Vindas da NUCLEP, elas permitirão maior celeridade nas próximas etapas do processo
Rio de Janeiro, 28 de abril – A Itaguaí Construções Navais (ICN) recebeu este mês mais duas subseções do primeiro submarino de propulsão convencional (SBR1), a TR3 e TR4, oriundas da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep). A chegada das mesmas marca a nova fase no processo do S-BR1, na qual elas serão unidas às outras três subseções (TR5, TR6 e TR7) que se encontram na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) da ICN. Com a unificação dessas estruturas será possível a instalação do escotilhão – peça do casco resistente que permite a retirada de grandes equipamentos durante os períodos de manutenção de maior complexidade.
O processo de construção e montagem das subseções TR3 e TR4, que ocorreu ao longo de 2014 e no início de 2015, fez parte do processo de transferência de tecnologia previsto no PROSUB. Durante a montagem da TR4, especialmente a ICN acompanhada de profissionais franceses, conquistou a homologação que a habilita para a instalação de peças de penetração e de braçolas. Para a montagem final, diversos profissionais da ICN e da Nuclep, entre eles caldeireiros, traçadores, soldadores, operadores técnicos, inspetores de qualidade e pintores, trabalharam para alcançar o objetivo.
“A chegada dessas subseções à UFEM/ICN possibilita iniciarmos o trabalho na parte interna das mesmas, sem contar que mostra o avanço de produção do primeiro submarino. Todas as demais subseções do S-BR1 deverão estar na UFEM no início do segundo semestre deste ano”, esclarece Luis Felipe Salomão, coordenador de produção da Unidade de Fabricação de Estruturas Resistentes (UFEM/ICN).
Também gostaria de saber, quantas são no total essas subseções para forma o SBR-1 ?
Voltando ao Prosuper, o mais importante agora, é definir, e assinar ainda esse ano com o parceiro na modernização do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, parece mesmo, que o estaleiro Navantia, da Espanha é um forte concorrente, que conta também agora, com o interesse dos sul-coreanos do estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engeneering Co., Ltd (DSME).
beleza marinha brasileira, enquanto isso a carruagem vai passando
Quantas ainda faltam? Gostaria de ver mais imagens tanto do sub quanto de itaguai.
Ao menos as coisas estao caminhando e o primeirão caminha para sua conclusão.