A Saab, empresa de defesa e segurança, selecionou a AEL Sistemas como fornecedora para o caça Gripen NG no Brasil.
A AEL Sistemas irá fornecer o Wide Area Display – WAD, um display panorâmico, e o Head-up Display – HUD, um display digital ao nível dos olhos do piloto, que integrarão os Gripen NG adquiridos pelo Brasil, como parte do contrato FX-2. O desenvolvimento do WAD e do HUD começou em janeiro de 2015. A Saab e a AEL também assinaram um acordo para a transferência de tecnologia.
O novo programa de sistemas aviônicos será executado ao longo de quatro anos e inclui desenvolvimento, integração e produção em Porto Alegre (RS). A integração do sistema será feita pela Saab e pela Embraer.
O WAD para as aeronaves Gripen NG do Brasil é um display único inteligente, com capacidade multifunção e totalmente redundante com imagem em cores, tela grande (19×8 polegadas) com apresentação contínua de imagens e controles touch-screen de última geração. Essa é a principal fonte de informações de voo e de missão no cockpit.
A AEL também vai desenvolver o novo HUD para os caças Gripen NG do Brasil. O HUD oferece informações essenciais de voo e missão ao piloto, ampliando seu campo de visão fora do cockpit.
“A incorporação desses produtos avançados da AEL no Gripen NG do Brasil aprimora ainda mais a aeronave. Este acordo também mostra nosso compromisso contínuo para desenvolver e produzir o Gripen em estreita parceria com a indústria brasileira”, disse Ulf Nilsson, chefe da área de negócios de Aeronáutica da Saab.
“Estamos orgulhosos em fazer parte do desenvolvimento do Gripen NG e de poder apresentar as mais recentes tecnologias de monitores, computadores e software em um caça de última geração. Tenho certeza de que isso irá aumentar ainda mais a contribuição bem-sucedida da AEL para as Forças Armadas brasileiras”, afirmou Sérgio Horta, presidente da AEL.
Uma extensa campanha de testes de voo será realizada em cooperação com a AEL nas instalações da Saab em Linköping, na Suécia, para demonstração e validação do novo equipamento.
O contrato de transferência de tecnologia com a AEL será focado no desenvolvimento da interface homem-máquina (HMI) para caças avançados, juntamente com workshops para manutenção de aviônicos. As atividades no âmbito do contrato irão começar no segundo semestre de 2015 na Saab, em Linköping, e irão incluir cursos teóricos e treinamentos práticos.
Eu sou cético.
Vou dar minha opinião depois que os bichos estiverem voando com essa TVzona ai acoplada nele.
Vamos aguardar e ver se a TVzona da bons resultados ou se é um gasto desnecessário.
Até lá. Eu torço pra dar certo.
Se der certo, ótimo.
Se não der certo, ótimo também. Ninguém vai fazer nada pra mudar isso mesmo.
Então, tudo como antes na terra de Abrantes.
Bacana .. isso e TT ”real” .. e vamo q vamo !!
Mais um contrato anexo ao original, muito em breve vão chegar aos 200 milhões a unidade e a escala de produção com a BRzação do projeto vai para o esgoto, pobre contribuinte Brasileiro, estão transformando uma coisa eu era boa no inicio em um bolo aonde todos querem dar uma mordida e nós vamos pagar a confeitaria.
Grande abraço
Aonde está escrito que é um adicional ao contrato com a FAB? A princípio, deve estar incluso no contrato FAB com a SAAB. O que foi anunciado é um acordo AEL com SAAB, e a SAAB tem que tirar do contrato original para pagar a AEL. Entendo assim.
Abraços
Seu pensamento está incorreto.
Juarez quem decidiu mexer na configuração do Gripen E BR e gerar custos adicionais foram os próprios azulzinhos da COPAC, o seja os quem “estão transformando” que te referes são os militares da FAB, e se tiver alguém mordendo algo por fora (que acho que não tem) neste processo ele usa farda azul e não tem nada a ver com o governo petista.
Como a escolha recaiu sobre o SAAB Gripen NG de qualquer modo o governo brasileiro já terá de financiar o desenvolvimento da variante Gripen F que a SAAB e a Flygvapnet não querem.
E foi a FAB a culpada de colocar no short-list esta aeronave, portanto meu caro agora vai ter de operá-la mesmo e engole o choro…
Foi o último comentário com conotação política aprovado.
Só quero RE Lembrar aos comentadores que a AEL não é mais uma subsidiária integral do grupo israelense Elbit, desde a formação da Joint-Venture Harpia Sistemas o grupo Embraer passou a deter 25% das ações da AEL…
É só ver no site harpiasistemas na página about.html o gráfico da sua composição societária.
E como já disse antes o cockpit da versão brasileira do Gripen ficará sem dúvida melhor que a versão sueca pois os brimos Jacó da Elbit conhecem e se falam com outros brimos da sua grande família que estão recebendo outro briquedinho parecido mas mais parrudo do tio SAMuel que também tem este trem de tela única. E idéias transitam…
A AEL tem acesso indireto a outra fonte neste tipo de tecnologia que a SAAB não tem….
E os nosso software é uma oportunidade do Brimo Jacó já ir mexendo e praticando independentemente com esta tecnologia que já estava aprendendo…
Exato, Gilberto. Acabei por repetir parte do seu comentário, pois este ainda não havia sido liberado pela moderação quando postei o meu.
Abraço.
Guarabira, Paraíba.
Gilberto e Alisson,
Eu sei, mas ficaria menos preocupado se a Elbit fosse detentora minoritária da AEL. Como eu disse, talvez eu ficaria mais tranquilo se a AEL fizesse um convênio com o ITA sobre a tecnologia de fabricação do monitor. Não faria nenhum mal, faria?
Sei também que a Embraer é parceira sênior de todas as tecnologias. Só que confio mais na Aeronáutica.
A AEL, empresa comandada por uma matriz israelense, vai receber esta tecnologia? Nada contra, desde que a aeronáutica também pudesse receber esta tecnologia. Será se não existe nenhuma empresa brasileira mesma que pudesse receber e fabricar este monitor?
Não que mude alguma coisa, mas a Embraer é acionista da AEL.
Não vai “receber”, ela já existe e já foi desenvolvida pela própria empresa, e graças ao auxílio israelense. Inclusive ele era pra ser utilizado no Advanced Super Hornet.
só espero que a FAB exija transferencia de tecnologia tambem da AEL para empresas brasleiras. Porque senão suecos e israelenses vão fazer a festa a custa do contribuinte brasileiro.
“brasileiras” e “se não”, nois não sermos muito bon em portugueis kkk
E se esta tela apagar em um combate oque o piloto faz ?
Renicia o sistema acredito. Ou ejeta 🙂
Na verdade são 3 telas em uma. Parece ser apenas uma mas não é.
Eu só sei que os suecos preferiram continuar com o painel deles.
Em time que está ganhando, não se mexe.
Acho que o F35 também tem tela única.
A diferença entre a tela do F35 é que neste o HUD foi abolido, não existirá mais, sendo totalmente substituído pelo HMD. Agora eu não sei porque permanecer com HUD nesta versão tipiniquim? Talvez custaria mais 1 bilhão de dolares aos cofres do Governo.
Na verdade, como o próprio texto diz, o WAD é “completamente redundante”, ou seja, cada componente possui outros similares que podem assumir sua função se este falhar, impedindo que o Hardware falhe.