistema de troca de dados produzido com tecnologia líder no mercado…
– os mísseis, de performance similar, também contribuem para que haja certa paridade no cenário BVR.
– onde o Flanker ganha indiscutivelmente? Persistência… Pode manter uma PAC por muito mais tempo e ir mais longe…
Se o combate cair pro WVR, então me arrisco a dizer que virtualmente não há diferenças… Sendo um delta com canard de estabilidade relaxada, o Gripen é originalmente muito manobrável, não devendo nada ao Flanker nesse quesito. Sendo equipado com mísseis de curto alcance equivalentes aos do caça russo e dotado de sensor montado em capacete, o caça sueco também se encontra em posição virtualmente equivalente, independente de qualquer debilidade em performance…
Em verdade, a performance tem que ser apenas “boa o bastante”. Afinal de contas, por mais manobrável que uma aeronave seja, ela jamais irá manobrar mais que um míssil…
Nos videos promocionais do NG o russo Flanker só se ferra! rss
Tenho dúvidas se o NG seria páreo para o Flanker num pega aéreo sem ajuda terra/ar/mar.
A Suécia não tem um sistema de caça Hi-Lo tem? Ou esta contando com o EF2000 da OTAN na sua estratégia de defesa?
Gripen tesão , lindoh…..
belo vídeo mas sem já se planejasse um caça de quinta geraçao seria bom aproveita a pasceria com os suecos se nao me engano eles tem um projeto que teria chamando a atenção dos turcos mas em termos de brasil isso só daqui aos 50 anos
Aos poucos, isto leva tempo mas as apostas estão corretas se serve de consolo preparamos o futuro. Que venha as fragatas!
WOW… fazia tempo que eu não babava em um video clip sobre algum caça!! 😀
O melhor de tudo é que não tem propaganda enganosa nesse clipe, e teremos esse produto na mão de nossos oficiais…. agora só falta ajeitar os restantes 90% das Forças Armadas que estão aos trancos e barrancos 🙁
Tudo isso q sonham os colegas ai acima nos comentarios e tbm o sonho de qualquer jovem aviador da caca no Brasil…..mas qdo volto no passado e me lembro de qdo aqui chegaram os F5E , praticamente desdentados e observo o tempo q levaram para faze-lo menos desdentado hoje…..ufa…..la se foram mais de 30 anos (nem vou falar sobre o tempo q levou este UPnos F5E)…..entao e c certeza nao vou estar aqui pra ver isso acontecer em sua plenitude………espero q o nosso Gripenn nao seja uma rainha de hangar…….aguardemos………Sds
Amigo a FAB já fechou o pacote de armas do Gripen e escolheu bem.
Ou seja, desta vez não receberemos caças com poucos dentes.
Fique tranquilo. Apenas não me peça para dizer quais pois isso ainda não pode ser aberto e aqui no DAN nós não inventamos.
Assim que for liberado diremos o que foi escolhido. Ok?
Boa noite Padilha.
Pois é, o que muito se comentou, quando da divulgação do extrato de dispensa de licitação para os armamentos, é que esses “dentes” seriam de leite. Muito se especulou pelo pequeno valor do pacote de armamentos, salvo engano, algo em torno de 300 milhões de reais.
Sem querer encher muito seu saco, pelo que você disse, há possibilidade de nesse pacote estar incluído alguns meteors?? Pelo valor divulgado até o momento não é um pouco difícil estarem incluídos??
Eu gostaria que a FAB comprasse os Meteor, os Brimstone e as SDB e o A-Darter
E-99 + Gripen NG + data link + meteor, seria uma combinacao poderosa para FAB( se a FAB vier a comprar o meteor).
Hummm…imagine tudo isto protegido do solo por um sistema SAM estrategicamente instalado no TO (SPYDER, PANTSIR ou sonhando alto um S300).
Seria melhor ainda , e nao custa nada sonha com a possibilidade de no futuro a FAB vir a operar um caça de 5 geracao com o FS 2020.