Rebeldes atacaram soldados das forças de paz das Nações Unidas
NAÇÕES UNIDAS — Rebeldes emboscaram na terça-feira uma unidade de soldados da Tanzânia das forças de paz da ONU na República Democrática do Congo, matando dois militares e ferindo 13. Um dia antes, o helicóptero do general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz foi alvejado. O comandante saiu ileso após uma aterrissagem de emergência.
Segundo Cruz, as operações militares contra grupos armados devem se intensificar. A ONU afirmou que soldados tanzanianos foram atacados por supostos membros das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sua sigla em inglês), em Beni, no Kivu do Norte.
“O secretário-geral condena com os termos mais fortes contínuas atrocidades cometidas pelas ADF contra civis indefesos na área de Beni”, diz um comunicado da ONU.
O Leste do Congo, rico em minerais, sofre com a violência de vários grupos rebeldes armados, incluindo o ADF. A missão de paz, a maior da ONU, inclui uma brigada de intervenção que tem o objetivo de combater insurgentes.
Herve Ladsous, chefe da força de paz, visitou o Congo no mês passado em uma tentativa de suavizar as relações com o presidente Joseph Kabila, que quer a força de paz, conhecida como MONUSCO, reduza significativamente a sua presença e planeje uma eventual saída do país.
O enviado da ONU para o Congo, Martin Kobler, advertiu que uma saída muito prematura da missão, que tem 21 mil soldados, seria desastrosa.
De acordo com as Nações Unidas, até 31 de março, foram mortos pelo menos 86 soldados das forças de paz, principalmente por acidente ou doença.
FONTE: O Globo
Eu acho esta situação até meio vexatória para o país e para o EB, um general brasileiro comandando a MONUSCO sem o apoio de um contingente mínimo de tropas brasileiras para ajudá-lo/protegê-lo nesta missão de verdade, tomara que nada de mal aconteça ao General Santos Cruz (militar gaúcho natural daqui da cidade de Rio Grande).
me lembro que esses dias a trás o site DEFESA publicou uma longa reportagem do general que estava indo em campo verificar o real emprego da tropa, pois bem certamente ele é um alvo de alto valor, desta forma é compreensível que seja atacado pelo valor estratégico e psicológico.
sendo assim o risco já era real e calculado previamente, é claro que a pressão sobre o grupo que o atacou será grande daqui pra frente, espero que a resposta seja dura para que possa mostrar para esse grupo que com a força militar brasileira não se brinca.
Assim espero.
Pergunta, meio que ja sabendo a resposta(nossa cronica falta de recursos). Nos poderiamos enviar forças para o Congo? Aeronaves(Varios tipos, asas rotativas, A-29) e forças de terra? Sabendo que a missão no Congo, tem autorização para uso de força. Abraços!
Se a ONU bancar, sim.
na verdade não é só bancar o grande problema, o problema é o risco de envolvimento da tropa, percas calculadas, recursos a serem utilizados, inteligência para localizar e selecionar alvos de alto valor de comando.
sendo assim ainda teríamos que passar pelo congresso brasileiro além de autorizações da onu.
e benção americana.
Esse Atlas Oryx parece uma cópia super puma.
Sabem dizer qual é o modelo do helicóptero usado?
Um MI 17
O helicóptero atacado foi um Atlas Oryx da África do Sul.
flw