A nova versão do helicóptero de ataque Tiger da Airbus, conhecido como Tiger HAD (Hélicoptère d’Attaque et de Destruction), foi apresentado ao público pelo exército espanhol em 4 de março último, na base aérea “Coronel Maté” em Colmenar Viejo (Madrid), Sede das Forças Aeromóveis do Exército Espanhol.
O Tiger foi exposta à mídia, que poderia vê-lo em voo, e em exposição estática, de uma das duas primeiras unidades entregues de um total de 18 adquiridos pelo Exército Espanhol. Os helicópteros Tiger irão operar Batalhão de Helicópteros de Ataque (BHELA) I, em Almagro (Ciudad Real) de acordo com o cronograma de entrega estabelecido com a empresa Airbus Helicopters.
Os dois primeiros Tigre HAD helicópteros foram entregues ao exército espanhol em dezembro passado.
Esta nova versão, também chamado de “O espanhol”, irá substituir o atualmente em uso, que é a versão francesa ou HAP (Helicopter d’Appui et de Protection), dos quais o BHELA I, tem seis unidades. Estas seis unidades foram enviadas ao Afeganistão.
O Tiger HAD oferece inúmeras vantagens e melhorias significativas, especialmente em armas e motor. Entre outras diferenças, incluem 500 quilos adicionais no peso máximo de decolagem (6.600 quilos), aumento da capacidade do motor em 14%, uma proteção balística adicional para piloto e atirador no cockpit, a instalação de um segundo rádio, a substituição de gravação analógica dados por um digital, um visor melhorado e a capacidade de montar lançadores de foguetes de 70mm.
Espanhol novos helicópteros de ataque também são incorporar o míssil ar-solo teleguiado SPIKE-ER, que tem um alcance de até 8 kilometros.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:AirRecognition
sou totalmente a favor de vetores ocidentais e não a velharia russa que já chega necessitando de atualização vide: mil mi-24, que serve para tudo e nada direito. totalmente a favor do mangusta ou do tiger. chega de porcaria e troca de cortesias.
Bem roberto, a FAB não utiliza Mi-24 más os Mi-35 em outro patamar tecnologico, além disso a FAB não tem reclamado deles, alias sugeriu sua aquisição para o exercito que recusou por acha-lo pesado para o que tem planejado! Não sou a favor de “trocas de cortesias”, tipico dos russos, que embarga exportação de carne se não equilibrar a balança comercial, tipo nos liberamos nosso mercado e vocês compram o pantsir-sm. Tem que ser feita uma concorrencia justa é procurar entre os fornecedores o melhor custo beneficio, não sou ufanista pelo melhor do mundo más o que cumpra a missão! um abraço.
Perfeito.
Otimo vetor, mas para o Brasil que precisa sempre do menor preço de aquisição e, todo brasileiro sabe, possibilidade de no futuro por falta de verba suficiente ter que canibalizar alguns para manter outros e, para esses dois requisitos, o melhor e mais provavel será o Mi-28.
Não sou fãboy dos vetores russos más para a doutrina e forma de utilização aqui no Brasil não tem igual, se esse tiger vier parar aqui e precisarmos de uma arruela para reposição os franceses teram a cara de pau de sempre e cobrarão no minimo 200 Euros por unidade de arruela, e se for um parafuso … vai saber $$$ ( em euros) vai custar pro exercito!!!
Um abraço.
Também não sou “fãboy” dos russos más que os helis são bons e comprovados isso é incontestavel, por alguém imparcial é claro ! já vi comentario do tipo “se o Brasil for utilizar algum heli russo ia pegar mal em algum exercicio conjunto com os EUA”, é tipo raciocinio se empresa qualquer tiver algum tipo de aviao russo não pode pousar nos eua ou se utilizar algum navio russo não pode atracar nos eua! se o Brasil decidir pelo heli russo o q q os EUA tem a ver com isso, vou ser obrigado a comprar dos eua ou da uniao europeia por conta de algum exercicio conjunto! kkk!!! O Brasil é soberano pelas suas decisões ou estou enganado??
Qual versao foi oferecida ao Exército? Será que foi essa?!