O governo russo planeja gastar 2,2 bilhões de rublos (quase 115 milhões de reais) para a criação do primeiro Centro nacional de monitoramento das ameaças biológicas, relata o jornal russo Izvestia.
De acordo com os planos, o centro vai coletar e analisar informações sobre vírus, bactérias perigosas e epidemias que surgem na Rússia e nos Estados vizinhos. Segundo o jornal, o novo centro será aberto no verão de 2018.
Como explicam no Ministério da Saúde da Federação Russa, a necessidade de um serviço de monitoramento unificado é devido ao surgimento de novos fatores de risco, como uma epidemia do vírus Ebola, e a disponibilidade de componentes para a produção de armas biológicas.
Também o ministério lembrou que precisa considerar o nível progressivo de migração — outra maneira de mover de vários micróbios. De acordo com o professor do Instituto Internacional de Desenvolvimento, Aleksei Skopina, no contexto da situação da política atual, a questão da biossegurança é muito aguda.
FONTE: SputnikNews
Senhores,
O desenvolvimento de armas biológicas é proibido oficialmnete por tratados internacionais.
Porque o titulo e tão diferente dos textos,eu achei que se tratava de que a Russia estava desenvolvendo armas biologicas mais depois eu vi que era pra fazer o monitoramento das armas biologicas.
Quando eu li,pensei a mesma coisa, mas como dizem, foi pegadinha !
O BRASIL também deveria fazer o mesmos,mas aqui é outra estória,segurança e tratada como supérfluo !