Por Cátia Simões
Presidente da fabricante brasileira está em contato com o Governo para produzir em Portugal componentes dos novos aviões E2.
A Embraer, dona da OGMA, quer trazer para as fábricas de Évora a produção de componentes para a nova série de aviões executivos E-Jets, a série E2. A fabricante brasileira de aviões já está em contato com o Governo português para aproveitar os fundos comunitários do programa Portugal 2020, disse em entrevista exclusiva ao Diário Econômico, Frederico Fleury Curado, presidente-executivo do grupo Embraer.
Já desenvolvemos os protótipos dos novos E-Jets, a série E2, em Évora e estamos a discutir com o Governo português, no âmbito do Portugal 2020, que se faça em Évora a fabricação dos aviões, explicou. Os fundos comunitários são um dos pontos importantes para a decisão, admitiu, embora não seja o único. Já a construção nas fábricas de Évora, onde a experiência tem sido bastante positiva, foi realizada com o apoio de fundos comunitários e Frederico Fleury Curado quer replicar o modelo para trazer a nova série para Portugal, embora não revele qual o investimento previsto em Évora.
A Embraer vai agora começar a preparar as candidaturas mas, garante o presidente da empresa brasileira, não podemos esperar até 2020. Nos próximos 12 meses gostaríamos de ter uma decisão porque precisamos de definir onde vamos fixar a produção dos componentes.
Questionado sobre se está prevista a produção de mais partes do cargueiro militar KC-390 em Portugal, nomeadamente do cérebro do avião, Frederico Fleury Curado revela apenas que a empresa já montou um núcleo de engenharia mas ainda está a avaliando as oportunidades. A OGMA, onde a Embraer tem 75% do capital produz a fuselagem central do avião e há outros componentes que estão a ser fabricados em Évora.
No caso dos KC-390 o acordo inicial de parceria entre o Brasil e Portugal diz respeito a segmentos produzidos pela OGMA. O que está a ser feito em Évora vai além do nosso compromisso. Foi decisão da Embraer fazer em Évora essa fabricação. Podíamos ter escolhido o Brasil ou outro local, frisa Frederico Fleury Curado.
No memorando de entendimento consta ainda a intenção do Governo português de comprar seis KC-390 para substituir os actuais C-130 da Força Aérea Portuguesa. A compra ainda não está fechada e o presidente-executivo da Embraer não quis adiantar detalhes sobre o estado das negociações, mas a Lei da Programação Militar prevê já uma verba de 40 milhões de euros iniciais para a aquisição destas aeronaves. É bastante natural que a aquisição venha a ocorrer, até porque faz parte dos compromissos, admite Fleury Curado. Como fabricante vamos aguardar a necessidade do cliente, neste caso o Estado português. Não há pressão de tempo.
Apesar de Portugal ter um peso relevante na atividade industrial da Embraer que, além do Brasil, tem fábricas nos Estados Unidos, o presidente da empresa não prevê a construção de mais unidades em Portugal. Antes de pensarmos em novas fábricas temos de expandir a capacidade nas fábricas que temos. Esta expansão vai depender do crescimento da empresa. Tudo depende do mercado, conclui.
FONTE: Portal Econômico
Outra correção da matéria: Os E-jets E2 não serão executivos… e sim comerciais. Essa é a prioridade.
Luiz Fernando, finalmente alguém fala com conhecimento, é obvio que os E2 são montados no Brasil, nem nunca foi colocado em questão que a montagem final fosse em outro país, nem a impresa ta errada em dizer que a Embraer procura fundos da união européia para as fabricas de Évora onde serão feitas grandes estruturas nada mais, grandes estruturas que serão feitas dentro da própria Embraer, e antes era feitas por empresas terceirizadas, se a Bombardier utiliza a mesma politica na Irlanda do norte de captação de fundos comunitários porque a Embraer não iria utilizar? qual o mal disso? deveriam é ficar felizes pela Embraer se expandir, e não ao contrario… enfim, o que fazer
Sobre a questão do senhor Gilberto da Embraer poder vir a fabricar modelos fora do Brasil, eu direi montar fora do Brasil, porque a incorporação nacional é diminuta em quase todos os modelos, é provável que uma empresa que importa em media 70% a 90% das componentes venha uma dia a montar os aviões fora do brasil, alias nada o impede, poucos foram os fornecedores que se instalaram no brasil, e nada obriga a Embraer a continuar a montar as aeronaves no Brasil, o papel do GF com ação de ouro apenas obriga a sede continuar no brasil nada mais…
Maia uma vez quero chamar a atençao para a estrutura acionaria da Embraer, o grupo Bozano atualmente não detem qualquer ação da Embraer, os únicos acionistas institucionais brasileiros são o PREVI fundo de pesao dos aposentados do BB com 7.84%, e BNDESPAR com 5%, nada mais, por favor consultem a estrutura societária, sobre o financiamento do BNDES ele funciona como intermediaria financeiro, ou seja financia projetos e compradores da Embraer, para que os contratos se fechem e uma empresa com base do brasil funcione… assim como a união européia tem financiado o que recai sobre os contribuintes europeua e portugueses em especial, sobre a tao famosa ação de ouro do governo federal, ela apenas prevê que o nomew da empresa não seja mudado e que a sede não saia do brasil, nada mais, lamento mas esta é a realidade que parece que muita gente tem dificuldade em aceitar… só mais uma observação, sobre as ações que estão em bolsa são 64%, desses 64%, 49% são negociados na BOVESPA e 50% na NYSE, esta é a realidade de uma empresa que vive principalmente do mercado internacional… se tiverem duvidas consultem a estrutura acionaria de 2014, e não de 2006, como parece que continua a fazer
E vcs acreditam cegamente em tudo que leem na imprensa… Inocentes. Saibam que os E2 serão produzidos no Brasil, com conteúdo nacional maior que os E1.
Por mim a Embraer pode fazer oque quiser,desde que reponha as benesses feitas com o dinheiro do contribuinte brasileiro,ou alguém aqui vai negar que ela não se beneficiará das tecnologias que lhe serão repassadas pelo FX-2 !
É o cúmulo uma empresa ser tão beneficiada e ainda ter pessoas que acreditem que ela não tem compromisso nenhum com o país, porque ela é uma empresa privada e coisa e tal,se o governo quisesse ele compraria essas aeronaves já prontas, direto da Suécia, não precisava nem colocar a Embraer no negócio pois ela é uma empresa privada sem compromisso algum com o BRASIL, e pelo andar da carruagem eu diria que o certo seria isso mesmo !
Só gostaria de LEMBRAR aos colegas que “CANTEI ESTA PEDRA” desde que a Embraer sequestrou toda a tecnologia desenvolvida no Brasil financiada pelos governos Federal e de São Paulo e criou os dois centros de fabricação e os dois centros de pesquisa de componentes metálicos e componentes compósitos. A FABRICAÇÃO de aviões fora do Brasil é questão de tempo…
Como se vê agora TEMPO CURTO…
Já na próxima geração de aeronaves para o mercado civil…
E pensar que o Presidente Lula foi a inauguração dos centros em Portugal e a Dilma teve seu convidado diplomático negado.
Que adianta depositar a tecnologia do Gripen na Embraer se ela está claramente de malas prontas para SAIR do país assim que lhe for conveniente… Os se VENDER a Boeing…
E eu que era chamado de maluco…
Está aí, mais claro impossível…
A Embraer precisa de uma intervenção federal .. doa q quem doer … esse Frederico curado precisa ”cair” .. tirando as ações na ”bolsa” o Gov brasuca ainda detem a maioria das açoes .. algo como 23 % .. n faz sentido um fundo q tem 3% ter o mesmo peso de um q corresponda a 23% …. assim funciona o conselho diretor .atual… agora acreditar de fato numa ”ação” do tipo …. ta complicado …. mt oportuna essa ”rebelião” contra o gov brasuca ,,,, aproveitando do ”caos” politico . econômico e social q se instalou no Brasil …. n e possivel q o gov brasuca seja tão cego a ponto de ignorar isso …. mesmo o KC seja algo sem volta .. o FX e o projeto do satélite ainda pode ser revisto … e pra ontem
Definitivamente a Embraer vai por um caminho perigoso …. ela….”’empresa” n ganha nada com esse afastamento do Brasil …. nada contra Portugal fabricar componentes …. mas montar os ”E2” (projeto financiado pelo gov brasuca ) em solo português … ai ja e d+ .. afinal .. o q sobraria para o Brasil ? …acho bom o Gov brasuca estar e olho nessa fase ”rebelde” da Embraer … nem q pra isso o FX-2 saia da Embraer .. ou mesmo o projeto do satélite ….. entre outras coisas (pode parecer besteira .. mais alguém precisa dar uma ”travada”’ nela ). pagamos caro d+ .. financiamos mt coisa pra Embraer pra levar um tapa na cara desses …. talvez a ”’pressa” seja justamente pra aproveitar esse momento de turbulência q o pais atravessa … abre o olho Brasil ….
A Embraer é uma empresa PRIVADA de capitais maioritariamente norte americanos e saxônicos, é um grande importador e exportador, depende do mercado internacional, não deve nada aos contribuintes brasileiros, lamento, mas aconselho a se informarem sobre a estrutura açionaria da empresa… sou favorável a continuação da expansão da Embraer, onde esta a aproveitar o melhor das capacidades de cada país, a Embraer não vai desprezar engenheiros capacitados formados na Europa. Só chamo a atenção para um erro, a Embraer não detem 75% do capital da OGMA, mas sim 65%… As OGMA poderão abrir uma subsidiaria em Anápolis GO
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A Embraer e um empresa ”privada” de capital ”aberto” … a maioria de suas ações n tem dono .. e jogada ”avulso” no mercado financeiro …(parte aki .. ”bovespa ” e parte nos EUA .. algo natural .algo como 52%+- …. mais sem ”dono” compra quem quiser ) o resto vc pode colocar nesse quadro acima .. tirando BB e BOZANO (fundos q correspondem aos 23% .. q o gov brasuca ”controla” .). o restante e representado por capital .. estrangeiro … em porcentagem menores … 4% aki 3% ali .. mais 7% ka … mais são esse ”fundos”.(nacionais e estrangeiros ). q possuem representante na empresa … como um conselho diretor .. e daí q se discute o rumo da empresa
O Estado Brasileiro,tem que estar atento quanto a Embraer,que aos poucos começa a deixar o BRASIL, e criar empregos no exterior, essa empresa esta recebendo tecnologias de graça, pagas pelo contribuinte brasileiro, a toda hora aparece alguém dizendo que a Embraer não é mais estatal e isso e aquilo,mas é inegável o dinheiro do contribuinte brasileiro que é gasto em prol dessa empresa !
O unico dinehiro usado pela Embraer, faz parte de uma linha de credito para financiamento principalmente para clientes externos via BNDEs, seguem estritamente garantias e outros procedimentos exigidos pelo Bco…..nao tem nada de graca, ao contrario…..geram juros e dividendos alem de impostos aqui no Brasil, mesmo q subsidiados.
EDITADO em tempo, esta empresa gera milhares de empregos dirtetos e indiretos aqui mesmo, mas nao esqueca q ela esta num mundo globalizado e cujos concorrentes nao perdoam erros……estes exemplos estao ai aos montes………
Isso responde em partes do dindin q jorra la pra dentro ..como uma empresa ”brasileira’ e ”estratégica” para o Páis ela tem acesso a condições ”especiais” de financiamento ….sendo alguns ”como foi a serie ”E1′ e o ”ERJ” praticamente pagamos seu desenvolvimento em pro dessa empresa ..vc deveria tb reconhecer a importância do q foi alguns dos projetos militares ”pagos” e estimulados pelo gov brasuca… (tucano .. AMX … bandeirante ”estatal” .. ST …E-99A/B etc etc ) … enfim .. reconheça .. a Embraer é o q é … por um conjuntos de fatores .. sendo o principal .. uma relação de parceria com o Gov brasuca …perdendo isso … n sei o q vai ser dela