Presidente da Indonésia rechaça interferência estrangeira, reafirma que execução de traficantes está mantida, incluindo a de mais um brasileiro, e seu governo ameaça reconsiderar compra de jatos e lança-mísseis do Brasil
O presidente da Indonésia Joko “Jokowi” Widodo disse ontem que não terá clemência com os traficantes estrangeiros condenados à pena de morte, apesar dos pedidos do Brasil, União Europeia, Austrália e Anistia Internacional, e que não aceitará “interferência externa” sobre o assunto. Ao mesmo tempo, o vice-presidente, Jusuf Kalla, que Jacarta poderia reconsiderar a compra de 16 aviões de combate EMB-314 Super Tucano e lança-mísseis do Brasil, segundo o diário “The Jakarta Post”. A Embraer já entregou 8 dos 16 aviões pedidos pela Indonésia, cumprindo uma encomenda acertada em 2010 que foi ampliada em 2012. A ameaça do governo indonésio ocorre em um momento em que as relações entre os dois países estão abaladas pela execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, no dia 17 de janeiro, ignorando o pedido de clemência da presidenta Dilma Rousseff.
Dilma, que chamou para consultas o embaixador brasileiro em Jacarta após a execução de Moreira, também pediu clemência para Rodrigo Muxfeldt Gularte, diagnosticado com esquizofrenia. Laudo assinado por um psiquiatria da rede pública da Indonésia confirmou o quadro de saúde e o governo brasileiro pediu a sua internação. Onze condenados estão para ser executados até o fim do mês, a maioria por tráfico de drogas, segundo a mídia local. Esta será a segunda leva de execução deste ano, após a de janeiro. O presidente Widodo alertou aos outros países para não intervirem no direito da Indonésia de praticar a pena de morte.” Não deve haver qualquer intervenção na pena de morte porque é nosso soberano direito de exercer nossa lei”, afirmou Widodo.
A Indonésia chamou no sábado (21) o seu representante no Brasil e apresentou protesto formal às autoridades brasileiras porque a presidenta Dilma Rousseff adiou, na sexta-feira (20), o recebimento das credenciais do novo embaixador indonésio, Toto Riyanto, até haver mais clareza na situação das relações diplomáticas entre as duas nações.O presidente indonésio criticou ontem a atitude do governo brasileiro, afirmando que foi “inapropriada”. Ele explicou que decidiu retirar o embaixador indonésio do Brasil “porque isso é uma questão de soberania de Estado e de dignidade da nação”. Outro fato que piorou a situação foi a declaração de um padre católico que mora na Indonésia há 40 anos, de que Moreira foi executado sem direito à extrema-unção.
Charles Burrows, em entrevista ao grupo de mídia australiano “Fairfex Media”, reproduzida pelo jornal “The Sydney Morning Herald”, contou que um desentendimento impediu o acesso dele ao local da prisão, que fica em uma ilha. Widodo encontrou Dilma pela primeira vez em Brisbane, na Austrália, onde eles participaram do encontro do G-20 no ano passado. Eles deverão se encontrar novamente em outubro, Istambul, onde será realizado uma outra cúpula do G-20. A execução de estrangeiros acusados de tráfico de drogas também abalou a relação da Indonésia com a Austrália, com o primeiro-ministro Tony Abbott pressionando Jacarta para que liberte dois cidadãos de seu país, condenados à morte em 2006 por tráfico de heroína.
Abbott provocou uma grande polêmica há alguns dias ao lembrar que seu país ajudou a Indonésia com US$ 780 milhões após o desastre causado pela Tsunami em 2004.O comentário foi recebido pelos indonésios como uma ameaça e acabou desencadeando uma campanha pública para coletar dinheiro para devolver a verba oferecida pela Austrália. A pena de morte para traficante conta com apoio maciço da população e Widodo tem aproveitado para demonstrar que é linha dura, afirmando que não agirá como governantes anteriores que cederam às pressões externas e concederam anistia a condenados por tráfico de drogas.
FONTE: Brasil Econômico
ESSES governantes de Plantão é que não serão.
Quando Sukarno e Suharto foram os magnânimos da Indonésia jamais fizeram tal tolice de sair fuzilando gente â toa..eram mais refinados ..o cidadão aí quer HOLOFOTE daqueles ENOOOORMEESSSSS…que o Exercito Brasileiro usava tipo anti aereo da marca Sperry Rand,,,bota encima dele e aí ele vai se esbaldaaaarrr….Ele quer aparecer AS CUSTAS da “JUSTIÇA” da Indonésia como o tal juiz do caso Eike Batista , o qual saiu guiando o carro de luxo do acusado pra todo mundo ver…o negócio dele é o HOLOFOTE da mídia internacional…isso o satisfaz…o dito cidadão poderia deixar os acusados vivos em prisão perpetua….mas não o faz,…só quer MATAR MATAR E MATAR…isso não é e nunca será JUSTIÇA mas tão sómente e apenas penas de uma sociedade que ainda se baseia em penas tribais malaias….Quanto ao caso dos aviões vendidos, se as multas realmente forem pagas o Brasil se safa…se não forem pagas o Brasil pode fechar a conta e passar a régua suspendendo a entrega de outros Astros e foguetes guiados e não guiados além da material sobressalente pros Tucanos…. aí quero ver a tecnologia indonésia fabricar foguetes e peças de avião da noite para o dia…e se comprar a outro vai pagar mais caro…Voltando ao senhor Widodo,acredito que dito cujo deve ir pro Estado Islamico…….cai melhor pra ele…
Agora eu pergunto, se essa ameaça se concretizar, quem é que vai pagar esse prejuízo?
É chocante o amadorismo desse governo em relação a absolutamente tudo.
O sr. Widodo quer aparecer…adora holofote…poderia deixar os traficantes em prisão perpétua porém botou banca de Robespierre e quer matar todo mundo ..ora, este cidadão e os que o apoiam não tem moral pra coisas desse tipo…duvido que eles façam isso isso com qualquer traficante nascido nos Estados Unidos! Tio Sam engrossa e eles amarelam…Porque?porque como diz o povo teem “rabo de palha”,são covardes….em 1975 invadiram Timor Leste declarando- a sua província e durante 25 anos de sua ocupação a população de Timor Leste foi submetida a execuções arbitrárias, tortura e fome culminando com o massacre de Santa Cruz em 1991que causou indignação em todo o mundo … Calcula-se que durante a ocupação indonésia em Timor houveram mais de 100.000 mortes! Widodo e os que o apoiam também tem as mão sujas de sangue timorense…o Brasil não deria fazer negocios com esse país…tem muitos outros lugares melhores pra vender armas….
Não ele não gosta, quem decidiu pela pena de morte foi a JUSTIÇA da Indonésia e não o senhor Widodo.
Sim ele tem moral tanto é assim que a maioria quase que total dos Indonésios o apoiam em relação a aplicação da pena de morte por tráfico de drogas.
Quanto a não fazer o mesmo em relação a supostos traficantes americanos, isso é PURA ESPECULAÇÃO sua , até porque essa situação ainda não aconteceu, portanto nem eu, nem você e ninguém pode afirmar que ele vai amarelar caso essa situação aconteça.
Se cancelar que aloque as encomendas para nossas forças armadas mesmo , ou melhor
vendam para a arqui-rival Malásia hehehe ( rival nada a Malásia é infinitamente superior que a cleptocracia Indonesia…)
Poderiam ser alocados nas nossas unidades.
Tanto os Astros quanto os Tucanões.
Pois é, e os comentaristas se arrastam por questões ideologicas, affff . . . .
E pra que isto, por causa de dois traficantes? Por favor Presidente Dilma, deixe a sua arrogância e prepotência de lado, orgulho ferido não ajuda em nada em Relações Internacionais, pense um pouco mais.
Imagina só, o maior país católico do mundo, brigando com o maior país muçulmano do mundo, imagina a repercussão no meio de extremistas religiosos?!?! Detalhe, a Indonésia é o país muçulmano mais tolerante do mundo. Pena de morte não é justificativa plausível para querermos briga com a Indonésia. Outros países utilizam deste expediente para punir crimes até menos ofensivos e nem por isso o Brasil fez tamanha estupidez diplomática.
Uma coisa é a intervenção enérgica por causa de punições exageradas para crimes de menor poder ofensivo (como crimes de opinião, por exemplo), outra coisa é tráfico de drogas. Outra coisa e o princípio da livre determinação dos povos? E o princípio da não ingerência em assuntos internos? Este ato foi mais uma atitude descabida de uma Presidente que simplesmente ignora sua chancelaria.
Até mais!!!
A Dilma aproveitou esta pataquada para dar um troco na Embraer mas parece que a Avibrás é que vai levar a pior…
Brasil, Austrália e os Europeus mostraram uma postura arrogante desrespeitando o direito Indonésio de cumprir a sua Justiça.
Políticos contemporâneos desconhecem a história e o quanto a China e a maioria das nações asiáticas como a Indonésia são historicamente traumatizadas pelo tráfico de drogas (principalmente de heroína/ópio) introduzido e imposto pelo imperialismo Britânico.
A reação asiática a qualquer crítica ou pedido de abrandamento ao combate ao tráfico por qualquer país ocidental ou ocidentalizado, PRINCIPALMENTE quando está subentendida na manifestação (como no caso do Brasil) que o país considera o sistema jurídico asiático “primitivo ou bárbaro” em comparação ao seu, só pode ser a mais ressentida e pior possível e vista por eles como uma hipocrisia histórica inaceitável. Ainda mais para os países ligados ao Reino Unido como EUA e Austrália.
A destruição das sociedades asiáticas no século 19 devido as Guerras do Ópio deixaram marcas profundas nas sociedades asiáticas e a miniminização que os governos ocidentais tratam esta questão é de uma falta de tato diplomático CHOCANTE.
E o sempre moralismo de cuecas ocidental JAMAIS cogitou que o Reino Unido deveria (como os diplomatas exigiram de vários países em situações similares (ex. Japão e Alemanha na 2WW) que se desculpasse formalmente e fornecesse indenizações as vítimas.
Jamais se cogitou um Mea Culpa Britânico pelos seus crimes contra a Humanidade Asiática pela imposição da venda do Ópio no século 19…
Eles tem TODO direito de executar qualquer idiota que tentar fazer tráfico de drogas no seu país e for pego…. Seja de que nacionalidade for…
Defender um traficante, mas os Indonésios tem mais é de cancelar essa compra, que esse Governeco brasileiro comece a respeitar decisões e leis dos outros assim como quiseram que respeitassem sua decisão a respeito daquele bandido Batist … Que esse cancelamento ( TOMARA QUE OCORRA ) sirva de lição para esses politiqueiros brasileiros, sejam do PT ou outro partido que seja, pois independentemente de Partido cada um está é mais preocupado com seu Plano de Poder do que com o BRASIL. Quanto a Avibras que o governo assuma suas responsabilidades o que na realidade acho que não assumira assim como fez com a Varig, Engesa … E ainda quanto a Avibras nem lamento, pois esses politicos que estão no governo estão ai porque teve gente que votou neles. O Brasil tem mais é de levar na cabeça, infelizmente e somente assim parece que ele talvez se transforme em um País sério e responsável, que não somente exige responsabilidade da sua própria população e dos atos de outros países mas também que cumpre com suas responsabilidades … Fornecedores de Armas existem em outros países, como a Rússia e China, que possuem equipamentos similares a esses brasileiros e melhores.
Se isso se concretizar vai ser o tiro de misericórdia na Avibras, a Embraer ,creio eu, tem capacidade de absorver em caso de cancelamento desse contrato, tendo em vista que seriam cancelados 8 dos 16, pois 8 já foram entregues, fora o interesse dos EAU por 6 a 8 super tucano de entrega imediata dos 24 pretendidos, mais Gana com 5, mais Líbano, Honduras, enfim não será nada dramático para a Embraer, agora já a Avibras são outros quinhentos infelizmente.
ps; Queria que algum repórter perguntasse para a Dilma caso isso se concretize, quem é que vai pagar esse prejuízo. NOJO dessa política externa de botequim que nós temos.
Se cancelar a compra do astros, vai pagar uma multa, vai ficar sem receber foguetes guiados e misseis de cruzeiro.
E o governo brasileiro pode passar os sistemas astros para Timor Leste, com custeio incluso, sob desculpa da cooperação miltar brasileira-timorenha. Seria uma bela resposta.
Ou então os veiculos lançadores mais um belo lote de misseis para a Malasia, rival da Indonesia, que tambem usa o Astros.
Não creio que a Indonésia ira cancelar as suas encomendas ao BRASIL, Jacarta esta apenas dando um susto ao governo brasileiro,para puni-lo por sua interferência em seus assuntos internos e por sua falta de respeito ao seu embaixador !
Quanto ao meliante que foi executado,a cada dia surgem mais coisas sobre esse infeliz, esse papo de não ter recebido a extrema unção, não cola , a extrema unção é dada a doentes que muitas vezes estão a beira da morte, que não era o caso do traficante,embora soubesse que a morte estivesse perto a ele caberia apenas uma simples confissão ao padre, mas nada disso é obrigatório !
Mais q lambança fez o gov …. se de fato for anunciada esse cancelamento …. a ”saida” pro gov e ”ocupar” … ”herdar” tais encomendas … pelo menos no caso da AVIBRAS ….. e a única saída q resta ao gov …. vamos ver o q da
Pois é , Bruno , as coisas já não estão boas para a Avibras , se o pedido for cancelado , pode ser a gota d’ água para esta empresa, obra de um ( des ) governo muito IRRESPONSÁVEL .
Kkkkkkkkkkk o choro é livre (;