De acordo com o site da agência russa Sputnik, a Índia, que é o principal importador de armamento russo, provavelmente será o primeiro comprador estrangeiro do novo tanque russo T-14 Armata.
A Rússia revelou a sua nova geração de tanque de guerra, o T-14 Armata, durante as celebrações do Dia da Vitória, último dia 9 de maio de 2015.
A Rússia planeja fabricar cerca de 2.300 Armata, começando em 2020, para substituir os tanques T-72 e T-90, de fabricação soviética.
A principal característica do T-14 Armata é a sua torre não tripulada, com todos os três tripulantes (comandante, artilheiro e motorista) sentados em uma cápsula na parte da frente do tanque. O principal armamento consiste do canhão 2A82A de 125 mm e de uma estação remotamente operada armada com uma metralhadora 7,62mm.
O T-14 é protegido por uma armadura de aço passiva e reativa e uma armadura em barras na parte de trás. Para aumentar a proteção contra os modernos foguetes e mísseis antitanque, o T-14 Armata é equipado com o Afghanit Active Protection System, que é capaz de lançar contra-medidas e criar uma cortina de fumaça para desviar mísseis guiados ou foguetes RPG.
Confirmando os rumores, a nova versão do T-14 Armata vai receber um armamento ainda mais poderoso, um canhão de 152mm, revelou um funcionário encarregado da indústria de defesa.
O Vice-PM Dmitry Rogozin disse ao jornal Izvestia que, a próxima fase dos tanques Armata já será desenvolvida com o grande canhão e novos projéteis.
FONTE: Defence News
Possuimos um exercito desculpem-me a palavra, mas ridículo onde sargentos e tenentes na maior parte das unidades atiram pouquíssimo por ano (ouvi de alguns sargentos 10 tiros por ano). Utilizamos um fuzil da década de 60 (não tenho nada contra o Fal, ao contrario eu servi no CFN e o utilizei e eu acho mais confiável que o M16 utilizado agora, uniformes de qualidade baixíssima, sem coletes a prova de projeteis, isto porque exportamos uniformes de qualidade para outros exércitos além de cpturnos para o exercito americano inclusive, enquanto nossos soldados utilizam coturnos projetados a décadas atrás.
Tudo aquilo que foi falado pelo Topol levou o indiano a abandonar o Arjun. Um dos motivos do preço ser superior e mais alguns problemas, penso eu é a falta de maturidade tecnológica indiano. Eles possuem iniciativa, vontade mas alguns de seus projetos não vingam. Esta falta de maturidade que falo e instalações com todo o maquinário tecnológico necessário para se produzir um material militar adequado junto com todo o treinamento e experiência técnica necessária para se construir. Isto foi revelado por exemplo no caça Tejas, o porque dos problemas técnicos principalmente com os motores. Eles mesmos relataram isto em relatórios que existem na net. Eles tentam, o governo tem a iniciativa, é muito diferente do que acontece aqui, temos os engenheiros, os técnicos, o material e ate mesmo experiência, mas o governo não quer.
Em tempo: Deagol, Cuidado, você sempre diz OTAN e não EUA, um dia pode ser que alguns países da UE não aceitem esta guerra por saberem que certamente terao os seus países arrazados em razão da proximidade com o inimigo Urso, inclusive nao permitindo ao Tio Sam o uso de suas bases em seus territorios e os deixando apenas com a ajuda dos sempre parceiros ingleses, como ficaria agora?? Nunca devemos contar com os ovos no c da galinha.
Caro Popeye.
Qual o problema dos ocidentais terem respeito ou até medo do poderio russo?
O Armata é primeiro tanque de uma nova geração, é lógico que será superior e terá inovações sobre os outros.
Eu não fico surpreso que os russos tenham feito o melhor tanque do mundo.
Seria coincidencia entao 2 países de ponta em tecnologia militar como Alemanha e França se juntarem para desenvolver um tank justamente agora? Até porque uma delas já possui o melhor tank do mundo até agora, dito por especialistas e não por mim, que é o Leopard2 A7?? É no minimo estranho, concorda? Eu se fosse militar da NATO já estaria “Cabreiro” mas…..eles não é claro, erro meu.
Deagol, não estavam bordados não? Alemanha e França já vão de juntar para tentar criar o leopard3 que faça frente ao Armata. Esses engenheiros de blog são fantásticos RSS Se a industria bélica Russa dependesse de opiniões de alguns por aqui…Só quando tiver 25 mil? Aguardem. É, Hitler também pensou assim e era o Hitler o cara que montou a maior maquina de guerra já vista. Mas que os EUA são espertos, lá isso são mesmo, pois jamais darão as caras por aqueles lados, mesmo se a Rússia invadir a Ucrânia.
É, 25.000 é exagero, tem razão.
Porém o fato de desenvolverem o Leopard 3 não significa que estejam borrados, é a resposta natural.
E o Armata por melhor que seja não é indestrutível.
E 2.500 não vão assustar a OTAN.
O Armata era previsível, o mundo não está chocado e assustado.
Ninguém está morrendo de medo.
Algumas pessoas desmerecem o Armata por ser mais leve que os MBT ocidentais e ter apenas 48 toneladas. Acho que estas pessoas não entenderam o conceito do Armata e porque ele é tão ameaçador as forças blindadas ocidentais.
Não faltaram estudos e protótipos ocidentais de torres automáticas para MBT, porém os designers e os militares ocidentais jamais levaram estes estudos a diante pelo inerente perigo de que complexos sistemas automáticos de carregamento não fossem viáveis no campo de batalha.
A chave do sucesso do T-14 Armata e o pesadelo dos militares da OTAN é:
1) Teriam os russos sido capazes de construir um sistema de torre automática realmente confiável em condições de batalha ? Neste item a história dá crédito a tecnologia militar russa que quase sempre foi capaz de projetar sistemas robustos e confiáveis de qualidade próxima dos sistemas ocidentais a uma FRAÇÃO de custo;
2) Fala-se muito no habitáculo blindado da tripulação no corpo do Armata, mas nada adianta uma torre automatizada que nos primeiros impactos perca sua operacionalidade. O fato é que numa torre automatizada bem projetada a necessidade de ESPAÇO dentro da torre tende a ser menor que uma torre tripulada. Os protótipos do Armata apresentados foram muito menos espetaculares do que se previa porque até a forma de suas torres em nada diferem dos seus congêneres ocidentais. Aí está um erro de avaliação na minha visão, COM CERTEZA, a torre automática do Armata deve ter um nível de blindagem significativamente superior a uma torre tripulada de um Leo ou um Abrams simplesmente porque ela pôde “crescer para dentro” por ser automatizada;
3) Mais leve, pesadamente blindado e possivelmente significativamente mais VELOZ que seus congêneres ocidentais os russos aproveitam um conceito que os fez sofrer na 2 WW com os blindados nazistas e sua blitzkriege. Uma ironia russa ???
4) Se para completar a Rússia consiga ampliar o conceito de torre automatizada CONFIÁVEL para o padrão 152 mm, as forças militares da OTAN estarão em DEEP TROUBLE, com 2.000 Armatas com canhão 152 mm;
E para finalizar apenas um pitaco MEU baseado na informação que a plataforma Armata ser um projeto MODULAR que será base de toda uma nova família de blindados russos.
Os russos para burros não servem, eles são extremamente pragmáticos e INTELIGENTES.
Sou capaz de APOSTAR que nos próximos 5/10 anos aparecerá um enorme monstro-oficina blindado russo capaz de carregar 4 ou 5 torres Armatas para em campo acompanhar na retaguarda a boluna blindada e se necessário embarcar dentro dele um Armata inteiro com torre destruída ou inoperante e TROCÁ-LA INTEIRA em uma hora ou menos…
Conhecendo a MENTALIDADE MILITAR russa sou capaz de apostar que ainda verei esta gracinha russa e um monte de militares com farda da OTAN borrados até a ALMA….
Você tem alguma informação sobre inovações no sistema de estabilização da torre, no alcance do canhão e na capacidade de disparar em movimento?
O Armata é impressionante, mas as respostas já estão a caminho e algumas estão bem adiantadas.
Borrados até a alma?
Quando os russos tiverem 25.000 Armatas e aeronaves que consigam dar cobertura, talvez.
Você esqueceram completamente as vitórias dos tanques soviéticos sobre complexos e caros tanques alemães.
Opa ,índia poderá ser a primeira a comprar o Armata isso poderá acontecer com Brasil também tem haver com BRICS há esta possibilidade.
no passando o brasil desenvolve dois bons tanques o Osório e o tamoio infelizmente os dirigentes políticos e militares deixaram morre
hehehehehehe…..nao me interessa o tanque, pode ser russo,alemao,americano,israelense…..so de pensar em estar dentro de um e sem perspectiva de escapar…………vixeee……..prefiro ser infante onde tenho melhores chances….rsrsrsrsr….eh, foi e sempre sera uma falsa fortaleza a proteger seus soldados……….eh so observar hoje em dia a qde de armas anti tanques disponiveis………misseis, canhoes, bombas inteligentes, lanca rojoes,municoes ditas inteligentes……..eu hemmmm……to fora …..fuiiiii……..sds
Isso era óbvio…
Se analisarmos a história veremos que a Índia vem trabalhando com auxílio de material e tecnologia russa em suas forças terrestres a décadas…
Depois da fabricação do Arjun, que é o MBT nacional da Índia baseado no chassis do T-72 que teve bastante auxílo russo nos anos 80 com uma torre redesenhada lembrando a torre do Leopard II e que era equipada com o mesmo canhão do Chalenger Inglês mas fabricado localmente, no entanto esse carro foi considerado caro demais (40% mais caro que um T-90) devido muitos componentes importados além de estar rapidamente se tornando obsoleto frente as novas ameaças dos tanques Sino-Paquistaneses Al-Khalid Yype 90…
Essa situação levou o exército da Índia a equipar suas brigadas blindadas com uma grande encomenda de 310 veículos Uralvagonzavod T-90, inclusive licenciou a produção com a intenção de fabricar mais 1000 unidades de sua versão local do T-90 chamada Bhishma porém a produção foi interrompida devido a dificuldades técnicas que tornavam o Bhisma inferior ao mesmo modelo fabricado na Rússia… Então foi ordenado a aquisição de outro lote de mais 330 veículos T-90 direto com a Rússia equipados com sistema shtora e optronicos equivalentes aos modelos em operação no exército russo…
A aquisição do Armata segue a linha natural de parceria entre os dois países e da intenção da Índia de equipar as suas forças armadas com o que há de melhor e mais sofisticado no mundo se tratando de MBTs , setor esse em que a Rússia lidera e possui as melhores soluções tanto em poder de fogo quanto em segurança do material e da tripulação…
Sonhar custa muito caro mas… Brasil também poderia, através dos contatos BRICS tentar a compra de algumas centenas de T14, T15 e do resto da família Armata, mas com transferência de tecnologia, claro rssss. Quem dera “ao menos” uns T90S bem básicos rsss Alguns amigos por aqui iriam odiar, para eles só made in USA. Mas eu sou diferente, ainda prefiro os melhores, independentemente do país.
Os T-90 Indianos não são muito bons mas a versão original russa seria muito bem vinda… A Rússia tinha fabricado cerca de mais de 900 unidades do T-90 que já estavam em operação em sua forças terrestres… todos com no máximo 10 anos de uso… e agora planeja substituir toda a frota pelos novos T-14, ou seja, vai sobrar bastante T-90 seminovos que também poderiam ser adquiridos pelo exército brasileiro… células seminovas com muito anos de uso pela frente e muito mais muito superior aos velhos Leopard 1…
Comprar ARMATA novo como o amigo disse é sonho…
by Topol.
Gostaria muito de ver isso, uns 500 T-90 no EB e mais uns 150 T-90 no CFN. Com navios de desembarques chinas, apoiados por Astros 2020 e artilharia de cano móveis também estilo Caesar ou uns M-109A5 como há no EB… Falo isso pois não adianta a gente tapar o sol com peneira, o Estado Islamico já está e vai se espalhar por toda a África!
Adriano, e vai sobrar T-90 na Rússia… pode acabar vindo uma compra de oportunidade para o EB sim heim…
E o que o Brasil vai fazer com algumas centenas de Armatas???
Com todo o respeito, mas essa conversa de que alguns iriam odiar Armatas porque são russos é uma bobagem. O que as pessoas odeiam não é a Rússia e sim a tietagem vazia e sem conteúdo nenhum.
Defesa e economia são coisas sérias que precisam de planejamento e não de uma lista de desejos de fans da Mãe Rússia.
Queremos um país desenvolvido!
Não importa se os trens são chineses ou se os tanques são russos, o que importa é que funcionem bem e atendam as nossas necessidades.
“A Rússia planeja fabricar cerca de 2.300 Armata, começando em 2020”
…
Ou seja, confirma que os Armatas que desfilaram em Moscou no “Dia da Vitoria”, eram só protótipos, ainda não se viu todas as suas possibilidades…
Um dos conceitos básicos do Armata é justamente ser uma “plataforma universal” para veículos com diferentes tipos de configuração e missão, inclusive sendo possível “personalizar”, para atender as necessidades das forças armadas de outros países…
Os indianos seriam burros o suficiente para matar o projeto do MBT deles, o Arjun?
Tireless,
O Arjun é um projeto que já pode ser considerado obsoleto perto das ameaças que terá que enfrentar…Ele já atingiu o seu ápice de desenvolvimento e mesmo assim é insuficiente para lidar com a ameaça dos tanque Paquistanes Type 90 (MBT-2000) adquiridos da China…
Esse tanque ainda é um projeto com base no chassis do T-72 alongado com 7 rodas e esteira ligeiramente mais larga; torre redesenhada inspirada no leopard 2 e com um canhão 120mm clonado do Chalenger britanico de fabricação local, porém sem a mesma eficiencia inclusive com muitos problemas nos optronicos e problemas graves de aquecimento interno tornando insuportável para a tripulação… Sem falar no preço que já extrapolava os 4 milhões de euros a unidade, muito mais caro que um T-90 novinho!
Inclusive já faz tempo que eles pararam com o Arjun… Depois disso o T-90 se tornou o MBT da índia com mais de 600 unidades entregues e agora nada mais natural que uma evolução para o T-14 que colocará a Índia como operadora dos melhores carros de combate do mundo…
A notícia trás uma especulação, uma probabilidade e não deixa claro a quantidade ou outros detalhes. Portanto é muito cedo pra dizer ‘matar’ o Arjun. Nada impede que a Índia opere os dois modelos.
A India tem serios problemas de manutenção em suas aeronaves , devido ao grande numero de modelos diferentes disponiveis , com o exercito também é assim ?