Por: Erich Saumeth
Uma delegação alemã, viajou para a Colômbia afim de tentar resolver os atrasos na entrega de submarinos costeiros U206A e os problemas dos dois U209/1200 em processo de modernização.
O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, só deixará a Colômbia, após três dias de reuniões nas cidades de Cartagena e Bogotá, com diferentes membros do governo local, incluindo o seu homólogo colombiano, Maria Angela Holguin, que enfatizou a importância que teve para o país, o apoio da Alemanha, fornecendo múltipla colaboração, especialmente em ciência e tecnologia.
Para a opinião pública tudo só benefícios, porém, em privado, nem tudo foi tão bom. Em meio à reunião institucional, parte da delegação alemã viajou para as instalações navais onde os dois submarinos U209/1200 da Marinha da Colômbia (ARC) estão sofrendo a modernização. Nestes processos participaram empresas alemãs e não foram eficazes, porque os submarinos têm problemas que resultam em atrasos. Este é um dos pontos em que as relações entre Alemanha e Colômbia não são tão cordiais. E não é só.
Junto com os problemas desses navios, ambas as delegações também abordaram sobre os atrasos na entrega dos submarinos costeiros U206A , comprados pela Colômbia há três anos junto a marinha alemã. O problema com esses navios, é que os processos de adaptação e tropicalização iniciadas pelo estaleiro Howaldtswerke Deutsche Werft (HDW), ainda não terminou. Isto gerou um aumento considerável no custo final do projeto, o que resultou em problemas de financiamento.
Sobre este último ponto, os capitães de navio, Alfredo Santamaría, Juan Carlos Gutierrez e Jose Espitia, que são os gerentes do projeto da ARC, lembraram que ainda não há data clara para a entrega dos U206A.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Infodefensa.com
Bons são os franceses. Na India, só estão atrasados 6 anos e o nosso, três anos. Pouca coisa.
Amigo desculpe discordar de vc. Na Índia estão atrasados por problemas locais e não por causa do fabricante. Aqui no Brasil o programa segue dentro do estipulado. Não sei de onde vc tirou os 3 anos de atraso. Mas em Itaguaí tudo está andando bem.
O problema é em Cherburgo. De acordo com o Roberto Lopes, a entrega do Riachuelo passou para 2018. Como ela deveria ocorrer esse ano e nada nesse sentido ainda foi ventilado (fotos, cronograma de testes…), parece que ele está certo.
Na India, é isso que a DCNS diz. Engraçado, pois na Espanha foi culpa da Navantia. Acho que a Odebrecht entrou em uma fila de parceiros culpados. Todos que fizeram acordo com a DCNS. Por enquanto, o placar é de 2 x 0.
Amigo acho que suas fontes de informação estão equivocadas. A Navantia saiu do programa por querer ter um sistema AIP próprio. O que Cherburg na Suécia tem a ver com nossos subs? Fotos? Cronogramas? É claro que existem, mas internamente. Leia http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=11909 e http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=12163
Veja que atrasos sempre ocorrem, mas o atraso se deve as obras físicas que estão caminhando mas como toda obra, sempre aparece algo para atrasar. O Submarino em si está dentro do cronograma. Mas se a obra não ficar pronta ele não poderá ir para a montagem final. 2018 é muito pessimismo. Será bem antes disso.
Enfim, acho que te respondi. Se vc quiser continuar pessimista, compre o que vc leu em outro lugar, mas, se vc quer acreditar que nem tudo que parece ruim é ruim, pode contar com o DAN.
abs
Vamos descobrir logo, restam 10 meses para 2015 acabar. Cherbourg-Octeville é uma comuna francesa.
Zé errei. Me confundi. Desculpe. Mas não crie expectativa. Em 2015 não vai rolar mesmo.
Padilha, tem uma reportagem em outro sítio de defesa, onde constava a entrega do 1º S-Br para 2015 , pelo menos no cronograma. Agora fala-se que a entrega deste 1 º submarino é para 2018. Diz a reportagem que a alteração do cronograma foi de comum acordo entre a ICN e a DCNS .
Sim Aurélio, houve atraso e a data andou pra frente. Porém, 2018 é com margem, pois eles preveem para bem antes disso. 2015 eu já tinha cantado a pedra faz tempo desde que fiz as matérias sobre os subs. http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=12163
Ué não leu aqui no site que TAMBÉM os americanos pediram penico no fornecimento do sistema de radares Colombiano ???
Gilberto Resende, também foram fazer parceria com os Yankes. Reparou, só o que veio de lá é que nunca deu problema. Bem feito, quem mandou serem submissos.
Que fase da Colômbia!
Depois do problema com os caças Kfirs israelenses (que aparentemente o país já desistiu deles e procura um substituto) e do atraso dos Radares da Northrop Grumman…
Agora atrasa os submarinos alemães da HDW tanto os comprados como os em modernização !
Que uruca militar… KKKKK
kkkkkk realmente n so a Colombia mas AL não passa por momentos bons
Até tu Alemanha?
UE não são só os Russos que tem problemas no pós compra?? Atrasos no ocidente nunca rsss..