“2ª Esquadra”
DAN – Em um Boletim do EB foi publicada a cessão de uma área contígua a Ilha do Medo, no Maranhão, para a implantação da Segunda Esquadra. O Sr confirma a localização?
AE Leal Ferreira – A mencionada transferência de terrenos ocorreu, entretanto, os estudos e deliberações para definir a futura sede da 2ª Esquadra prosseguem.
DAN – Como anda o planejamento para esta implantação?
AE Leal Ferreira – Conforme consta da Estratégia Nacional de Defesa, a Marinha do Brasil (MB) deverá fortalecer sua presença na região estratégica próxima à foz do Rio Amazonas, o que justifica a criação de uma 2ª Esquadra e 2ª FFE, baseada no Norte do País. Sobre os recursos, o cronograma de implantação e a obtenção de seus meios, esses aspectos estão sendo discutidos no contexto do Plano de Articulação e Equipamento de Defesa (PAED).
DAN – Quanto tempo demandará esta implantação, pois é natural que a MB se preocupe, em primeiro lugar, em dotar a Esquadra atual com meios modernos?
AE Leal Ferreira – O tempo necessário para a implantação dependerá de uma decisão governamental que ratifique o PAED, ora em discussão, e garanta o aporte orçamentário necessário para o cumprimento de um cronograma físico-financeiro de construção das instalações e obtenção dos meios que comporão a 2ª Esquadra e 2ªFFE.
A partir dessa decisão governamental e dependendo da dotação orçamentária a ser definida, estimo um prazo de vinte anos para o início das operações desses novos Comandos de Força.
Bom pra olhar as horas não precisa ser emum Holex, um Samsung serve.
A criação e instalação de uma 2a Esquadra de Combate é e será um processo natural de ampliação do poder naval brasileiro. O quão célere será tal empreitada é que é o problema.
Até mais!!!
Tudo dependerá do ritmo que o Brasil crescer quando a produção do Pré-sal também crescer ao ponto de transformar o Brasil num país exportador de petróleo. Aí o projeto da 2ª esquadra e muitos outros se aceleram NATURALMENTE…
kkkkkkkkkkk…..vc ta de brincadeira neh……………respeito sua opiniao, mas tem vezes q so dah pra rir mesmo…….exportador de petroleo………..kkkkkkkkkkkkkk vai sonhando, acho q v ainda tem muito chao pela frente…….o tempo eh o senhor de todas as coisas……..sds
Poderíamos, inclusive, com este número, dividirmos, inicialmente duas esquadras, com 8 naves e dois esquadrões, cada um com 4 vasos.
a e antes de cria a segunda esquadra devia cria primeira porque o que e muita sucata que já dera o que tinha que da
É verdade!! Sequer conseguem manter operacional a esquadra que temos, quanto mais criar uma segunda e uma 2ª FFE! Não adianta termos só verbas para a implantação das instalações mas meios modernos para garantir a fiscalização e proteção das águas desta região! Sempre tenho sugerido que, para substituirmos nossos meios mais rapidamente e de forma mais econômica deveríamos encomendar não só 4 corvetas Tamandaré mas um número mais expressivo, como 16, pois assim teríamos uma solução doméstica, incentivando estaleiros nacionais, barateando custos e padronizando equipamentos e armamentos, ou partirmos para um projeto, baseado no desenho dela, de uma fragata nacional, com as mesmas características e armamento mais pesado, com o mesmo número de naves.
ta na hora de para de sonha e acorda pra realidade fazer planejamento serio com os pés no chão dentro da realidade brasileira pois e isso que falta planejamento e seriedade e dinheiro tambem nao falta e só ver as notícias que sai todo dia
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk….mais uma pra chorar de rir……qual esquadra se nem a primeira existe de fato…….em q pais isso vai acontecer……infelizmente nobres comandantes de cada uma das forcas estao em fase de devaneios e sonhos futuristicos………nem vou torcer pra isso acontecer…..vai demorar tanto q acho q nem meus netos terao o prazer de ver………..sou Patriota, mas vivo a triste realidade deste pais para opinar c clareza. Sds
Não conseguen manter a primeira esquadra e querem criar a segunda esquadra?,só no pais do futuro,porque é futuro mesmo daqui uns duzentos anos.
Como vamos ter uma segunda esquadra se nunca conseguimos manter operacional a primeira?!
Como diz o bordão do comediante Toninho Go Go :`
“_Quem não tem dinheiro, conta estória !“
Se o Problema realmente fosse dinheiro seria de fácil solução , criaríamos um Impostos sobre Roubos Governamentais e em Estatais , teríamos Dinheiro de Sobra !!
vinte anos? tá mais pra duzentos anos. o meio de acelerar as coisas e compra dos sul coreanos eles entrega num prazo bem menor e um preço mas baixo que os europeus as armas poderia se as nacionais assim que elas estiverem disponível
td no Brasil e muito demoras
Menos no tocante aos interesses pessoais dos políticos, INFELIZMENTE , Curiango .