Por Luiz Padilha
O caça AF-1B (N1001) modernizado pela Embraer para a Marinha do Brasil, chegou hoje à tarde a Base Aérea de Natal – BANT, onde se juntou a outros 2 caças do esquadrão VF-1 para treinamento.
O caça decolou das instalações da Embraer na cidade de Gavião Peixoto e voou direto para a BANT sem a necessidade de reabastecimento. A partir de amanhã, se inicia uma nova era para o esquadrão VF-1, pois a aeronave modernizada possui características muito mais avançadas e assim, os pilotos do Esquadrão irão operar um Falcão moderno.
Com o radar ELTA 2032 o caça, adquiriu as capacidades que a MB almejava. Com a chegada de mais 2 aeronaves em dezembro próximo, o Esquadrão elevará ainda mais o seu nível de operacionalidade.
Parabéns a todos do Esquadrão VF-1 pela chegada do Falcão modernizado, eque novos céus sejam desbravados!
AGRADECIMENTO: O DAN agradece aos nossos amigos Emidio Neto, Ricardo Zarapa e Paulo Vasconcelos pela realização destas belas imagens do nosso Falcão rejuvenescido que chegou hoje a BANT.
Pelo que eu pude entender, a Marinha já pagou pela modernização dos 12 A4.
Se ela já pagou vai receber os 12 caças modernizados.
É isso mesmo?
Não. Mas tb não está devendo.
…………..é ótimo essa modernização… .seria até bom ter mais A-4 até porque pode ser que o Gripen Naval va levar algum teeeeempo ,,,,,em suma o A4 vem a somar muito,,,boomm…..
Wiltgen, só uma correção.
As fotos dos A1s que foram tiradas não foi do A1-M. O número de matricula do A1-M é 1011.
As fotos são do 1001 e do 1004
Diego o 1001 é o AF-1B ( o modernizado). O 1011 é o protótipo e será entregue depois. Ok?
Não existe AF-1M .
Concordo plenamente , aqui todos democraticamente tem a oportunidade de se expressar (a não ser que seja algo ofensivo claro) parabéns ao DAN por manter esse espaço . Muitas dúvidas que eu possuía e até mesmo informações erradas pude me informar melhor aqui parabéns a todos e abraços desse humilde patriota sempre preocupado com nossa soberania e nossas forças armadas.
Caro Dan realmente vcs são os melhores por favor criem um grupo de discusão no facebook.
Obrigado Léo!
Hoje o DAN está presente no FB com o grupo e com a fanpage:
Grupo: https://www.facebook.com/groups/defesaaereanaval/
Fanpage: https://www.facebook.com/DefesaAereaNaval
Abraços,
O que falta para os nossos falcões é o ninho infelizmente eles vão ter que esperar muito ou quem sabe procurar outro.
Parabéns ao DAN, sempre na frente!!! E que sejam bem vindos os novos Falcões!!!
que belo alcance de trasnlado tem o A-4 mesmo que seja com dois tanques subalares
Pedro não esquecer dos tanques conformais !!!
Se vc está referindo-se à “corcova”, não se trata de
tanque conformal e sim um pod para aviônicos
adicionais já que não havia espaço sobrando na
fuselagem.
TKS Dalton, eu jurava que a corcova eram CFTs…
obrigado pelos esclarecimentos .
E com 3 tanques externos o alcance de translado é de 2.991 km, para o A-4M (AF-1).
Roberto a aeronave foi com 2 tanques subalares.
Sim, eu vi. Mas é que eu tenho os dados somente com 3 tanques, e quis enfatizar o alcance máximo de translado, maior que a distância Gavião Peixoto-Natal (uns 2.290 km).
Padilha ,na primeira foto da para ver nitidamente que a aeronave esta com 2 subalares e 1 central.Abs.
É verdade. O velhinho aqui estava sem óculos. ?
Depois do KC-2 (C1-A) estiver operacional o esquadrão falcão poderá flexibilizar bastante o translado sem matar a performance do caça levando três subalares, pois o KC-2 dotará o esquadrão com capacidade AAR, então dependendo da missão eles podem optar pela melhor configuração, com dois tanques, três ou nenhum contando com REVO.
O custo do REVO também conta, é outro avião voando, com outra tripulação, etc.
Num futuro não muito distante, considerando a tendência das nossas Forças Armadas trabalharem cada vez mais integradas e de maneira usual no dia a dia não só em operações conjuntas, não é proibido sonhar que daqui a uma década ou mais translados longos deste tipo no Brasil de caças de asa fixa das três forças (FAB, MB, EB e quem sabe até o CFN todos com seus caças orgânicos) poderão ser atendidos pelos reabastecedores da FAB mediante solicitação dentro do MD de maneira corriqueira. E colocar em uso uma extensa frota de KC-390 capaz de atender a missão. Sonhar é bom…
Circulam informações pela internet de que a modernização do A-4 não contemplou a eletrônica e integração necessária para operar mísseis ar-superfície (Exocet) e nem mísseis do tipo BVR (Derby). Se isto for mesmo verdade, qual seria a função do A-4 na Marinha? Pra mim esta modernização ficou um pouco sem sentido se nem mesmo estas duas tarefas a aeronave vai poder realizar.
De qualquer forma, bem vindo A-4!
Caro leitor.
Na Internet circulam diariamente mil hoax.
O caça foi entregue. A Embraer fez a parte dela. Demorou? Sim. Tiveram problemas? Sim.
O caça está 100%? Ainda pode melhorar.
Mas dizer que o caça é cego, surdo e mudo, é forçar demais a barra.
O que eu gostaria de saber é, qual o interesse neste tipo de informações que não condizem com a realidade.
Enfim, a Internet é livre.
Concordo com você quanto a ficar espalhando notícias inverídicas por aí. Realmente não sei quais interesses estão por trás disso.
Mas acredito que somente o tempo poderá revelar o ganho operacional e as verdadeiras capacidades desta aeronave modernizada. Se algum tipo de função ficou de fora, acredito que nada impede que ela venha a ser incorporada futuramente. Estes primeiros caças devem ser as plataformas de testes para verificar se convém elevar o investimento e, quem sabe, recuperar pelo menos mais 6 cédulas. Vamos torcer pra que isso ocorra. Obrigado.
O Gripen NG tem até hoje somente um contrato de armamento assinado, de Meteor, com integração entre 2013-2023.
Todos os outros armamentos terão que ser integrados futuramente, envolvendo alguns a vários US$ milhões e meses.
O A-4M não é diferente, com novo radar, computadores de bordo, etc, precisa ser feita a integração dos armamentos desejados e selecionados pela MB.
a-darter tbm
Felipe estas características foram propostas no processo inicial, entretanto quando se fechou a configuração final da modernização do A-4K a “realidade prevista” era que a aeronave seria o único caça que iria operar num NAe comprado por oportunidade da França (que como muitos problemas) estava destinado a operar apenas até 2028 e mesmo assim como uma unidade de manutenção doutrinária à espera de uma ou duas novas e maiores unidades militares plenas a serem obtidas no PRONAe.
Sob esta ótica anterior o gasto adicional para equipar os caças por apenas 10 anos com esta capacidade foi julgada não essencial.
Mas a realidade do sistema A-12 mudou RADICALMENTE 2 anos depois, foi decidido por um PPM que se bem sucedido colocara a unidade em situação de quase uma unidade nova, devendo permanecer em serviço na Esquadra por pelo menos 2 décadas (se não mais).
Adicionalmente passou a ser previsto que será efetuado o desenvolvimento especial para a MB de uma variante do Gripen NG específica para uso no A-12, o Sea Gripen.
É por esta nova realidade que eu acho que a MB deveria RECONSIDERAR a modernização dos AF-1B. Até já mudei minha opinião inicial de paralisar a modernização. Talvez o mais Lógico seja manter o trabalho e entregar as três primeiras unidades, mas paralelamente a MB deveria reavaliar a modernização sob a nova ótica de operação de uma unidade plenamente operacional, por mais tempo e a futura interação possível com os Sea Gripen…
O sentido anterior de manutenção doutrinária é o que se perdeu, e isso deveria resultar numa alteração para MELHOR nos parâmetros desta modernização pela nova realidade.
Mas (talvez) a MB esteja deixando este reestudo NECESSÁRIO para mais adiante, para quando e SE o PMM do A-12 ficar mais claramente percebido como passivo de ser bem sucedido para a força…
Perfeitamente, Gilberto. Obrigado pelos esclarecimentos. Concordo com tudo o que disse. Vamos torcer para que haja maior empenho de recursos para continuidade dos 3 programas de modernização: A-4, Trader e NAe. Será magnífico quando a MB puder operar um NAe modernizado e recuperado, projetando ao menos 18 aeronaves plenamente armadas e capazes, com raio de operação elevado devido ao suporte dos Traders.
A marinha mantém seus pilotos operacionais já que caças são escassos
……………….belas fotos do caça…. se entregassem dois exemplares por ano seria ótimo pois o treinamento seria melhor com mais pilotos…..porém….de qualquer forma …chegou o primeiro….parabéns a Marinha Brasileira…Sds……
Ontem a tarde vi dois Falcões (AF-1) rasgarem os céus de Natal com um belo e estupendo som, era por volta das 15:30 horas, e estavam em rota uma rota que possivelmente seria a da BANT.
Muito bom saber que, mesmo aos poucos e com certa limitação, os Falcões estão operacionais e realizando exercícios longe de casa (Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia/RJ)
Vejo alguns comentários por lá e a impressão que tenho é que torcem contra.Tudo por lá é, digamos, “mais difícil” de acontecer, pelo menos neste governo. Acho que as ideologias politicas não deveriam prosperar em meios informativos sobre nossas forças armadas, mas cada um sabe o que faz. O DAN é sim, um verdadeiro informativo. Obrigado.
Olha, se tratando da atual situação financeira, não estar otimista não é necessariamente torcer contra. Quem sabe como as coisas se encontram, tem motivos de sobra para “desacreditar” DD informação A ou B. É importante conhecer da situação, antes de criar um conceito sobre a opinião alheia.
“modernizados”
Em um blog onde é cobrado para poder comentar, e mesmo quem paga as vezes tem esse direito negado, foi noticiado que os próximos só chegarão em 2016, devido aos cortes orçamentais. Afinal, chegarão mais 2 esse ano ou só ano que vem?
Lucas minha fonte é a MB. A deles não é de nosso conhecimento.
Obrigado, Padilha. Realmente não tem como acreditar neste “outro blog” que não cumpre nem o que promete a seus clientes. Então que venham os Falcões õ/
Veja, o DAN trabalha com fatos. Não temos bola de cristal, não somos gurus e não compactuamos com desinformação. Nossos posts, são informações públicas.
Nós colocamos informações respaldados seja pela MB ou qualquer outra força.
Até onde sabemos e fomos informados, mais 2 caças serão entregues em dezembro, até porque a crise que aí está, não pode reverter verba empenhada e paga.
Legal então!! Serão entregues no cronograma correto!
Padilha parabéns pela sua ética e dos demais editores, grande abraço.
Nesses tempos de crise política é muito difícil confiar em algum site, principalmente aqueles contra o governo. Mas reforço minha confiança no DAN, um dos melhores que existe.
Eu moro em Natal e vi eles chegando na BANT.
Otima noticia , até que depois que saiu da fabrica parece que vai correr tudo bem