O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Delcídio do Amaral, se reuniu em Brasília com o Comando do Aeronáutica, para discutir a compra de aviões de caça, modelo Gripen, fabricados na Suécia, para equipar a Força Aérea Brasileira. A compra será financiada por uma agência sueca e a aprovação do financiamento passa pela aprovação da CAE.
“Estivemos com os membros do alto Comando da Aeronáutica, Brigadeiro Nivaldo Rossato (Comandante da Aeronáutica), e o Brigadeiro Rui Mesquita (Chefe da Assessoria Parlamentar do Comando), falando sobre o Projeto F-X2, de aquisição dos caças Gripen. O governo brasileiro tomou a decisão de adquirir esses aviões após uma disputa com os Rafale, da francesa Dassault, e com o americano F18, fabricado pela Boeing. O importante é que esse projeto com os Gripen vai viabilizar o desenvolvimento, pela Embraer e por empresas brasileiras, de tecnologia de ponta. Pelo que o Comando da Aeronáutica me relatou, uma parte desses caças vai ser construída na Suécia e grande parte já no Brasil, através da absorção de tecnologia. É muito importante a visão da FAB nesse sentido porque isso agrega valor, faz com que as as empresas se desenvolvam e, ao mesmo tempo, gera emprego no País, através do avanço tecnológico. Portanto é uma iniciativa correta que corresponde a esse histórico da FAB de sempre olhar o Brasil de uma forma mais ampla, investindo em tecnologia”, comentou o senador.
De acordo com Delcídio, neste momento a Aeronáutica está negociando o contrato de financiamento dos caças, orçado em US$ 4,5 bilhões, com a agência de financiamento sueca.
“Fizemos uma discussão ampla porque o prazo para a assinatura do contrato vence no final de abril. Precisamos aprovar rapidamente o empréstimo na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, para que a Aeronáutica dê um grande passo e se coloque numa posição de ponta, trazendo os caças para garantir a defesa, o controle das fronteiras e do espaço aéreo brasileiro”, observou o presidente da CAE.
Delcídio argumentou ainda que o financiamento será feito em coroas suecas. Com isso, o contrato não corre o risco de ser aumentado em função da desvalorização do real frente ao dólar.
Fabricação em grande parte no Brasil ? Onde ? De que ? Já foi dito que será ao final dos 36 Gripen NG 40% de nacionalização, abaixo dos 50% do EC-725.
E “talvez 10 a 15” Gripen NG serão montados no Brasil, dentre os 36. Muito distante da promessa antes de vencer o FX-2, em que falavam de uns 20-30 construídos no Brasil.
Que tecnologia de ponta ? Em que ? Motor (que tem muita eletrônica), radar AESA, IRST, ECM, aviônicos (exceto WAD e HUD da AEL que não são nacionais, são da Elbit) são todos importados. Sobrou o quê ? Fabricar célula ! Algo que a Embraer já domina. Isso é tecnologia de ponta ?
O Debate é Salutar….a semente que queria plantar esta ahi….divulguem! Em minha modesta opinião, 6 embarcações operacionais é muito pouco pelo que temos e pelos recursos gerados pela economia que usuflui dos meios navais, ou de recursos naturais disponíveis. Acredito que, só não temos uma marinha decente, no que se refere a meios e suas quantidades, por falta da vontade política. Somos uma nação que se arrecada bilhões em impostos. O ralo é grande, mas quando a coisa caminha com a sinergia adequada, os recursos chegam…
Como disse! É só questão de vontade política….e para isso, a Marinha tem que receber todos os holofotes possíveis, para gerar visibilidade para aqueles que só fazem mediante isto, nossos políticos! Divulguem! Envolvam a mídia de massa com vosso respaldo (mídia especialisada). Vamos mudar isto!
O Nae Sao Paulo deve ser modernizado e utilizado como real elemento dissuassivo e continuador da escola de Naes que se iniciou com o Minas Gerais….as maiores potencias do mundo constroem Naes não por enfeite mas por ser um elemento estratégico de importancia dentro de uma força naval ….deve-se modernizar o São Paulo e coloca-lo no lugar que merece….seu desempenho no combate dependerá da estratégia do Comando de toda uma frota a acompanha lo e de seus caças….Ele pode até ser antigo mas tem ainda muito pra navegar……
Principalmente no caso da Marinha, os planos são desenvolvidos em um tempo mais longo, ou seja, para compra de unidades “novas”, a complexidade envolvida, se tudo der certo, em média 10 anos, para se entregar uma fragata.
Se no Brasil, até para fazer navios menos complexos como os patrulhas de 500 ton. se demora muiiito, imagina uma fragata.
Fico pensando se esta tal de “transferência de tecnologia”, como querem alguns, a custo muito mais altos, vale a pena mesmo.
Pouquissimos países, fazem todas as clases de navios, e nós queremos fazer tudo de uma vez, sem mão de obra, sem tecnologia, sem estaleiros.
Não vale a penas priorizar, talvez as corvetas e patrulhas de 1500 ton.
Nós tinhamos a Know how, para fazer os submarinos IKL, quantos fizemos?????? um, e depois paramos, ou seja perdemos esta geração de técnicos e engenheiros e mesmo o ferramental.
Temos os planos dos patrulhas de 1500 ton.[aqueles comprados da Inglaterra], pagamos mais por isso, e quantos temos planejados para fazer?????, nehuma, esta na hora da marinha explicar, esta falta de continuidade dos projetos.
Mesmo o Prosub, quando os submarinos estiverem prontos, existe a necessidade de sempre se estar em construção de um pelo menos, afim de não perder a expertise, de pesquisar, etc. será que ira´ser feito.
Comprar tecnologia carissima e depois se deixar perder, até que ponto isso é avançar????, se depois temos que comprar outra e abondonar a anterior.
Faltam planejamento de médio e longo prazo, verbas que sejam perenes, onde se possa fazer planos, e que eles saiam do papel.
…..com o contrato assinado e a banca sueca pagando o Gripen já decola…pra mim em segunda lugar temos o Prosub e o Pronae…o Prosub NÂO se pode contingenciar de modo algum…com apenas os 5 submarinos o nosso país não se defende a contento fora que ainda temos o nuclear…porém se saem já os 4 diesel elétricos ja é uma boa….muita gente por aí baixa a lenha no São Paulo sem saber a importancia que ele tem pra dissuassão além de dar continuidade à uma escola de Marinha baseada em porta- aviões, seguindo ao que se iniciou com o Minas Gerais,,,ora,perder o véio Sampa é perder essa aprendizado…outrossim,ele ao contrario dos caças e dos submarinos ja está FEITO….após sua modernização pela própria empresa que o construiu ai então ele nos mostrara pra que serve………tenho fé….
Sonho (ou pesadelo): Segunda Frota, Nae, Sea Gripen, Sub Nuc
Realidade: A MB tem sete escoltas (não nove). As demais são reserva branca em eterna manutenção. As Inhaúmas podiam ser alugadas para festa infantil no convoo há tantos anos paradas (só a Júlio de Noronha navegará novamente).
Aí vem esse papo de Sea Gripen, se nem a modernização dos A4 sai.
O Senador Delcídio Amaral falou que o contrato está em negociação. Mas, já não está assinado desde a véspera da eleição do ano passado ???
O correto não seria que a negociação é sobre o Leasing de Aeronaves para diminuir nossas deficiências em termos de Defesa Aérea até que o FX – 2 esteja efetivamente operacional em 2019/2020 ????
Ou teve alguma coisa que eu perdi e não estou sabendo ???
Quanto a Marinha, os comentários acima, além das contínuas matérias – todas excelentes aliás – da DAN,e os respectivos comentários, demonstram a situação caótica e periclitante de nossas belonaves. Consequentemente, de nossas marinha.
Que Deus nos proteja, e a nossos militares.
Essa comissão deveria discutir algo relevante, como essa instalação de painel panoramico que encarece o vetor, se o pedido for da versão comum a Sueca ao invés de 36 chegaria 42 G NG pelo mesmo preço! isso é Brasil, ninguém serio entende.
Um abraço!
Agora sim….In Topic…
Que venha logo este contrato do Gripen.
Mais atrasos vai complicar ainda mais a disponibilidade das aeronaves, que estão a cargo dos cansados F5.
E ca pra nós…com grandes limitações no cenário atual…
Só quero deixar claro a urgência do prosuper, pois se os planos do Guarani e defesa anti aérea (Exército), Gripen, KC390 e KC767 (Aeronáutica), e Prosub (Marinha) forem mantidos, a frota de superfície da Marinha é que é o x da questão …. Sem ela não se patrulha e garante a proteção das nossas fronteiras marítimas.
Por isso estou tão engajado em divulgar…
Sua preocupação é justa Willhorv , todo esse problema é fruto de mau planejamento,como eu disse anteriormente,fruto de nossa arrogância de querer participar de tudo,de querer ter tudo e negligenciarmos o pouco que temos !
A MB deve abandonar o Nae São Paulo e o país deve abdicar da aventura no Haiti,isso irá nos dar uma economia razoável para investirmos mais nas nossas forças de superfície, temos que saber usar os recursos, se não isso irá sempre repetir-se !
Mas a marinha não precisa muito de investir na manutenção da actual frota, precisamos de investir na modernização (PROSUB,PROSUPER,PRONAE, PROANF, corvetas tamandaré, OvPBR), o unico vector de força antigo que interssa ser modernizado é NAE São Paulo, o resto pode ir mesmo para a sucata, já não tem muita utilidade, Mas vale ter poucos meios , mas bem modernos, do que ter muitos meios, mais desfasados, Eu tou completamente de acordo, e no meio operacional da Atlântico Sul, o Brasil têm é que ter os meios mais modernos, ou seja menos quantidade e mais qualidade.
Os leitores do DAN, desde autorizados pelos autores, podem disponibilizar os artigos para amigos profissionais de imprensa darem eco nos mais diversos meios de comunicação?
Bem a situação da Marinha vai ficar feia mesmo,mas em parte,pois como já disseram aqui o Prosub é para a marinha, então ela não esta de todo jogada as traças,oque deve ser feito a meu ver é cortar no supérfluos ou seja, a Marinha tem que abrir mão do Nae São Paulo !
O Prosub é o maior projeto militar brasileiro no momento,o Sea Gripen também esta voltado a marinha, a reforma do Nae, entre outros projetos!
Nós precisamos é de planejamento, de saber priorizar as coisas mais importante,e não querer fazer tudo de qualquer jeito ! Dinheiro há o problema é saber usar ! então deixemos o Sea Gripen e o Nae São Paulo de lado e vamos priorizar as corvetas !
e em termos de preço e rapidez termos os chineses e sul coreanos
Tem gente que não tem a menor noção do estado da Armada. Só há 5 belonaves e 1 submarino operacionais no momento.
Sim,há poucas belonaves e apenas um submarino operacional no momento,mas não podemos ser levianos nem injustos,pois não sabemos a que pé andam as manutenções dos efetivos da MB !
Com os contingenciamentos constantes não é difícil de se imaginar o real status.
Acabei de dizer que não podemos ser levianos, Douglas, temos que ter certeza e não partirmos para os jogos de adivinhação oque pode nos levar a cometer injustiças !
li em outro site que dos 5 submarinos só um esta disponível os navios de superfície dos 14 só 9 se lembro estão ativo entao já passou da hora de um plano de emergência pra marinha sedo que se tudo começa agora o primeiro navio só deve chega na proxima década
Dos 5 submarinos só 1 esta operando, mas os demais estão em reforma, ou seja estão temporariamente parados,não foram desativados,se dos 14 navios de superfície 9 estão ativos,então a situação não é de se desesperar !
Concluindo,falta é planejamento e cortar nos supérfluos, porque precisamos de um Nae ?
Operacionais somente 6 .
Com a baixa da corveta Frontin ano passado, o número total
de combatentes de superfície caiu para 13, incluindo a Fragata
Defensora que encontra-se em PMG desde 2010.
Dalton,você teria dados mais precisos,não que eu esteja duvidando de você, é para que todos possam se guiar por uma tabela real,única pois se especula muito, é um tal de ouvir dizer,li no site tal e etc,etc!
Se alguém tiver dados precisos passem por favor,para que possamos analisar uma coisa real, e não ficarmos somente ño campo da especulação !
nao falei o nome do site pois nao sei se e permitindo
Falem pra este povo que a Marinha ta se acabando!!! Coloquem olofotes nela!! Eu estou tão indignado com a real situação das nossas forças navais que estou falando aos 4 ventos isto. E nem militar sou. Peçam ajuda pra divulgar isto na mídia!
E esses projetos que estão sendo executados referentes aos submarinos etc e as sondagens do SeGripen? . . . isso é Marinha . . . .
Correto Edson,tem Prosub, pode vir Sea Gripen,tem o Nae, tudo isso é marinha !
Tem isso tudo, só vai faltar uma Força de Superfície, mas se a gente tiver porta-aviões e submarino nuclear já tá bom, né gênios?
Ninguém falou para não termos força de superfície ,não sei onde você imaginou isso Douglas ?
Oque o Edson disse e eu concordei é que estão havendo sim investimentos ma Marinha,se não são os investimentos prioritários,e mais necessário á atualidade ai já é outra história,mas quero deixar claro que a MB,não esta as moscas !
Não está às moscas? Esse contrato dos submarinos pode ter certeza que teve gente faturando uma grana boa nele. O São Paulo é um vertedouro de dinheiro, já deveria ter ido para desmanche a muito tempo. No momento a marinha dispõe de somente 4 fragatas (3 Niteróis + 1 Greenhalg) A Corveta Barroso e o submarino Tamoio em condições operacionais. O resto está PARADO e boa parte deles talvez nunca mais voltem à vida operativa. Se mesmo assim está tudo bem para você, daí não há nada que eu diga que vai te fazer mudar de idéia.
O problema que mais assola nossas forças armadas nem é tanto o valor do orçamento, mas sim onde ele é empregado. Enquanto se constrói submarinos que sequer sabemos se entrarão todos em serviço, a força de supérfície se encontra sucateada. Só não enxerga isso o pessoal chapa branca partidário do “Brasil Potência”.
Douglas você deveria ler oque eu tenho escrito,se leu não entendeu,mas eu já anotei a sua reclamação !